Dia Mundial do Hip Hop: saiba como incorporar o tema suas práticas pedagógicas

08/11/2022

Em 12 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Hip Hop. A data, instituída com o nascimento do gênero musical, se dá como uma homenagem à fundação da Universal Zulu Nation, em 1973, nos Estados Unidos.

Considerada a mais importante organização do Hip Hop, a Zulu Nation foi fundada pelo DJ Afrika Bambaataa, em uma tentativa de apresentar um movimento cultural como alternativa criativa aos violentos conflitos de gangues.

Reunindo os quatro elementos centrais dessa cultura (Djing, o MCing, o B-boying e o Graffiti), o Hip Hop chamou a atenção dos jovens periféricos e ganhou projeção mundial nos anos 1980. No Brasil, o movimento desembarcou na cidade de São Paulo (SP), ocupando a região do bairro da República com batalhas de breakdance.

Desde então, o Hip Hop se espalhou por todo o país como uma cultura de resistência das periferias. E que, acima de tudo, atua como voz dos socialmente excluídos, denunciando as injustiças sociais e a luta das comunidades.

O Hip Hop na educação

No ambiente escolar, é comum que estudantes se manifestem por meio das expressões artísticas do Hip Hop.

Portanto, a melhor forma de a escola aproximar seus projetos pedagógicos da realidade dos alunos é centralizando-os no processo de ensino e aprendizagem, por meio de temas que os engajem.

Além disso, o Hip Hop pode ser uma oportunidade para levantar discussões em sala de aula, como a definição de arte e cultura no mundo contemporâneo. A cultura Hip Hop é suficientemente rica para ser explorada das mais diversas maneiras em sala de aula por você, educador. Seja através da sua história, da sua expressão visual, lírica ou até mesmo da dança.

Indicação literária na grade curricular

Concentração, vocabulário, memória e oralidade são algumas das habilidades possíveis de serem desenvolvidas por meio da linguagem Hip Hop. Além disso, palavras, versos, rimas e repetições também estimulam o protagonismo dos alunos.

Para auxiliar você, professor, a introduzir o tema em sala de aula, indicamos o curso Escrita colaborativa por meio do professor: indicação literária, disponível gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas. Autoformativo e com 20 horas de duração, a formação aborda as características do gênero e inspirações para o professor estimular a produção textual colaborativa dos alunos não alfabetizados, atuando como escriba.

Aproveite para utilizar também em suas práticas pedagógicas o Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) Gêneros musicais: samba e hip hop. No site, é possível encontrar as histórias dos gêneros, suas principais características, representantes e elementos. Tudo para o melhor entendimento e aproveitamento do tema.

Indicamos também roteiro de estudos Introdução ao Hip Hop, com as principais características, elementos históricos e sociais do movimento. O conteúdo está disponível gratuitamente na plataforma Escola Digital.

Gostou dos conteúdos indicados? Comente abaixo como poderá utilizá-los em sala de aula!