Incentive a leitura em sala de aula e apoie o desenvolvimento pleno dos seus alunos

07/10/2022

Professor, você melhor do que ninguém entende qual é a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo dos seus alunos. Mas você sabe como trabalhar efetivamente essa competência em sala de aula?

Celebrado em 12 de outubro, o Dia Nacional da Leitura marca a mobilização de organizações da sociedade em torno da importância da oferta de leitura para crianças, desde a primeira infância.

Afinal, esse estímulo é fundamental para a familiarização do estudante com o tema, uma vez que a leitura é uma importante ferramenta para a interação com o ambiente e para a compreensão do mundo.

Além disso, os livros apoiam a criatividade das crianças, o desenvolvimento do vocabulário e também o desenvolvimento da linguagem. Assim, a leitura se mostra como uma grande aliada da educação, pelo seu poder de apresentar um novo mundo e criar novas realidades.

A leitura na BNCC

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a leitura deve ser iniciada na Educação Infantil por meio da incorporação progressiva de conteúdos de diferentes linguagens e complexidades.

A BNCC entende a linguagem como atividade discursiva, cognitiva e situada sócio-historicamente, ampliando os objetos de leitura para além dos gêneros tradicionais. E contemplando também os gêneros multimidiáticos e linguagens produzidas pelas novas tecnologias.

Além do incentivo à leitura, o documento propõe ainda o desenvolvimento da escrita, da oralidade e a análise linguística durante a alfabetização.

Lendo em voz alta

Considerando as necessidades dos alunos, a importância da leitura para o desenvolvimento pleno do estudante e a preparação do educador para inserção dessa prática em sala de aula, recomendamos a você, professor, a realização do curso Leitura em voz alta pelo professor.

A formação disponibilizada gratuitamente aqui na plataforma Escolas Conectadas propõe o trabalho com diferentes estilos de textos, além da tematização de vídeos e transcrição de conversas, apoiando o trabalho do professor no ensino da leitura.

Autoformativo em com 45 horas de duração, o curso é voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental e inclui abordagens para o Ensino Híbrido. Certificação de instituição reconhecida pelo MEC é oferecida ao final da formação.

Não perca essa oportunidade e inscreva-se já na próxima turma!