No Dia Mundial da Alfabetização, conheça os cursos do Portal TRILHAS

08/09/2021
Hoje comemoramos o Dia Mundial da Alfabetização e sabemos que o processo de ensinar a criança a decodificar os elementos da escrita exige um estudo constante sobre as práticas pedagógicas para aplicar na sala de aula. Para se aprofundar mais no assunto, convidamos você a conhecer o Portal TRILHAS, uma plataforma parceira que oferece três cursos 100% gratuitos e on-line, voltados à prática do professor alfabetizador.

O Portal TRILHAS foi criado para professores alfabetizadores e estudantes de pedagogia aprimorarem suas práticas, com ementas referenciadas pela BNCC e com troca de experiências com educadores de todo Brasil.  É possível aprender práticas que incentivam os pequenos a descobrir o mundo através da leitura e escrita. Confira o que cada um dos cursos disponíveis no Portal aborda:

Leitura em voz alta
No curso Leitura em voz alta pelo professor, você conhece aspectos da oralidade e recursos linguísticos que convidam seus alunos a se apaixonarem pela literatura! É possível trabalhar a leitura em voz alta de textos narrativos, poéticos e informativos com alunos em fase de alfabetização.

Escrita por meio do professor
Com o material do curso Escrita por meio do professor, você adentra no mundo mágico dos livros e histórias e leva os seus alunos a se apropriarem da linguagem escrita como os reais autores, criando oportunidades para que eles se expressem por meio da escrita, percebendo que são capazes de produzir textos, com o apoio do professor como escriba.

Escrita Compartilhada
Que tal utilizar a sede de conhecimento das crianças e ampliar os conhecimentos sobre as enciclopédias, tanto impressas quanto digitais? O curso Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender apresenta o universo de textos informativos científicos, mostrando os caminhos para uma boa pesquisa e o conceito de verbetes enciclopédicos.

E que tal avançar ainda mais no tema da alfabetização? Para complementar a sua jornada, contamos com o curso Alfabetizando na diversidade, que propõe a criação de estratégias sustentadas na riqueza de grupos heterogêneos para engajá-los em práticas do mundo letrado. O curso é também um espaço de colaboração e de intercâmbio de ideias para apoiar a alfabetização dos estudantes, seja de forma presencial ou no modelo remoto. Para se aprofundar, você também pode assistir a gravação da nossa live Alfabetização pós-pandemia: recuperando aprendizagens e sonhos, que foi transmitida pelo canal da Fundação Telefônica Vivo.

Gostou de conhecer mais sobre as formações? Então acesse o Portal Trilhas clicando aqui e aproveite para conferir também o catálogo de cursos do Escolas Conectadas, clicando no botão abaixo:
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 1

Graziela Schausst da Silva
10/09/21 23:34
Excelentes cursos que inspiram a pensar na Alfabetização como um momento de descobertas fantásticas e surpreendentes. Os cursos esclarecem o real potencial que a criança em fase de Alfabetização possui, e defende o seu direito de ser produtora de conhecimento desde o início da Infância. As práticas de reescrita e construção de um Verbete Enciclopédico são riquíssimas, pois são raras as bases para construir conhecimentos a respeito de dinâmicas tão interativas, lúdicas e colaborativas!

Conteúdos recentes