Recuperando o aprendizado na alfabetização: veja cursos para ajudar no tema

Recuperando o aprendizado na alfabetização: veja cursos para ajudar no tema

+
19/11/2021
O Dia Nacional da Alfabetização foi comemorado no dia 14 e, pensando nos grandes desafios que surgiram para a aprendizagem nos anos iniciais do ensino, separamos algumas dicas de cursos que podem auxiliar o educador neste momento e levar as lições aprendidas no ensino remoto para a recomposição do aprendizado em sala de aula. 
O curso gratuito com 45h de carga horária "Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender", oferecido na plataforma parceira Portal TRILHAS, amplia e apresenta às crianças o universo de textos informativos científicos, mostrando os caminhos para uma boa pesquisa e o conceito de verbetes enciclopédicos. Nesta formação, o professor tem a oportunidade de aprender novas práticas pedagógicas para despertar a curiosidade e autonomia dos alunos, tornando-os verdadeiros “exploradores” do mundo ao redor. 
 
Já a formação “Escrita por meio do professor”, gratuita e com certificação inclusa, apresenta possibilidades para a criança que está em fase de alfabetização. Será que ela pode escrever um texto completo, coerente, com início, meio e fim, mesmo ainda não dominando o alfabeto? O ato de ditar ao professor insere os alunos, desde muito pequenos, na aprendizagem da linguagem escrita e permite que as crianças possam se ocupar da linguagem escrita como os reais autores. 
 
No curso "Leitura em voz alta pelo professor", que pode ser feito sem sair de casa e sem custos, é possível conhecer aspectos da oralidade e recursos linguísticos que convidam os estudantes a se apaixonarem pela literatura! É possível trabalhar a leitura em voz alta de textos narrativos, poéticos e informativos com alunos em fase de alfabetização. 
 
Assim como o Escolas Conectadas, o Portal TRILHAS é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Instituto Natura, que oferece cursos gratuitos e on-line para professores alfabetizadores. O projeto faz parte também do ProFuturo - programa global de educação da Fundação Telefônica e Fundação Bancária "la Caixa", presente em diversos países na África, Ásia e América Latina. 
 
Aqui no Escolas Conectadas, o professor alfabetizador também pode contar com formações para complementar o seu conhecimento! O curso Alfabetizando na diversidade foi pensado para apoiar o educador na alfabetização dos estudantes, seja de forma presencial ou no modelo remoto. Com 50h de carga horária, o curso conta com aulas mediadas realizadas de forma on-line e certificação emitida em parceria com instituição reconhecida pelo MEC. 
Para quem ainda quer saber mais, a série de encontros "Conversas que Aproximam" traz bate-papos com especialistas da Educação para discutir assuntos relevantes ao atual momento do cenário educacional no país e no mundo. Com o tema "Alfabetização pós-pandemia: recuperando aprendizagens e sonhos" a conversa traz as estratégias para recuperar os processos de aprendizagem da leitura e da escrita com os alunos de maneira integrada ao fortalecimento de vínculos, além de explorar práticas presentes nos cursos e de exemplos concretos de aplicação, oportunidades de redes de apoio e inspirações para o período pós-pandemia.
 
Se você gostou das indicações de hoje, compartilhe este conteúdo com a sua rede e participe dos cursos disponíveis agora mesmo!