Pensamento do século XXI: leve a lógica da programação para sala de aula!

Pensamento do século XXI: leve a lógica da programação para sala de aula!

+
17/02/2023

Saiba como a professora Marilene das Dores Miguel, que leciona Educação Física, aplicou esse conhecimento em um projeto multidisciplinar, transformando a sala de aula

 

Como ajudar estudantes a tomarem decisões, resolverem problemas e identificarem soluções em um mundo repleto de tecnologias cada vez mais complexas? Pode ser que a resposta para essa pergunta esteja no desenvolvimento da lógica computacional e de programação.

Essa é uma competência que é praticamente intrínseca aos profissionais e cidadãos do século XXI. Nesse sentido, o seu desenvolvimento é importante pois é base para a criação de projetos, ações empreendedoras ou mesmo para desafios do dia a dia em sala de aula.

No curso Olá, mundo! Lógica de programação e autoria, da plataforma Escolas Conectadas, os educadores são introduzidos a metodologias para levar essa lógica de pensamento para os estudantes de diferentes formas, adaptáveis aos Ensinos Remoto, Híbrido e Presencial. 

Saiba mais: Saiba a diferença entre linguagem e lógica de programação e como elas já estão presentes na vida do professor

 

Inovar para transformar

Quem já concluiu a formação e transformou o aprendizado em ações práticas foi a professora Marilene das Dores Miguel (58). Formada em Educação Física, ela leciona no Ensino Fundamental da escola EMEF Honorato Filgueiras, em Belém (PA).

Marilene conheceu a plataforma Escolas Conectadas a partir de uma busca ativa, na tentativa de encontrar novas formas de ensinar. Já o curso foi a sua escolha justamente por aplicar a lógica computacional em sua própria metodologia. 

“A plataforma é significativa. Faz com que você repense a sua maneira de agir e ensinar, como o aluno desenvolve as suas ideias e como o professor o orienta. Se você não estudar e desenvolver as atividades, não tem o certificado”, comenta.

Tanto a professora Marilene quanto seus colegas de trabalho estão sempre à procura de novas formas de estimular os alunos, de maneira que fujam do ensino tradicional e básico. No curso, ela encontrou essa possibilidade.

“A partir da lógica, você consegue fazer com que o aluno não só reflita, mas produza e seja o protagonista do aprendizado, além de desenvolver autonomia”, explica.

 

Lógica em prática

Como o curso Olá, mundo! propõe que educadores estimulem a postura ativa dos estudantes em sala de aula, antes mesmo de concluir a formação, a professora Marilene começou a elaborar um projeto multidisciplinar e colaborativo para que seus estudantes aprendam conceitos da programação de forma divertida.

A partir de um estudo feito no bairro Jurunas, em Belém, onde a escola está situada e a maioria dos alunos mora, a ideia é que os estudantes proponham soluções que podem envolver o desenvolvimento de protótipos em robótica. A proposta inclui diferentes áreas do conhecimento e disciplinas: Ciência, Artes, Matemática e Geografia.

Mas não é só em grandes projetos que a lógica de programação e autoria está presente. A partir da sua aplicação, ela passa a fazer parte da resolução de problemas e desenvolvimento de soluções na rotina em sala de aula.

 

Comece agora!

O curso on-line está disponível na plataforma Escolas Conectadas e é totalmente gratuito. São 30 horas de formação completa com conteúdos teóricos e muitas trocas entre os participantes. O curso é autoformativo, ou seja, sem mediação. Comece agora mesmo e compartilhe suas impressões conosco!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 29


Inara Veronica Lima Vidal
08/03/23 14:07
Sem sobra de dúvida , o conteúdo bastante proveitoso.

