Utilize a linguagem fotográfica para potencializar a aprendizagem em sala de aula!

Utilize a linguagem fotográfica para potencializar a aprendizagem em sala de aula!

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09/08/2022

Muito além de uma arte, a fotografia é considerada uma das principais maneiras para registrar informações que são passadas de geração a geração. A produção de uma imagem feita a partir do simples toque da ponta do dedo na tela de um celular é capaz de fixar memórias, acontecimentos históricos e emoções. 

Portanto, estimular a prática fotográfica em sala de aula é também incentivar o desenvolvimento de expressões artísticas e o registro documental de acontecimentos. 

Levando em consideração a afinidade dos estudantes com a tecnologia e o consequente acesso às câmeras fotográficas por meio dos celulares, a fotografia também pode ser um recurso didático de alta eficiência.

A sua abordagem em sala de aula pode envolver aspectos interdisciplinares, uma vez que o professor tem a oportunidade de trabalhar temas como a história da fotografia, conceitos de óptica e semiótica, pesquisas, relatórios descritivos, entre outros.

 

Professor, você sabia?

Celebrado em 19 de agosto, o Dia Mundial da Fotografia marca a invenção da daguerreotipia. Nessa mesma data, em 1839, o secretário da Academia de Ciências da França, François Arago, anunciou a aquisição do daguerreótipo pelo governo.

O dispositivo foi criado por volta do século 18 pelos franceses Louis Daguerre e Nicéphore Niépce. Quando em uso, fazia a fixação de imagens em placas de cobre revestidas com prata, através da exposição a cristais de iodo. Mais tarde, o processo foi substituído pela colotipia - processo fotomecânico de impressão, ainda utilizado em pequena escala - até chegar às atuais e modernas câmeras fotográficas.

 

Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento

Para auxiliar você, professor, nessa jornada pedagógica cheia de “cliques”, indicamos o curso Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento. 

Com início em 15 de agosto e carga horária de 20 horas, a formação mediada utilizará desde técnicas artesanais, como a câmera de lata e a pin-hole, passando pelos modernos dispositivos digitais para explorar as possibilidades e experiências de uso da fotografia como recurso de aprendizagem, construção e comunicação.

Gratuita e com certificação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a formação é destinada para educadores dos anos Ensino Fundamental e Médio. Não perca essa oportunidade, 

inscreva-se já!