Novo curso: Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens

23/07/2022
Professor, você já ouviu falar em recomposição de aprendizagens? O tema do mais novo curso de formação continuada da plataforma Escolas Conectadas – o segundo lançado este ano sobre essa temática - é também um dos maiores desafios dos educadores neste período de retomada das atividades presenciais nas escolas da rede pública de ensino.

Por conta da pandemia, muitos alunos tiveram seu desenvolvimento prejudicado durante o período de isolamento. Seja pela falta de estrutura ou pela falta de materiais de apoio às aulas, houve uma defasagem no ensino, que carece de recuperação.

Nesse contexto, o conjunto de estratégias para a superação desse cenário, através da reordenação e impulsionamento das aprendizagens dos estudantes, forma o conceito de recomposição de aprendizagens.

Assim, para melhor orientar os professores e prepará-los para lidar com o desafio de lidar com a diversidade das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, as mais prejudicadas pelo cenário da defasagem de aprendizagem, lançamos o curso Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens.

A formação é fruto de uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com a Nova Escola e o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.

O curso é gratuito e voltado para professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A carga horária é de 10 horas, sendo que ao término das aulas os educadores terão direito a certificação por instituição reconhecida pelo MEC. As aulas terão início no dia 08/08.

Estratégias para a recomposição de aprendizagens no Ensino Fundamental

De autoria da pedagoga e mestra em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo, Aline Mendes Geraldi, e do mestre em Educação pela PUC-SP, Rodrigo Padilha, o curso tem como objetivo expor a importância da implementação de avaliações diagnósticas contínuas, diversificadas e cooperativas no processo de replanejamento e recomposição de aprendizagens.

É esperado que no final da formação o educador esteja habilitado a aplicar avaliações diversas e claras, compatíveis com seus objetivos pedagógicos.

Além disso, espera-se que sejam colocadas em prática estratégias de estímulo ao desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para os alunos. Entre elas, a pesquisa, o debate e o protagonismo, para que assim os estudantes possam superar suas dificuldades e avançar rumo à recomposição.

Maria Aparecida da Silva
27/07/22 14:53
Excelente tema, realmente estamos precisando de novas estratégias, para o ensino e aprendizagem.
Marlúcia Guimarães da Silva
18/10/22 09:54
Gostei muito do tema, pois são estratégias assim que estamos precisando, para o nosso dia a dia e para o nosso ensino e aprendizagem dos nossos alunos.