Conheça uma das missões do curso mais realizado do Escolas Conectadas em 2024

Conheça uma das missões do curso mais realizado do Escolas Conectadas em 2024

+
01/04/2025

Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir” é dividido em missões inspiradas no livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak

Com mais de 27 mil educadores de todo o Brasil inscritos, o curso Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir” foi o campeão de inscrições da plataforma Escolas Conectadas em 2024. Gratuita e 100% on-line, a formação permite que professores explorem diversas potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais para apoiar os estudantes na construção de conhecimento.

O curso aborda temas como pensamento computacional, robótica educacional, narrativas digitais, educação em dados e aprendizagem criativa por meio de cinco missões inspiradas no livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak. Essas tarefas podem ser realizadas pelo próprio educador pessoalmente ou junto com sua turma em sala de aula. Ao tratar de temas contemporâneos, o conhecimento adquirido no curso pode ser trabalhado de maneira transversal em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A seguir, apresentamos uma das missões presentes no curso, para que os interessados tenham um breve spoiler do que aprenderão com mais profundidade ao longo da formação. Confira!

Consciência das águas

A missão “Consciência das águas” propõe um mergulho nas profundezas aquáticas para testar a criatividade e persistência dos cursistas. O objetivo é simples e, ao mesmo tempo, fundamental: ajudar os rios a sobreviver. Para alcançar tão grandiosa tarefa, será necessário planejar um artefato eletrônico que ajudará no processo de despoluição dos cursos d'água.

A atividade explora a robótica educacional e o pensamento científico, conectando-os através da abordagem STEAM, que integra Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Após apresentar o cenário atual da robótica sustentável, a missão desafia os participantes a elaborar um protótipo de robô – a partir de itens como garrafa pet, limão e anzol, entre outros – que poderá contribuir de maneira eficiente com a despoluição dos ambientes aquáticos.

O fórum de discussão desta missão conta com a participação de mais de 260 educadores que realizaram a atividade e compartilharam os resultados obtidos. “Para coletar detritos em ambientes aquáticos, um robô sustentável teria em seu corpo uma garrafa pet; a hélice na parte superior da garrafa, amarrada com elástico; o anzol será amarrado com a corda na lateral da garrafa; a tela será utilizada como filtro para coletar objetos pequenos; e o balde para coletar detritos. Para gerar energia e fazer o robô funcionar serão utilizados cabo, limão e batata”, comentou o professor Gustavo Henrique Pereira.

“Este protótipo combina tecnologias sustentáveis, como energia solar, com sistemas eficientes de coleta e filtragem, tornando-o uma solução completa para a despoluição de ambientes aquáticos. A navegação autônoma e os sensores garantem eficiência e segurança, minimizando o impacto ambiental”, avaliou a educadora Jackeline Consuelo Queiroz Silva.

Inscreva-se agora!

Com carga horária de 40 horas e emissão de certificado por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, o curso Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir” está com inscrições abertas até o dia 28/04. Não perca essa oportunidade e inscreva-se agora mesmo!