Rumo ao futuro priorizando o bem-estar docente

Rumo ao futuro priorizando o bem-estar docente

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19/10/2021
No meio do turbilhão do cotidiano em que sempre estivemos imersos, é praticamente impossível reservar um momento para refletir sobre sentimentos, dores, capacidades, projetos, objetivos e metas. Isso porque é urgente pagar as contas, preservar e garantir a manutenção segura e saudável da vida - a nossa própria e, às vezes, a de outras pessoas que dependem de nossa força motriz. Por vezes, esse cotidiano sequer permite nos planejarmos ou termos desejos que extrapolem as exigências de produção e de reprodução dos modos de viver. O último ano e meio nos trouxe desafios suplementares, com todas as alterações que a pandemia de covid-19 impôs ao cotidiano, gerando uma camada adicional de estresse aos processos com os quais lidamos no dia a dia.
Então, cabe perguntar: como estão nossa cabeça, nossa memória e nossas emoções nos últimos meses? Temos nos sentido potentes diante do ritmo das mudanças ou preocupados em demasia com o futuro, sem vislumbrar saídas e soluções práticas? Acabamos nos deixando levar por pensamentos desconexos e pelos ditames dos compromissos inadiáveis? Demoramos a realizar ações triviais? Como está nossa concentração para ler, escrever, preparar aulas, avaliar atividades? E, ainda, planejar e organizar a vida são tarefas cada vez mais relegadas a um segundo plano?
Nos tempos atuais, é de se imaginar que as respostas a essas perguntas não sejam muito animadoras - o que é compreensível. Além de já estarmos vivendo, há alguns anos, uma mudança paradigmática de sociabilidade, em que o sucesso, o individualismo, a popularidade e a instantaneidade são ativos de grande valor, a crise sanitária veio isolar os grupos, precarizar relações de trabalho e agravar medos e angústias quanto ao futuro. Com a pandemia, foram intensificadas as situações simultâneas de estresse. As rotinas foram alteradas, os exercícios físicos tiveram que ser suspensos, o convívio social, interrompido ou empobrecido e, no caso das professoras e dos professores, tornou-se premente que continuassem desempenhando suas funções, lidando com seus grupos de alunos de forma remota. 
 De acordo com o estudo Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil, realizado pelo Instituto Península com aproximadamente 7.000 professores brasileiros, 88% dos docentes afirmaram, no início da pandemia, que nunca haviam dado aula de forma virtual antes. Assim, não saber lidar com as ferramentas virtuais foi cenário frequente entre os professores. Além disso, nem todas as escolas conseguiram se adaptar para oferecer aulas à totalidade de seus estudantes, desencadeando lacunas significativas de aprendizagem. Esse ano e meio, portanto, conformou-se como um desafio hercúleo para gestores, professores, alunos e famílias. 
 As tecnologias, a inovação, a autogestão de crise e o trabalho colaborativo foram fundamentais a fim de que se atenuassem as perdas para a educação brasileira. Nesse aspecto, durante um período de tantas situações limite e instigantes, o Escolas Conectadas buscou apresentar-se como um suporte sólido e uma parceria de todas as horas, reafirmando seu propósito como rede de educadores engajados na transformação da educação. No Projeto, o bem-estar docente, o acolhimento e o desenvolvimento emocional são temas que se coadunam numa experiência que disponibiliza cursos para auxiliar alunos e professores a enfrentarem todos esses desafios, visando à retomada de projetos, à reorganização de suas rotinas e, sobretudo, ao resgate dos sonhos.

Veja alguns relatos de professoras e professores sobre as formações que compõem a experiência Bem-estar, acolhimento e desenvolvimento emocional na Plataforma Escolas Conectadas.

Gostaria de parabenizar aos organizadores do projeto Escolas Conectadas, pois todos os cursos abordam temas extremamente importantes e necessários. Os materiais são riquíssimos e instigadores. Estou super entusiasmada e pretendo me inscrever em outros cursos”, Adriana Gomes Silva, sobre o curso Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação.

"O curso Projeto de Vida, quando iniciei, pensei que traria conteúdos que pudesse desenvolver e aplicar com os meus alunos. Porém, durante o processo, me peguei também refletindo e me perguntando sobre os meus projetos de vida e de que maneira estava agindo para a concretização deles. Foi muito proveitoso, pois, a todo momento, além de motivar meus alunos, sentia-me também estimulada, sobretudo nesse momento tão difícil de pandemia que mexe com as nossas vidas em todos os aspectos. Estar na ativa, estudando, ao lado de nossos alunos é a certeza de que juntos vamos caminhar e vencer esses desafios", Fátima Andrade Serafim Gomes, sobre o curso Inova Escola - Projeto de Vida.

Vou adaptar esse material para usar com debate na disciplina Intervenção Comunitária. Acho necessário e acredito que os estudantes vão gostar”, Adriana de Queiroz Ferreira, sobre o curso Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet.

O curso é bem estruturado, trazendo informações importantes principalmente para o atual momento que estamos vivendo, com temáticas fáceis para serem aplicadas em sala de aula”, Adrielle Luciana Ferreira Pereira, sobre o curso Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet.

"Sou Cientista Político e tenho o desejo de ensinar sobre o assunto para jovens. Creio que este curso é uma semente em minha linha de pensamento para uma futura produção de aulas que visam a desmistificar e mostrar aos alunos como raciocinar em política pode melhorar a sociedade", Augusto Puga, sobre o curso Inovação na educação: conhecimentos avançados.

Vivemos tempos que nos impõem a necessidade constante de refletir sobre estratégias de organização, planejamento e adaptação que priorizem nossa saúde emocional, de um lado, e nosso crescimento pessoal e profissional, de outro, para apoiarmos também nossos estudantes. Há muitas formas de se preparar para esses novos tempos, e parte delas encontra-se à disposição de professoras e professores de forma gratuita, acessível e dinâmica. Deixamos um convite especial para que sigamos juntos rumo a um futuro melhor, de mais empatia, respeito e autocuidado.

Gostou desse conteúdo e acha que ele pode ajudar seus colegas professores? Clique no link abaixo e saiba mais sobre esse curso:


ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 1


Grécia Costa Neves
24/10/21 10:19
Sem sombras de dúvidas temos que nos ressignificar; sendo necessário a escuta ativa por parte da equipe escolar. Creio que muitos de nós teremos que ter uma estrutura emocional adequada para lidar com as questões dos alunos.

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