O centenário de Paulo Freire e as reflexões sobre o papel do professor

08/09/2021
Criador do método de ensino inovador que vê a educação como ferramenta indispensável para a transformação da sociedade, Paulo Freire continua sendo um dos pedagogos brasileiros mais importantes. Autor da famosa frase “O educador se eterniza em cada ser que educa”, o pernambucano é Patrono da Educação Brasileira desde 2012 e é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em todo o mundo.

Entre suas propostas e vasta obra, a metodologia para a alfabetização de adultos é a que se destaca. O objetivo era estimular os trabalhadores a desenvolverem uma interpretação crítica da realidade a partir de suas visões de mundo.O pedagogo também influenciou o jeito de pensar a educação para muitos educadores, trazendo a reflexão sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizado.

Você  com certeza já foi influenciado e deve ter se questionado sobre alguns temas levantados por ele, não é mesmo? Para fomentar essa reflexão, a plataforma Escolas Conectadas conta com o curso 100% gratuito e on-line Papel do Professor!

Neste curso, convidamos o cursista a refletir sobre qual era o papel do professor, no passado, e qual é este papel no presente, compreendendo os atuais desafios da profissão. Além disso, o curso compartilha experiências sobre o tema, ajudando os participantes a consolidar os caminhos para acompanhar a educação do século XXI, inovar nos processos pedagógicos e melhorar a aprendizagem dos alunos, utilizando a tecnologia como aliada .
As aulas são mediadas por um professor e a certificação de 25h é emitida pelo Instituto Singularidades, instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

A próxima turma terá início em outubro. Gostou? Não deixe de compartilhar este conteúdo com a sua rede e inspirar outras pessoas!