Educação inclusiva: como colocar em prática?

Educação inclusiva: como colocar em prática?

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11/04/2023

Entender o conceito, propor mudanças e iniciar ações práticas é o caminho para transformar a inclusão em realidade na escola

 

Incluir em sala de aula significa olhar para a individualidade de cada estudante, de forma a igualar as oportunidades entre grupos mais ou menos favorecidos. A partir de ações e iniciativas nesse sentido, é possível promover o convívio com as diferenças e extrair de cada indivíduo o seu máximo potencial.

No entanto, é importante que a inclusão não seja confundida com a integração, que parte de um princípio capacitista e acaba por gerar ações excludentes entre os estudantes. Exemplo disso são as salas de aula e escolas especiais para crianças e jovens com deficiência, que os limita e restringe do convívio social e impede que, assim como os demais estudantes, eles possam aprender a conviver com as diferenças.

Nos últimos anos, foi possível entender como adaptar metodologias educacionais e conteúdos a um novo contexto, devido à pandemia de Covid-19. Por que não trazer essa habilidade para promover a inclusão na educação?

 

Um grande passo para a inclusão

Um dos maiores avanços quando o assunto é inclusão na escola foi a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), aprovada em 2015. Sua instituição veio para garantir a educação para todas as pessoas com deficiência nas escolas públicas brasileiras. Mais do que promover acesso, a determinação contribui para o estabelecimento de turmas mistas e, de fato, inclusivas.

Apesar de considerar a possibilidade de matrículas de estudantes com deficiência em escolas especializadas, a LBI determina a matrícula em qualquer escola da rede regular de ensino e coloca para o Estado a responsabilidade de investir em infraestrutura e capacitação de professores. Além disso, impede a cobrança de taxas adicionais em instituições privadas.

Iniciativas como essa se refletem em dados concretos. O Anuário Brasileiro da Educação Básica, lançado em 2021, mostrou que entre 2010 e 2020, as matrículas de crianças e jovens de quatro a 17 anos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação passou de 702,6 mil para 1,3 milhão, quase o dobro. Essa mudança também reflete a busca por uma das metas do Plano Nacional de Educação.

Por outro lado, ainda existem impasses que impedem a inclusão total de alunos com deficiência nas escolas, como a falta de estrutura adequada. Ainda de acordo com o Anuário, apenas 63,2% das escolas na zona urbana têm banheiros adaptados, por exemplo. Na zona rural, essa porcentagem é reduzida pela metade: 31,2%. Ou seja, o avanço para a inclusão é um processo que ainda reflete as desigualdades sociais do Brasil.

Leia mais: Como a tecnologia ajuda a educação a promover diversidade e inclusão?

 

Inclusão na prática

A Turma do Jiló é uma organização da sociedade civil que surgiu com o propósito de incluir pessoas com deficiência a partir da educação. Esse objetivo inicial é transformado em ações práticas, a partir da capacitação de profissionais da educação, atendimentos psicossociais, jurídicos e assistenciais às famílias das crianças e jovens e consultorias para adaptação de espaços.

A fundadora, Carolina Videira, foi motivada pela vivência com seu filho João, que tem a Síndrome de Pelizaeus-Merzbacher e, por isso, apresenta dificuldades para falar e se locomover. Como pontos essenciais de uma escola inclusiva, ela destaca, em um dos vídeos publicados pela organização, a acessibilidade arquitetônica, digital, do material pedagógico e da comunicação, além da presença de um núcleo na escola dedicado à inclusão.

Leia mais: Tecnologia assistiva: 11 ferramentas que dão acessibilidade a pessoas com deficiência

 

Processos para a mudança

Parte do processo de inclusão está no trabalho de desenvolvimento de autonomia, empatia e comunicação na comunidade escolar, habilidades que são verdadeiras necessidades no século XXI. Dessa forma, todos os passos tomados até que a inclusão seja estabelecida se tornam mais naturais e os medos e inseguranças desse processo sejam superados com mais facilidade.

Você, educador, tem papel fundamental no processo de inclusão de estudantes com deficiência. Por isso, é importante que esteja instigado a  refletir sobre os desafios e as demandas do novo contexto tecnológico. O curso Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência, disponível aqui na plataforma Escolas Conectadas, foi pensado justamente com esse objetivo.

A formação, mediada, gratuita e com carga horária de 50 horas, traz conceitos estruturantes sobre a inclusão em diversos panoramas sociais. Você vai se inspirar para abordar o tema sob diferentes perspectivas, além de receber subsídios para enfrentar os desafios e destacar as potencialidades de inclusão nas escolas, fazendo da diversidade uma realidade.

Inscreva-se, saiba mais sobre o assunto e coloque a inclusão em prática no ambiente escolar do qual você faz parte!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 34


José Sebastião Leandro dos Santos
12/04/23 16:48
Eu quero participar 
Tânia Regia Cantuario
12/04/23 17:06
Vou adorar fazer esse curso 🙌👐pois dini quanto é gratificante como professora acompanhar o desenvolvimento de uma criança   na  educação inclusiva.

Tânia Regia Cantuario
12/04/23 17:06
Vou adorar fazer esse curso 🙌👐pois dini quanto é gratificante como professora acompanhar o desenvolvimento de uma criança   na  educação inclusiva.

