
Como ajudo meu aluno a aprender?
Já nas primeiras duas competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) como meta da educação básica, temos o convite à solução de um dilema vivenciado por muitos educadores: apoiar, simultaneamente, a valorização e utilização dos conhecimentos historicamente construídos e o exercício da curiosidade intelectual.
Nossa ação como professores com esse duplo propósito só é possível quando temos em mente questões fundamentais: o que é aprender? Como a aprendizagem se desenvolve? Como identifico se meu aluno está ou não avançando na construção de conhecimentos? Como posso ajudá-lo nesse processo?
É preciso, primeiramente, entender que o compartilhamento de saberes produzidos pelas gerações anteriores, do patrimônio constituído, não é incompatível com o encorajamento à investigação e à criação. Estas, aliás, são competências transversais ao conjunto de aprendizagens essenciais nas diferentes etapas da vida acadêmica dos nossos estudantes. Emilia Ferreiro nos diz que um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar. Ser professor é conservar, diariamente, o objetivo de não tolher a curiosidade, mas, ao contrário, promover a reflexão, o desejo de imaginar, produzir e investigar.
Os cursos do caminho Currículo buscam apoiar o docente com métodos e inspirações que favoreçam o desempenho dessa multifacetada e importante missão: aliar ao desafio de apoiar a compreensão de conceitos e estruturas dos componentes curriculares o empoderamento do aluno como autor e pesquisador, capaz de percorrer os passos que levam à construção da ciência e da cultura de maneira ética, respeitosa e responsável.
Veja como educadores participantes de cursos do caminho Currículo vêm colocando em prática essa promissora união.
Construção coletiva da nossa língua portuguesa>> A profa. Lucenilde Rodrigues Santos (São Francisco/SE) alçou os alunos ao papel de autores na formulação do "Quiz da nossa língua portuguesa". Após realizar o curso Produção colaborativa de conhecimento, o trabalho com semântica, ortografia, sintaxe e morfologia ganhou apoio das redes digitais e trouxe à tona potencialidades e dificuldades dos aprendizes da criação à execução do quiz, permitindo intervenções apropriadas a cada um.
Horta, jogos e múltiplos saberes>> Arte, Matemática e Ciências integraram a construção do "Jogo da horta", uma das ações realizadas pelo prof. Murilo Carvalho Rodrigues (Belém/PA) em parceria com seus alunos no trabalho com educação ribeirinha e ambiental. As aprendizagens nos cursos da Plataforma, conforme Murilo, tiveram como valiosa contribuição as trocas com outros educadores, de todas as regiões do País.
Referência:
BRASIL, Ministério da Educação. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 15 julho 2020.
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