Aprenda a trabalhar competências socioemocionais de forma interdisciplinar

Aprenda a trabalhar competências socioemocionais de forma interdisciplinar

+
24/08/2022

Saiba como a professora Daniela Amorim conecta currículo e competências socioemocionais para orientar os estudantes em seus projetos de vida!

Quando perguntada sobre o principal desafio na retomada das aulas presenciais, a professora Daniela Amorim responde sem hesitação: "Lidar com o emocional dos estudantes e suas famílias”. Afinal, todos compartilharam um contexto atípico de isolamento, perdas e obstáculos durante a pandemia

Atualmente, Daniela trabalha com turmas de 5º ano em duas escolas públicas na cidade de Maceió (AL). “Tanto em uma quanto em outra, existe uma diversidade grande de realidades. Por isso, a inteligência emocional é uma habilidade tão essencial para professores e estudantes”, acrescenta. 

Nesse sentido, ela partiu em busca de formações que trouxessem uma perspectiva mais ampla sobre como conectar competências socioemocionais e componentes curriculares. Foi então que encontrou a plataforma Escolas Conectadas e o curso Currículo, saberes e competências socioemocionais.

 

Conectando currículo e emoções

 

De acordo com a educadora, os conhecimentos abordados no curso não apenas beneficiam os estudantes, mas também os educadores. “Sinto que estou me expressando melhor em sala de aula e no diálogo com as famílias”, conta Daniela Amorim.

“Durante o curso, fiquei encantada ao perceber como as habilidades socioemocionais se conectam com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os componentes de cada área. Ou seja, podemos trabalhá-las em qualquer disciplina”, acrescenta a educadora.

Para Daniela, a experiência formativa na plataforma Escolas Conectadas têm sido enriquecedora. “Todos os cursos estão contribuindo com práticas mais abrangentes e com a construção de um ambiente acolhedor para os meus estudantes”, conclui. 

 

Competências socioemocionais na prática

 

Só para ilustrar, Daniela Amorim detalha uma atividade que já colocou em prática em sala de aula. A fim de trabalhar o autoconhecimento, a educadora propôs a criação da árvore genealógica de cada um dos estudantes.

“A partir de uma única atividade passamos por áreas como Ciências da Natureza, Matemática e História. Isso sem contar a oportunidade de trazer memórias familiares que despertam emoções”, explica.

Além disso, Daniela está levando os conhecimentos adquiridos no curso para a iniciativa “Projeto de Vida - Construindo Valores, Escrevendo Futuros”, desenvolvida nas escolas ao longo do ano.  A finalidade do projeto é promover ações de integração entre a escola e a comunidade.

“Nossa ideia é criar um senso de pertencimento entre os estudantes, preparando-os para tomar decisões e assumir responsabilidades dentro da sociedade. Como resultado, eles desenvolvem competências socioemocionais ao mesmo tempo em que exercem o protagonismo sobre suas escolhas”, finaliza a educadora.

 

Sobre o curso Currículo, Saberes e Competências Socioemocionais

 

Diante do contexto atual, desenvolver competências socioemocionais é fundamental para garantir a aprendizagem em outras áreas de conhecimento. Sendo assim, a proposta do curso Currículo, Saberes e Competências Socioemocionais é aprofundar as conexões entre as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as dimensões sociais relacionadas à educação que acontece na escola. 

O curso tem carga horária de 16 horas e não conta com mediação, sendo autoformativo. Ele também complementa a formação Educação Socioemocional: aprendizagens-chave e é certificado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

 Inscreva-se aqui e participe da turma!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 20


Ismael Omar
01/09/22 05:47
É bastante bastante construtivo trabalhar as competências sócioemocionais e curricular por desenvolver habilidades interdisciplinares  envolvendo várias disciplinas  no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo valores e interatividade com toda comunidade escolar.
Irineia Alves da Costa
01/09/22 21:30
Muito bom  esse conteúdo socioemocional, as famílias tem que fazer parte das escolas para auxiliar na educação dos alunos 
Marcia Cristaldo Heck
02/09/22 06:27
Socioemocional É educação  dos Olhares em todas as direções. 
Klaini Duarte Kongel Rossi
06/09/22 17:50
Gostaria de saber quando irá sair meu certificado? Pós fiz o curso no domingo dia 04 09 2022 e até o presente momento não disponibilizaram o mesmo!
Marlene Mendes dos Santos Ramos
14/09/22 23:52
Quero me inscrever
Andréia de Oliveira
11/02/23 19:54
A educação socioemocional veio para nos ensinar o olhar maus humano sobre nós e nossos alunos em relação aos nossos sentimentos, o auto controle e auto conhecimento muitos de nos não fazia ideia de como é importante.
Beatriz Martins Santos
15/03/23 20:45
A Educação socioemocional é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Precisamos muito introduzir na nossa rotiana!
Francisco de Assis Brito Mesquita
14/04/23 11:22
EDUCAÇÃO  SOCIOEMOCIONAL É DE SUMA IMPORTÂNCIA SER ABORDADA NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
Marcone Carlos de Menezes
09/05/23 12:25
A pandemia no trouxe grandes desafios ante, durante e pós dela. Essa geração precisa de um olhar diferenciado no tocante as emoções.
Maria Jose Ferreira Araujo
06/06/23 17:00
A Educação socioemocional é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Precisamos muito introduzir na nossa Tatina!

Heliane Luciana Hermes Mendes Malheiros
21/07/23 16:56
É indispensável não tratar desse assunto no contexto escolar.
Moacir Lima Oliveira
28/08/23 14:38
Ultimamente estamos convivendo com alunos filhos de pais separados, filhos únicos e família  sem tempo para conversar.
isto esta repercutindo na sociedade e principalmente na escola onde são obrigados a conviver juntos.     
Celia Maria Pereira Nunes
03/10/23 19:09
É muito importante observarmos nossos desafios para podermos entender o dos outros.
Aloma Rubia Ferreira
11/10/23 15:52
A Educação socioemocional é muito importante para lidar com certos desafios que surgi no nosso cotidiano e ajuda conhecermos melhor as crianças e o nossos adolescentes.
Maria José Guimarães Lopes Neto
01/11/23 10:48
Maria José Guimarães Lopes Neto
O  aprendizado socioemocional é uma parte integral da educação e do desenvolvimento humano. O aprendizado socioemocional é processo  pelo qual todas as pessoas jovens  e adulto adquirem
aplicam o conhecimento.

Miriam Cristina Silva de Souza
06/11/23 12:22
conhecimentos de grande contribuição para colocar em prática com os alunos.
Delcilene Pinto Reis
07/11/23 07:00
Trabalhar a educação no contexto socioemocional é de grande relevância, se conhecer pra respeitar o outro
Eliete Barbosa Andrade
22/11/23 07:44
Educação socioemocional prática imprescindível  para o  desenvolvimento humano.
Carla Cristina Nunes dos Santos
03/12/23 14:33
Excelente!!!
Waldo Leonel de Oliveira
26/12/23 22:54
Com  integração da família no ambiente escolar a formação socioemocional fica mais fácil de ser conectada a realidade de sala de aula. 

Conteúdos recentes