Lucilene Tardim
12/04/23 17:15
Gostaria de participar vai ampliar meus conhecimentos.
Ediana Mota Borges
12/04/23 17:19
Boa tarde, é sempre um prazer participar dos cursos oferecidos pelo Escolas Conectadas. Como educadora sempre busco inovações no que diz respeito ao desenvolvimento educacional.
Soraya de Fátima Inácio Nascimento
12/04/23 17:31
Que maravilha! Estou ansiosa para fazer esse curso! Trabalho como profissional de apoio e estou super feliz! Ótimo curso pra nós! 
Alcides Jose Alves
12/04/23 17:34
Alcides Jose Alves, eu gostaria de participar e poder auxiliar os alunos  que necessitarem.
Naiana Cristina da Cruz da Silva
12/04/23 17:43
Feliz por poder participar e se qualificar pra cuidar de nossas crianças 
Elizabeth Oliveira de Souza
12/04/23 17:50
Muito obrigada pela oportunidade!
Francisco Duarte Ferreira
12/04/23 18:05
Bom ter conhecido da educação inclusiva 
Lenilda Soares Martins dos Santos
12/04/23 18:07
Com o número de diagnósticos aumentando a cada dia. Torna se cada vez mais importante capacitar professores na educação inclusiva. 

Ana Patrícia Marinho
12/04/23 18:08
Adorei fazer cursos com vcs !!
São cursos pertinentes do nosso cotidiano, bem elaborado.
A plataforma é bem estruturadas!!!
Parabéns 💐👏👏👏👏
Marcleide Castelo Branco do Nascimento
12/04/23 18:46
É de muita importância esse curso.
Parabéns 👏 a plataforma.
Marivalda Moreira de Oliveira
12/04/23 19:04
Feliz em poder participar desse curso.
Edvaldo Ferreira
12/04/23 19:09
Também quero participar do curso.
Marcela Costa Araujo
12/04/23 19:36
A educação inclusiva serve para podemos conhecer os nossos alunos especiais e também aprender um pouco sobre eles 
Marilza Ambrosio Betini
12/04/23 20:21
Este curso  bem pertinente ao nosso cotidiano.
Marcileide Ferreiras Rodrigues
12/04/23 20:27
Com certeza vai ser muito bom pra quem trabalha na área de professor sempre tem aluno na escola que precisa de nossa ajuda.
Maria Trindade Sobral dos Santos Bueno
12/04/23 21:09
Educação inclusiva, com certeza vai ampliar mais o nosso aprendizado. 
Rosa Ionara Fonseca Vargas
12/04/23 21:12
Com toda certeza será de grande importância este aprendizado, pois tenho alunos incluído na minha sala. Preciso aprender a trabalhar com eles.
Perpétua Maria Barbosa de Jesus
13/04/23 04:47
Estou ansiosa para fazer esse curso, pois será de grande importância para a construção dos meus saberes .
Ana Kelly dos Santos Rocha
13/04/23 06:43
Quero muito participar pois sou cuidadora de uma crianças com autismo 
Suane França Lopes
13/04/23 06:55
Quero participar, hoje há  uma grande necessidade de conhecimento sobre o assunto pois em nossas salas de aula, estamos vom um número  grandes de pessoas portadoras de necessidades especiais. 
Angela Maria Besse Vargas Moulin
13/04/23 07:37
Quero participar para ampliar conhecimentos 
Poliane de Carvalho da Silva
13/04/23 08:04
Devemos respeitar as diferenças  pessoas  e saber que essas pessoas  também  é  capaz de estudar de aprender e  não excluir só por que tem deficiência.  
Poliane de Carvalho da Silva
13/04/23 08:07
Devemos respeitar as diferenças  das pessoas com deficiência. 
Nilza Almeida Martins
13/04/23 15:20
Será um grande aprendizado 
Dilson Menezes Bruno
13/04/23 18:02
Talvez o principal desafio que a educação inclusiva no Brasil encontra seja a despreparação da comunidade escolar para lidar com a inclusão. Isso acontece porque não possuímos uma educação ou metodologia voltada à inclusão.
Lucélia Amorim Bezerra
17/04/23 18:11
No contexto educacional existem as barreiras arquitetônicas, de comunicação, metodológicas             ( estratégias diferenciadas para garantir a aprendizagens de todos), e a atitudinal, para mim esta é a pior, pois depende de cada integrante da escola, desempenhar seu papel em prol de todos os estudantes, e aceitar e valorizar as diferenças, entendo que  estamos em processo, de certo modo ainda estamos na integração deste público, e a Educação Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva  caminha em passos lentos, claro que avanços, mas não chegamos no que é necessário para todos: a garantia das aprendizagens. Falta o poder público olhar mais para a formação docente, que cada pessoa que atue nas escolas tenham uma postura inclusiva, faltam recursos humanos, materiais, e recursos financeiros
Margarida Alves de Oliveira
18/04/23 13:10
Quero participar 
Elcima da Silva Ferreira
20/04/23 11:58
Quero participar 
Viviane Teixeira Vaz
25/04/23 13:50
Quero participar 
Daniela Pereira de Oliveira
27/04/23 18:55
Quero participar
Márcia Gonçalves da Silva
17/08/23 15:51
Muito importante a inclusão desses alunos especiais.


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