Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

+
23/04/2021
Os estudantes de hoje são os autores de amanhã, portanto é muito importante estimular que, além de escrever bem, os educandos se tornem excelentes escritores. A autoria, imaginação e criatividade podem ajudar a formar alunos mais encantados pela escrita e pelo universo literário. Pensando nisso, no Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, a plataforma Escolas Conectadas faz um convite ao curso “Escrita criativa: com a palavra, a autoria”. 

O curso tem como objetivo envolver o alunos no fascínio pela escrita, por meio do trabalho com gêneros textuais com foco na autoria; desconstrução da ideia dos textos produzidos na escola como "texto de leitor único" (o educador); implementação de propostas de composição de peças digitais; conhecimento das características de histórias em quadrinhos como possibilidade para desenvolvimento da escrita e implementação da produção de HQ com os alunos. 

A primeira unidade do curso “Conhecer bem para escrever melhor”, introduz os conceitos de tipos de textos, gêneros textuais e suas variedades. Além disso, também conta com uma seção dedicada a sugestões de práticas para a sala de aula, inclusive com indicações de ferramentas tecnológicas que contribuem para a escrita criativa. 

A segunda unidade "Escrita e meios de comunicação: estratégias e possibilidades" mostra como a publicidade e o jornalismo apresentam inúmeras possibilidades de desenvolvimento da escrita criativa, já que são textos que demandam muita criatividade e imaginação. O ensino da escrita para atrair, despertar e comunicar é o princípio dessa unidade.

A terceira unidade "HQ e tirinhas na sala de aula" apresenta o mágico e poderoso mundo das histórias em quadrinhos, trabalhando suas características e mostrando oportunidades de criação de HQs digitais autorais. O gênero textual fascina diferentes gerações e, além de auxiliar no desenvolvimento do hábito de leitura, a sua criação incentiva o protagonismo e autoria dos alunos. 

Favorecer situações em que os alunos possam exercitar a escrita criativa é fundamental para desenvolver a autoria, autonomia e imaginação. Só se aprende a escrever escrevendo! 

Este curso é mediado, tem carga horária de 20 horas e é certificado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro mediante aprovação.

Para caso de dúvidas com relação aos cursos e plataforma de aprendizagem, entre em contato com o nosso suporte pelo e-mail contato@escolasconectadas.org.br ou WhatsApp  55 51 9647-4362.

Inscreva-se no curso e aprenda como exercitar criativamente essa poderosa ferramenta que é a escrita!