Qual é a relação entre metodologias ativas e tecnologias digitais?

Qual é a relação entre metodologias ativas e tecnologias digitais?

+
21/08/2023

Como é possível incluir esses elementos nas práticas pedagógicas e gerar resultados no processo de ensino e aprendizagem

 

As metodologias ativas e as tecnologias digitais estão em pauta nas discussões atuais sobre inovação na educação. Isso porque esses recursos possibilitam diferentes caminhos e resultados para o desenvolvimento de autonomia e protagonismo dos estudantes, conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica. 

Entenda qual é a relação entre eles e como levar esses conceitos para a sua prática em sala de aula.

 

Protagonismo e estímulo

Metodologias ativas são aquelas que colocam o estudante como protagonista do processo pedagógico, desconstruindo a relação vertical entre professor e estudante. A ideia não é nova, mas vem sendo debatida por especialistas como forma de superar o modelo tradicional de ensino, baseado em aulas expositivas e avaliações somativas.

Em entrevista à plataforma Escolas Conectadas, a professora e especialista em metodologias ativas Gina Vieira Ponte ressaltou que "é inegociável que a metodologia tenha intencionalidade pedagógica, compromisso com as aprendizagens e com a formação de um sujeito integral". Para ela, além de propor a participação efetiva do estudante, é preciso contextualizar o ensino de acordo com sua realidade, para que se torne acessível.

Leia mais: Como potencializar o protagonismo de estudantes com metodologias ativas que usam tecnologias digitais?

Dessa forma, os estudantes passam a ser protagonistas dos seus processos de aprendizagem e a se sentirem estimulados a participarem deles. Seja por meio dos conteúdos abordados ou pelos recursos utilizados. Áudios, vídeos, jogos on-line e até mesmo ferramentas analógicas podem ser usadas pelos educadores para diversificar as aulas. 

Entretanto, esses artifícios não diminuem a importância da presença do educador. Pelo contrário: é somente a partir da sua mediação que eles se tornam realmente efetivos. A tecnologia é um auxiliar. Mas o professor é o responsável por planejar as atividades de forma que façam sentido com o tema a ser estudado pela turma.

 

Resultados

O uso de metodologias ativas e tecnologias digitais contribuem com retornos positivos no processo individual de cada estudante, uma vez que os recursos utilizados podem contribuir para a construção de uma forma individualizada de aprender que priorize suas características próprias. Essa personalização pode ser promovida por meio de materiais ou mesmo metodologias. 

Além disso, alguns recursos oferecem novas possibilidades aos professores. Por exemplo, o acompanhamento e a otimização de processos e avaliações mais precisas, muitas vezes baseadas em dados. Assim, passa a ser mais fácil identificar pontos de melhoria e de recuperação. 

 

Como vincular metodologias ativas e tecnologias digitais?

Existem diferentes caminhos para associar as metodologias ativas às tecnologias digitais em sala de aula. Exemplo disso é o Ensino Híbrido, que combina o Ensino Remoto ao Presencial, e a Cultura Maker, que tem a proposta de incentivar o estudante a colocar a mão na massa. Essas opções diversificam a forma de ensinar e de aprender.

Juntamente com o desenvolvimento de competências digitais, a combinação entre metodologias ativas e tecnologias permite o aprimoramento do pensamento crítico, da resolução de problemas e do trabalho em equipe, habilidades essenciais no século XXI. 

Porém, a estruturação de novos recursos e processos não depende somente da iniciativa dos professores. É preciso que haja criação da estrutura necessária e a transformação da cultura escolar que defende o sistema tradicional de ensino. Nesse sentido, os gestores educacionais são peças fundamentais para encontrar soluções. É o que defende a consultora em inovação educacional Márcia Padilha, em entrevista à Fundação Telefônica Vivo.

Leia mais: Com autonomia e protagonismo, cultura maker inspira a educação do século XXI

 

Mão na massa: metodologias ativas na prática

Para que a aplicação de metodologias ativas e dos recursos digitais se tornem realidade nas práticas pedagógicas, é essencial que educadores conheçam suas diversas possibilidades de aplicação. Aqui na plataforma Escolas Conectadas você encontra uma série de cursos totalmente on-line e gratuitos sobre esse tema. Confira e inscreva-se agora mesmo!

Do conceito à aplicação metodológica, o curso Metodologias ativas: aprendizes protagonistas alia a aplicação das habilidades previstas na BNCC às competências digitais para fortalecer a centralidade no estudante no processo de aprendizagem. A partir dele, você, educador, poderá construir um repertório de práticas de aprendizagem ativa e de letramento digital.

Com base em um dos maiores desafios da educação pública brasileira, o curso Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar traz caminhos para recompor aprendizagens a partir da aplicação de metodologias ativas. A ideia é entender a maneira como cada estudante aprende e adaptar o ensino de acordo com sua realidade. Além disso, adaptar as avaliações ao contexto escolar. 

O curso BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender aborda a curiosidade, a autoria e as potencialidades do uso de tecnologias digitais em sala de aula. Mais do que isso, você, educador, irá entender como aplicá-las e adaptá-las às práticas pedagógicas de forma eficiente para a aprendizagem por meio de plataformas e recursos apresentados ao longo da formação.

 

Conheça os cursos, coloque na agenda e comece suas formações o quanto antes!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 12


Mirlan Tatiano Kaxinawa
25/08/23 16:15
A cultura digital através do BNCC nos ensina muito más
Teresina Galluzzi
29/08/23 14:09
Excelente curso, aprende se novas formas de ensinar. Maravilhoso.
Diva Cordeiro Pereira
30/08/23 16:04
As maneira como ensina inova.
Delva Rodrigues Oliveira Dutra
01/09/23 08:43
Sempre que inovamos com formações com certeza o conhecimento chega junto.
Luciana Zanella
05/09/23 20:18
Acompanhar a evolução tecnológica com a metologia de ensino é maravilhoso.
Dercino Goncalo Ramalho
06/09/23 15:54
ENTÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS E ALGO INTERESSANTE E NECESSARIO PARA A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DA AULA . 
Urbanete Lucia de Barros Schmieleski
07/09/23 19:29
Quando as habilidades são trabalhadas através das metodologias ativas, onde os estudantes são considerados protagonistas, o seu ensino aprendizagem será mais envolvente e surtirá um resultado positivo.
Neide Pacheco
09/09/23 22:52
Ao trabalharmos com uma junção entre metodologias ativas e tecnologia digitais conseguimos atingido protagonismo dos estudantes, assim as habilidades e competências aparecem de firma mais natural e envolvente, tanto para nós educadores quanto aos estudantes
Ana Ramona Diaz de Oliveira
10/09/23 20:06
Trabalhar de forma  interdisciplinar, contextualizada e metodologias ativas é de fundamental importância. 
José Gonçalo de Figueiredo Filho
18/09/23 17:36
Espero melhorar o meu trabalho.
Rogerio Pedro Schutz
31/10/23 15:26
ótimo.
Magnoly Pereira Sirqueira Silva
18/11/23 16:13
muito pertinente ao fazer em sala de aula

Conteúdos recentes