
Dia Nacional do Livro Infantil: confira as dicas para preparar aulas nos anos iniciais do ensino
19/04/2022
A leitura na infância é uma atividade que permite às crianças experimentar diferentes sensações e aprender a conectar esses sentimentos às situações vividas na vida real. Além disso, ler - seja com acompanhamento dos pais e familiares ou por meio da leitura em voz alta pelo professor durante as aulas - é uma prática que contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e intelectuais e aproxima os pequenos do mundo letrado. E os livros infantis são verdadeiros companheiros dos alunos dos anos iniciais da educação, favorecendo o processo de letramento e do despertar da imaginação.
Histórias, contos e ilustrações são elementos que trazem vida ao livro infantil, que tem uma data especial dedicada à sua celebração! Dia 18 de abril é a data que marca a importância do livro infantil, escolhida por ser a mesma data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
E para auxiliar você a preparar suas aulas para o mês de aula, temos uma indicação de um plano de aula muito especial, dedicado ao 1º ano do Ensino Fundamental! O plano de aula "Dia Nacional do Livro Infantil" está disponível no acervo de nossos parceiros do Escola Digital e pode ser acessado gratuitamente; basta fazer o seu cadastro na plataforma.
Já nos parceiros o Portal TRILHAS, plataforma que oferece cursos cursos on-line e gratuitos referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para professores alfabetizadores, você pode ler a matéria Como escolher livros infantis para crianças ou fazer um verdadeiro mergulho no tema acessando a Biblioteca de Indicações Literárias (sugestões de livros para aplicar em sala de aula) do Portal. Além disso, você também pode se interessar pela matéria que apresenta 3 dicas de livros disponíveis em versão digital e impressa para trabalhar a diversidade com as crianças, que podem auxiliar os professores a ampliar as visões de mundo do pequeno leitor, aproveitando para exercitar a tolerância e empatia.
Para se aprofundar um pouco mais no assunto, temos disponível aqui no Escolas Conectadas o curso 100% gratuito de 50h Alfabetizando na diversidade, que apresenta e contextualiza as mudanças das práticas pedagógicas, sobretudo em contextos de diversidade, privilegiando a solidariedade e o respeito às singularidades dos alunos.
E então, gostou das nossas indicações? Aproveite e compartilhe este conteúdo com a sua rede!
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?
Comentários -