Recuperação de Aprendizagem: por que esse tema continuará importante em 2023?

09/12/2022

Comece o planejamento das aulas do próximo ano com foco nas principais necessidades dos seus alunos

Após mais de dois anos de pandemia, a sociedade encontrou diferentes formas de viver. Com a educação não foi diferente. O isolamento social trouxe desafios e soluções que seguem e devem seguir presentes no futuro das escolas. Ensino remoto, uso de dispositivos como celulares e tablets são alguns exemplos.

Enquanto novas tecnologias e modelos de ensino foram incorporados por algumas escolas, outras, especialmente as públicas, tiveram que diminuir o ritmo nessa adaptação. Isso ampliou um problema já existente, mas que se agravou no novo contexto: a defasagem de aprendizagem.

Junto à necessidade de adaptação frente a tudo isso, a implementação do Novo Ensino Médio e a necessidade de se seguir uma Base Nacional Comum Curricular aumentaram a complexidade de adaptação pelos profissionais da educação.

A defasagem de aprendizagem acontece, principalmente, nos anos finais do Ensino Fundamental e acaba por prejudicar alunos na transição para o Ensino Médio. Para que o atraso seja interrompido o quanto antes é preciso repensar formas de avaliar e repensar o planejamento do aprendizado.

Leia mais: Recuperação de Aprendizagem: por que esse tema continuará importante em 2023?

O novo curso da Escolas Conectadas, fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse, traz para discussão conceitos centrais da recomposição de aprendizagens nos anos finais do Ensino Fundamental. Entre os aprendizados propostos está a diferenciação entre atrasos, dificuldades e diferenças nas formas de aprender.

A formação é totalmente inserida no contexto atual da educação e leva em conta todas as dificuldades causadas e resultantes do período pandêmico. Além disso, combina um aprofundamento teórico com atividades práticas voltadas à construção de um planejamento focado no desenvolvimento de estudantes.

Diversos professores que já concluíram o curso recomendam e comprovam a sua utilidade. É o caso da educadora Priscila Pereira Paschoa, de São Paulo: “Excelente curso, muito atual para o contexto de pós ou ainda na pandemia. Aprendemos a diferença entre defasagem, recuperação e recomposição e como devemos atuar diante da nova realidade que se impôs na educação básica. Altamente recomendável a todos os professores!”, conclui.

Como funciona a formação?

O curso ‘Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar’ é composto por quatro unidades formativas e mais uma atividade avaliativa. No início, são apresentadas as definições principais para a discussão: recomposição e recuperação, além de referências importantes para o trabalho futuro.

Desenvolvido pelos profissionais da educação Fernando Barnabé e Vitória Rodrigues e Silva, o curso é totalmente gratuito, on-line e está disponível na plataforma do Escolas Conectadas.

A data de realização se estende até o final de janeiro, ótima chance para encaixar a formação no período de recesso escolar! São 10 horas de carga horária e formação autoafirmativa sem mediação. Ou seja, é possível completar as etapas e a avaliação de acordo com disponibilidade e rotina próprias. Você terá até 60 dias para finalizar a formação.

INSCREVA-SE AQUI!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 4

Rebeca Martins Oliveira
05/01/23 23:00
ótimo conteúdo, importante para cada um de nós