Plantas medicinais: uma chance imperdível de aliar cultura popular e conhecimento científico!

14/04/2020
Ciência não se faz só dentro dos laboratórios das escolas e/ou das universidades. Também se faz no jardim de casa, na cozinha e até dentro da caneca! É que quando falamos sobre plantas medicinais, elas estão em todos os lugares. Por vezes, é um conhecimento que os próprios alunos podem trazer de casa e aplicar na vida escolar.

O curso Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola auxilia professores que veem, em uma pequena folha de uma planta, a possibilidade para a construção de conhecimento envolvendo os alunos e a bagagem que eles já trazem da família. As atividades permitem a personalização conforme a sua região, ou seja, são adaptáveis conforme as plantas disponíveis na sua cidade.

São três módulos, cada um priorizando uma área diferente: ciência e sabedoria popular, relógio do corpo humano e das plantas medicinais, plantas aromáticas e condimentares. Eles compreendem a formação básica de cada um desses tópicos, permitindo a criação de  atividades para a sua sala de aula.

Este curso foi desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, os conteúdos do curso estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando as competências gerais de conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, autoconhecimento e autocuidado, trabalho e projeto de vida. Todos os módulos têm a seção “BNCC na prática”, com ideias de aplicação para se inspirar..