Ana Cristina de Arruda Souza
03/05/23 21:23
A aprendizagem  é  sempre bem vinda, inovar  suas metodológicas  é  um meio de de enriquecer  o conhecimento. 
Antonia Soares Vieira Ximenes
03/05/23 21:27
Precisamos de novos aprendizado 
José Hélio Pereira
03/05/23 21:28
Tem exemplos de projetos steam que nos possa mostrar?
Benedita Nicacia do Prado
03/05/23 22:27
Inovar vai muito  além  do conhecimento, inovar é  criar algo novo,  introduzir novidades,  inovar e recriar 
Agda Nonata da Cruz
03/05/23 22:41
Precisamos sempre de inovação para que possamos construir.
Claudia Barboza Oliveira
03/05/23 22:55
Precisamos, estar atualizados informatizados, visto que a inovação constrói novos saber partindo do conhecimento já adquirido transformando em algo que nos faz aprender e recriar
Suliene Fraga Moreira
04/05/23 14:37
Precisamos, estar atualizados, para andarmos juntos com os nossos estudantes que são tão tecnológicos.
Davi Herculano Romeiro Rodrigues
04/05/23 19:57
A inovação é importante para nossa atuação profissional e em nossa vida.
Domicio Zeferino de Freitas Filho
05/05/23 11:24
 Sim e nós pudemos ver isso muito recentemente o que aconteceu em todo o mundo em decorrência da pandemia da COVID-19. A produção de novas vacinas em tempo recorde demandou que laboratórios, empresas do setor farmacêutico e da indústria de transformação direcionassem suas atividades para a pesquisa, desenvolvimento e inovação. Segundo a OCDE, na publicação Science, Technology and Innovation Outlook 2021, foi por meio da ciência, tecnologia e inovação que os países que melhor responderam à crise da Covid-19 conseguiram proteger seus cidadãos e suas economias. 
Elaine Cristina Ramos de Azevedo Silva
05/05/23 14:35
Precisamos estar em constante atualização nossa atuação profissional e em nossa vida.
Moacir Lima Oliveira
05/05/23 15:03
  Somos seres humanos, precisamos estar sempre evoluindo. E agora numa velocidade bem maior ou seremos atropelados pelos educandos.
Genilza Camara da Silveira
06/05/23 20:24
Com certeza está conectado e em busca de novos saberes fazem a diferença em busca de novas aprendizagens.
Jamille Alves da Silva
06/05/23 22:29
Esse conteúdo  e muito rico.
Raimunda Maria Pereira Lopes Pascoal
06/05/23 23:22
Não consigo entra no curso
Maria Estela Soprani
06/05/23 23:28
Não consigo acessar o curso 
Margareth Rodrigues Moraes Teixeira
07/05/23 13:10
 É fundamental que precisamos  estar atualizados informatizados, visto que a inovação constrói novos saber partindo do conhecimento já adquirido transformando em algo que nos faz aprender e transformar. 
Ivete Miguel da Silva Barbosa
07/05/23 15:10
Sempre precisamos nos atualizar e buscar conhecimento.
Tamara Barbosa da Silva
07/05/23 22:26
Ótimo curso ,de muita aprendizado 
Celma Cristina Ferreira da Silva Nascimento
08/05/23 01:55
Os desafios do educador na atualidade são inúmeros, a saída é buscar informação, atualização profissional que o auxilia a vencer os desafios e manter um ótimo nível de aprendizagem em sala de aula. 
Magna Pereira de Morais
08/05/23 22:23
TODA INOVAÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O APRENDIZADO.
Suzana do Nascimento Silva Rodrigues
09/05/23 15:48
É fundamental, enquanto professores estarmos sempre buscando novos conhecimentos,os alunos ainda muito pequenos já traz de casa a sua bagagem de descobertas..
Maria Angela de Arruda Bastos
09/05/23 18:43
Sim,toda inovação  é uma nova oportunidade  para ter mérito  na aprendizagem. 
Jamille Alves da Silva
11/05/23 09:53
O profissional da educação  ele deve estar sempre se reciclando em conhecimento para transmitir mais e mais conhecimento.
Saulo Cemin Borsatto
17/05/23 22:35
Inovar inspira nunca parar de evoluir no processo de aprendizagem.
Eliane Lopes Santana
19/05/23 11:44
É de extrema importância professores buscarem sempre mais aprendizado.
Genes da Rocha Freitas
22/05/23 19:37
Os meios de se obter informações foram mudando ao longo dos anos, e a tecnologia está ai transformando e unindo cada vez mais as áreas do conhecimento humano. Estar dentro deste processo fazendo isso acontecer na prática, é gratificante.
Maria Damiana Rodrigues
26/05/23 15:25
Conteúdo perfeito, maravilhosa 💝
Keila Lima Galdino
06/06/23 15:58
Quanto mais lermos obtermos maior conhecimento 

Conteúdos recentes