Gestão Inovadora: iniciativas de fortalecimento da rede escolar

Gestão Inovadora: iniciativas de fortalecimento da rede escolar

+
28/08/2020
Quando pensamos em gestão escolar, logo lembramos dos profissionais que atuam dentro das escolas com a tarefa ensinar novos conhecimentos aos alunos e oportunizar a eles o acesso à educação. E, para enriquecer a gestão educacional é importante envolver outras partes nesse processo: a comunidade do entorno da escola e os pais ou responsáveis pelos alunos. 

No entanto, nem sempre é tarefa fácil atrair e convencer outras partes a participarem do ambiente escolar. No caso das famílias os motivos variam desde a indisponibilidade de tempo até a vulnerabilidade social enfrentada por muitos núcleos familiares. Porém, apesar das circunstâncias adversas que existem em alguns lares brasileiros, propor iniciativas para tornar a rede escolar mais atrativa para todos já é um bom começo e que pode gerar um novo olhar para a instituição; que reconhece a escola como um espaço cada vez mais forte e acolhedor onde se situa.

Dados recentes do IBGE sobre a educação no Brasil ainda retratam índices alarmantes de evasão escolar. No estudo, os dados apontaram que de 50 milhões de jovens, com idades entre 14 e 29 anos, 20% não tinham terminado alguma das etapas da educação básica.

Logo, se as escolas mostrarem para as suas redes de interesse que estão à disposição para auxiliar os estudantes na construção profissional, no projeto de vida e no acesso à oportunidades futuras, talvez, assim elas possam reduzir os índices de abandono escolar e substituí-lo pelo sentimento de pertencimento. 

Outro ponto interessante a ser pensado na gestão escolar é o modelo de escolas democráticas, que discutem a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar nos processos de organização e decisão, em um ambiente seguro e aberto à opiniões. Nesse cenário, cabe à gestão o entendimento sobre quais ferramentas são ideais para colher feedbacks e refletir sobre formas de utilizá-los para concretizar melhorias futuras. 

Entre outras iniciativas para fortalecer e melhorar gestão escolar estão:

  • Mapear as práticas atuais e refletir em conjunto com os membros da rede escolar quais melhorias poderiam ser realizadas em curto, médio e longo prazo; 
  • Pensar em atividades que ressaltam o protagonismo dos alunos;
  • Dar voz aos estudantes nas escolas;
  • Explorar o uso de novas tecnologias para apoiar as demandas escolares;
  • Estabelecer uma relação de apoio mútuo entre gestão administrativa e gestão pedagógica;
  • Incentivar a formação continuada de professores gestores da rede escolar.

Acesse o conteúdo completo da Fundação Telefônica Vivo para saber mais detalhes sobre esse conteúdo.

Portanto, se você deseja inovar na gestão da sua escola e saber mais a fundo sobre ideias que possibilitem essa inovação, aproveite que o curso: Inova Escola: Gestão Inovadora está com as inscrições abertas. 

Neste curso, serão apresentados os princípios básicos de uma gestão alinhada com a educação do século XXI - uma gestão baseada na democracia, equidade, administração do tempo e corresponsabilidade. Com a formação, o cursista poderá compreender como alguns destes princípios funcionam na prática a partir de atividades de vivência, reflexão e debates. Também poderá aprimorar as práticas pedagógicas, assim como a capacidade de gestão. O curso é mediado, tem carga horária de 25 horas e certificação do Instituto Singularidades (mediante aprovação). 

Que tal pensar em uma nova forma de gestão?  Clique aqui e garanta a sua inscrição.