Buscando nos jogos de celular uma nova maneira de trabalhar os biomas na aula de Ciências
18/05/2021
Em meio de uma rotina na pandemia, com três filhos e 14 turmas para o componente curricular de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a professora Maristela Muller Donel, de Sapiranga (RS), está com a agenda lotada. Ainda assim, deu um jeitinho para buscar novas referências e atividades para os alunos.
— Eu estou sempre em busca de atividades diferentes para aplicar na escola com os alunos, para não usar sempre as mesmas metodologias — conta a professora.
O cotidiano da professora Maristela se divide entre três escolas municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), duas na cidade onde ela mora, Sapiranga, e outra escola na cidade vizinha, de Nova Hartz. Por ora, as três instituições adotaram aulas ao vivo via Google Meet para acompanhar os estudantes durante o distanciamento.
No período anterior ao início do ano letivo de 2021, Maristela buscou nas formações do Escolas Conectadas novas referências para manter os alunos interessados para o segundo ano em aprendizagem remota. Encontrou na formação Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo a solução para envolvê-los - o jogo Jornada Biomas Escolas, disponível gratuitamente para Android. Por meio de uma "aventura investigativa", são abordados aspectos gerais, fauna, flora e ameaças à biodiversidade dos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.
Nas turmas de sétimos anos da profe Maristela, os alunos receberam a proposta da atividade em março, como primeira tarefa relacionada ao conteúdo de biomas: cada um deveria baixar o jogo em um celular disponível na sua casa e identificar os biomas, a vegetação, os animais e as ameaças presentes em cada uma das fases que a personagem encontra.
— Percebi pelas respostas que nem todos sabiam os animais e que eles não entenderam o que seriam as ameaças. A partir disso, lancei uma atividade diferente falando das ameaças. Tivemos várias aulas semanalmente pelo Google Meet e reforcei que não tinha importância se eles não tivessem me mandado a atividade, mas poderiam preencher a tabela conforme a gente fosse trabalhando os conceitos — conta a professora.
A formação que Maristela concluiu, Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo, tem carga de 20 horas e é certificada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). As competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mobilizadas nos estudantes incluem Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado e Responsabilidade e cidadania.
A formação é nova na plataforma e as inscrições estão abertas. Clique aqui para se inscrever. A próxima turma tem início previsto para 24 de maio. O curso é gratuito e propõe uma estratégia ativa de aprendizagem sobre biodiversidade, conservação e sustentabilidade dos biomas brasileiros com suporte do jogo.
Faça como a professora Maristela, envolva os alunos com a Jornada nos Biomas!
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?
Comentários - 5
31/05/21 19:14
Parabéns, como professores devemos procurar sempre a inovação e o conhecimento. Sempre podemos apreender mais.
01/06/21 11:49
DEVEMOS ENRIQUECER E APRIMORAR SEMPRE.
04/06/21 14:42
Como professores, somos eternos aprendizes.
As Escolas Conectadas tem sido verdadeira inspiração para nós e a professora Maristela e testemunha viva disso.
As Escolas Conectadas tem sido verdadeira inspiração para nós e a professora Maristela e testemunha viva disso.
09/06/21 19:46
Devemos sempre buscar novos aprendizados para inovar a nossa prática pedagógica e oferecer o elhor para os nossos alunos!
31/05/21 18:53