A influência da cultura digital no ensino da escrita

A influência da cultura digital no ensino da escrita

+
10/08/2020
O processo de construção da escrita ao longo de toda a história foi se moldando conforme o tempo e as necessidades humanas; com a cultura digital e a imersão nas tecnologias não é diferente. Afinal, não é novidade que a internet, a globalização e as tecnologias mudaram hábitos e comportamentos da nossa sociedade. Novas culturas e novos formatos geram novas formas de viver e se comunicar com o mundo. Mas quando o assunto é ensino e escrita, como que esses fenômenos interferem e colaboram na vida de crianças e jovens durante a trajetória escolar? 

Se por um lado há educadores que desconfiam do potencial da tecnologia e citam que ela reforça a linguagem informal e o imediatismo na busca por informações; por outro lado, há educadores mas receptivos e que compreendem a tecnologia como uma ferramenta promissora para despertar nos alunos o interesse, a criatividade e a colaboração em sala de aula. 

Se você faz parte de qualquer um desses lados e deseja saber mais sobre como desenvolver as competências de escrita e leitura nos seus alunos de forma eficiente e alinhada com o mundo de hoje, convidamos você a se inscrever no curso: produção textual na cultura digital, que busca apresentar ferramentas tecnológicas para você utilizar na prática e aprimorar a produção textual dos estudantes.

Inspire-se com o relato do educador Antônio César que concluiu essa formação:

“Já fazia um tempo que eu pesquisava e não achava coisas com aplicação na sala de aula. Quando vi esse curso era exatamente o que eu precisava, tinha ações concretas, como a Nuvem de Palavras. Dá para fazer em qualquer formato, tem vários sites que você pode usar para construir.” - Antônio César Gomes de Silva, MT.

As inscrições já estão abertas! O curso é mediado, com carga horária de 20 horas e certificação concedida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.