
Festa Junina: que tal ensinar Matemática por meio de receitas típicas?
14/06/2022
Festa Junina: que tal ensinar Matemática por meio de receitas típicas?
Para além da diversão, a celebração popular também traz muitas oportunidades de aprendizado. Saiba como!
Com a chegada do mês de junho, também surge a expectativa pelas comidas, roupas e danças típicas das Festas Juninas. Mas para além da diversão, a celebração popular também traz muitas oportunidades de aprender.
As Festas Juninas homenageiam os dias de três santos católicos: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Apesar disso, cada região do Brasil tem sua forma de comemorar a data.
Afinal, a festa se caracteriza pela origem multicultural. Inclusive, antes do cristianismo, os povos indígenas brasileiros tinham o costume de fazer rituais durante o mesmo período. Com a finalidade de marcar o início do inverno.
Portanto, a diversidade cultural é um ponto de partida para trabalhar o tema em sala de aula. E é possível fazer isso de forma interdisciplinar. Saiba como!
Como trabalhar a Festa Junina em sala de aula?
Geralmente, as escolas buscam organizar Festas Juninas a fim de reunir a comunidade escolar em um dia de celebração. Embora esses eventos cumpram uma função importante, é possível trabalhar o tema ao longo do mês todo.
Por exemplo, os estudantes podem estudar sobre o contexto sócio histórico brasileiro, que concentrava 70% da população no campo até meados do século XX. É por isso que as vestimentas usadas nas celebrações se inspiram na vida na roça.
Assim como o milho, que é um dos principais ingredientes das receitas típicas porque é símbolo de agradecimento à colheita do meio do ano. E por falar em comida, por que não trabalhar Matemática durante o preparo das iguarias?
Na prática: receitas típicas e Matemática
Para auxiliar os educadores nesta última proposta pedagógica, o curso Grandezas e medidas: explorar para compreender traz uma abordagem mão na massa que pode ser aproveitada para o contexto da Festa Junina.
Disponível gratuitamente no Escolas Conectadas, a formação é voltada para professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é trabalhar a partir de situações-problema para ampliar os conhecimentos sobre conceitos matemáticos.
Desde a construção do número até a proporcionalidade, o curso traz o conceito de grandezas e medidas aplicadas em situações cotidianas. Como o preparo de receitas, por exemplo.
A formação on-line é gratuita e certificada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?
17/06/22 16:00