5 cursos gratuitos para você se preparar para o Saeb 2023

5 cursos gratuitos para você se preparar para o Saeb 2023

+
11/10/2023

Questionários direcionados a professores das disciplinas que fazem parte dos testes serão aplicados na edição de 2023, que será crucial para entender situação da educação no pós-pandemia

Uma das avaliações mais importantes para medir a Educação Básica terá início no próximo dia 23 de outubro: a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que se estende até o dia 10 de novembro de 2023. Realizada a cada dois anos, nesta edição a aplicação adquire uma nova e ainda maior importância: diagnosticar a educação brasileira no pós-pandemia.

Elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas de Língua Portuguesa e Matemática serão direcionadas aos estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. 

Já as avaliações de Ciências Humanas e Ciências da Natureza serão aplicadas em amostragens para estudantes do 5º e 9º anos. Por fim, escolas de Educação Infantil públicas, privadas e conveniadas serão selecionadas para responder a questionários sobre a qualidade da educação.

Os resultados preliminares devem estar disponíveis até o final de maio de 2024 e os resultados finais até setembro do mesmo ano. Ambos serão divulgados oficialmente pelo Saeb.

Educador, entenda a importância de medir resultados e como interpretá-los, além de descobrir quais são os principais desafios, caminhos e possibilidades para provocar uma mudança na educação a partir de cada sala de aula.

Por que o Saeb é importante? 
 

No Brasil, o Saeb é a principal ferramenta de diagnóstico da qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio, uma vez que a avaliação é aplicada em larga escala por instituições de ensino de todo o país. Além da prova, os resultados são contextualizados com a aplicação de questionários direcionados a secretários municipais de Educação, diretores de escolas e professores das disciplinas que fazem parte dos testes.


Sua importância vai além do contexto escolar, já que os resultados obtidos compõem a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) junto com dados de outros indicadores: o de fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) do Censo Escolar. Esses recursos colaboram para a percepção externa sobre educação no país e servem argumentos para a criação de políticas públicas.


Leia mais: A importância de mensurar a qualidade do ensino brasileiro por meio da avaliação

Uma avaliação contínua

A avaliação deste ano vem com o objetivo crucial de ser comparada às edições anteriores, realizadas em 2019 e 2021 e, assim, fechar um ciclo de avaliação da Educação Básica antes, durante e depois da pandemia. Por esse motivo, algumas matrizes de avaliação permaneceram as mesmas. 

Em julho, uma live realizada pelo Inep divulgou oficialmente a cartilha com todas as diretrizes do Saeb 2023. Atualmente, porém, o Instituto tem a missão de realizar a transição entre as atuais matrizes, utilizadas desde 2001, e novas, elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por enquanto, as provas de Língua Portuguesa e Matemática seguem com as matrizes anteriores.

 

Resultados da última edição
 

Na avaliação realizada em 2021, em meio ao período de isolamento e aulas remotas, o desempenho dos estudantes em disciplinas básicas regrediu e chegou a ficar mais baixo do que a avaliação de 2019. No 5º ano do Ensino Fundamental, a nota foi de 227,88 (2019) para 216,85 (2021), chegando ao nível do resultado obtido em 2013 – ou seja, uma regressão de oito anos. No 9º ano do Ensino Fundamental, a queda foi menor: de 265,16 pontos (2019) para 258,64 (2021), assim como no 3º ano do Ensino Médio: de 278,53 (2019) para 271 (2021). 

 

Os resultados objetivos mostraram que as adaptações decorrentes da pandemia  prejudicaram o aprendizado, ao aumentarem a desigualdade de acesso à educação e a evasão escolar de grupos mais vulneráveis.

 

Leia mais: Professora inova no ensino da Matemática com o uso de mapas mentais

 

Prepare-se para a prova e para transformar essa realidade

A melhora do cenário educacional faz parte de um esforço conjunto entre representantes governamentais, comunidade e educadores. Sendo que esses últimos têm papel de destaque, pois e necessidades. Nesse sentido, é preciso formar redes de apoio e apostar no desenvolvimento contínuo para superar os desafios do dia a dia da educação.

 

Você, educador, tem à mão uma ferramenta gratuita e on-line que te apoia no processo de formação continuada: a plataforma Escolas Conectadas, que oferece uma diversidade de cursos que abrangem diferentes aspectos da educação e podem ser adequados à sua rotina. 

 

Confira algumas formações focadas nas principais abordagens da avaliação do Saeb:

 

1- Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Antes de pensar no desenvolvimento dos estudantes, é preciso garantir e apoiá-los nas aprendizagens básicas e, assim, garantir uma boa base para sua evolução. Neste curso, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental entrarão em contato com princípios e estratégias importantes para promover essa priorização, levando em conta os parâmetros definidos pela Base Nacional Comum Curricular.

2- Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas

Como garantir uma correta avaliação dos estudantes e ir além da simples aplicação de provas, diversificando as metodologias? Neste curso, você, educador(a), receberá insumos para aplicar diferentes metodologias para entender e adaptar-se ao desempenho individual de cada aluno, entendendo as principais demandas e fechando lacunas de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

3- Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens

Nos anos finais do Ensino Fundamental a forma de avaliar também é um fator mais do que relevante para garantir o aprendizado necessário à transição entre as séries escolares, especialmente ao Ensino Médio. Além de explorar novos recursos para avaliação, nesta formação você entenderá a importância do diagnóstico baseado nos conhecimentos prévios dos alunos.

4- Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar

A educação pública brasileira tem um grave e histórico problema de defasagem de aprendizagem, cenário que só se agravou com a adaptação ao período remoto. Por isso, é importante dar um passo atrás para analisar o cenário e então lançar mão de ações efetivas para recuperar os danos e permitir que alunos avancem. Além de diferenciar a defasagem de dificuldades e heterogeneidade em sala de aula, este curso permite que o professor dê suporte para turmas e cada estudante em suas individualidades.

5- Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar

Como suprir todos os déficits deixados pelo período pandêmico na educação? A resposta talvez esteja no esforço em busca da diminuição da defasagem escolar. O curso da plataforma Escolas Conectadas oferece subsídios efetivos para o desenvolvimento de um plano pedagógico focado nas principais necessidades desse momento da educação. A partir de reflexões e atividades mão na massa, você conseguirá organizar e pôr em prática suas intencionalidades pedagógicas.

 

Conheça as formações, inscreva-se e comece o quanto antes!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 7


Teresina Galluzzi
11/10/23 18:55
Excelente conteúdo, nos dá uma nova visão.
Rodolfo Tsadabnha Paritsie
18/10/23 15:24
Me escrevi porque achei interessante e me dará oportunidade de conseguir algo que preciso para me formar. me enpenharei no máximo possivel.
Loracy Pereira Portilho
20/10/23 15:43
Muito produtivo 
Patricia Fernanda de Souza Germano
30/10/23 09:50
Excelente formação
Valquize Izidorio Soares
12/11/23 18:36
ótimo
Edson de Souza Lopes
19/11/23 15:01
Muito produtivo.
Edson de Souza Lopes
19/11/23 15:01
Muito Produtivo

Conteúdos recentes