Grandezas e medidas: descubra como trabalhar conceitos matemáticos essenciais em conexão com o dia a dia dos alunos

21/07/2021
A matemática está sempre presente nas nossas vidas: desde avaliar o espaço de um imóvel para alugar até fazer as compras do supermercado. Mas como podemos exemplificar a presença da matemática e dos seus conceitos na vida de crianças e adolescentes a partir de suas realidades? E mais: como podemos oportunizar que os próprios estudantes explorem e compreendam a matemática do dia a dia?

A unidade temática Grandezas e medidas, como sustenta a própria BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018, p. 273), é um eixo promissor para estabelecer conexões entre a matemática e outras áreas do conhecimento, de ciências (densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar, energia elétrica etc.) a geografia (coordenadas geográficas, densidade demográfica, escalas de mapas e guias etc.), além de consolidar a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico.

É esse conjunto de conhecimentos que o curso Grandezas e medidas: explorar para compreender discute, aplica e compartilha, com a ajuda especial dos educadores participantes: as atividades do curso são também espaços de troca de ideias e experiências para superar desafios pedagógicos nas diferentes etapas da educação básica. A professora Márcia Martins, que trabalha com alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, elaborou uma atividade interdisciplinar a partir da proposta do curso. Confira abaixo os elementos e cada etapa do planejamento:

Agrupamento: duplas

1º etapa) Duplas com panfletos de supermercado elaboraram uma lista escrita de compra com 10 itens. A variação da atividade é para os alunos que não fecharam o sistema de escrita de base alfabética: estes terão como desafio selecionar, recortar e colar os produtos. Observe que os alunos estão com um gênero textual em mãos - panfleto - e têm como desafio elaborar um outro gênero - lista -, textos do campo da vida cotidiana;

2ª etapa) Problematizar: promover uma roda de conversa para que os alunos compartilhem a unidade de medida utilizada para cada item e os preços/valores;

3º etapa)
Professor pode utilizar as listas elaboradas pelos alunos para produzir enunciados de resolução de problemas que envolvam a competência de calcular;

4º etapa) Alunos socializam as estratégias para a resolução dos problemas.

Habilidades
: estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
Objetivos de aprendizagem: identificar as unidades de medida de massa e de capacidade (quilograma e litro, respectivamente) e estabelecer relação entre elas; estimar, medir e comparar massa e capacidade utilizando unidades de medida padronizadas e não padronizadas; valorizar a importância das medidas em situações cotidianas e reconhecer as grandezas de massa e de capacidade em leitura de rótulos e embalagens”.

A educadora Rosângela Adriana, de Canarana, do estado de Mato Grosso, participou de uma das edições do curso e comentou em um dos fóruns da formação como foi realizar as atividades propostas. Segundo ela, os conteúdos foram importantes principalmente durante o período de distanciamento social:

– O que mais acho incrível nesses fóruns é a quantidade de ideias que são compartilhadas para um mesmo conteúdo ou atividade. Principalmente nesses dias de confinamento, ter a possibilidade de trocar informações é extremamente satisfatório - conta Rosângela.

A profª. Edileusa Nunes, do município de Paraúna, interior de Goiás, também contou como foi a sua vivência na formação:

– Os cursos são muito bons. Mas esse, em especial, é maravilhoso: nos abre os horizontes em como trabalhar as habilidades elencadas de forma prazerosa - afirma.

O curso Grandezas e medidas: explorar para compreender tem 50 horas e foi pensado para você, educador(a), navegar por conceitos matemáticos e explorar atividades com seus alunos que incluem desde cálculos por estimativas até operações com razões e proporcionalidade.

A partir da conclusão do curso e da aplicação dos conhecimentos na prática, você poderá apoiar os estudantes no reconhecimento e na comparação de grandezas mensuráveis (como comprimento, massa, distância, tempo), assim como na elaboração de estratégias pessoais para efetuar medidas e resolver diversas situações-problema do cotidiano.

Ficou interessado(a) em conferir mais ideias e inspirações? Então, garanta a sua inscrição e venha somar na nossa comunidade para podermos multiplicar ainda mais experiências educativas.
Esperamos você.

Francy Veridiana Batista de Araujo
28/07/21 19:42
Parabéns pelo tema e quero SEMPRE ser avisada . Fiquei sem internet mais logo vou ter novamente e continuar fazendo parte dessas CURSOS.
Mônica Nunes Cabral Gonçalves
28/07/21 21:55
Muito bom o assunto. Serve para mostrar como utilizarmos em diversas situações a grandeza e a medida.
Jovem das Chagas Silva
05/08/21 21:00
Parabéns o assunto muito importante
Ana Maria de Jesus
10/08/21 07:00
excelente conteúdo. ajudou-me a planejar as aulas. obrigada.

Rosangela Maria Araujo Castro
17/08/21 15:31
Estou incrita,mas não consigo acessar o curso.