
Como as tecnologias digitais podem despertar autoria e criatividade em estudantes e professores
Curso apoia professores no uso das tecnologias digitais como suporte pedagógico para promover o protagonismo dos estudantes
Potencializadas pelo uso das tecnologias digitais, a criatividade e a autoria são motores de uma aprendizagem mais conectada com os desafios da atualidade. E os professores são agentes fundamentais para estimular estudantes a desenvolverem essas competências ao longo de todas as etapas da Educação Básica, como previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O ato de criar oferece ao indivíduo uma série de possibilidades que promovem a reflexão, que, por sua vez, estimula o intelecto. Nesse sentido, soluções inovadoras são colocadas em perspectiva, de modo que professores e estudantes desenvolvem novas formas de criar conhecimento a partir de suas experiências e das referências que trazem em suas bagagens.
Nesse processo, as tecnologias digitais são aliadas das práticas pedagógicas que trazem os estudantes para o centro do processo de ensino-aprendizagem. Como parte da competência nº 5 da BNCC, Cultura Digital, elas são pensadas para estimular o desenvolvimento integral dos estudantes.
“As tecnologias digitais possibilitam que o aluno continue seu processo de aprendizagem para além das atividades da sala de aula e para a vida. Mais do que apenas ensinar essa disciplina, a cultura digital deve ter foco dentro das escolas e proporcionar aos alunos conhecimentos úteis, não somente para eles, mas para a sociedade como um todo”, explicou Lucia Dellagnelo, especialista em Educação e Tecnologia e integrante do time de especialistas internacionais da GEM Report 2023, da Unesco, ao site da Fundação Telefônica Vivo.
Além disso, com o apoio de ferramentas e recursos tecnológicos, é possível implementar metodologias ativas que convocam os estudantes a refletirem sobre os diversos componentes disciplinares a partir de suas realidades, interesses e vivências. Nesse sentido, é colocando a mão na massa que eles exercitam a criatividade e promovem inovações que vão além do espaço escolar.
Leia mais: Professores da rede pública inspiram estudantes em sala de aula com o uso das tecnologias digitais |
Desenvolvimento de competências digitais em educadores
Pelo lado dos professores, as tecnologias digitais possibilitam planos de aulas mais criativos e adequados às necessidades de cada estudante. Contudo, para que elas realmente apoiem processos pedagógicos inovadores, é fundamental que os educadores também desenvolvam competências digitais.
Segundo dados da pesquisa TIC Educação 2022, divulgada no segundo semestre de 2023, 75% dos educadores entrevistados afirmaram que a falta de um curso específico dificulta a adoção de recursos digitais nas atividades educacionais com os alunos. Além disso, também segundo o levantamento, o número de educadores que realizaram formação continuada para uso de tecnologias digitais foi de 65%, em 2021, para 56%.
A boa notícia é que a plataforma Escolas Conectadas oferece uma variedade de cursos que promovem soluções reais e tecnológicas para transformar a prática pedagógica.
Comece agora
Neste mês, a plataforma Escolas Conectadas lança o curso Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar, uma atualização da formação antes intitulada BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender. O objetivo é explorar junto com você, educador(a), ferramentas como construtores de sites, quadrinhos, vídeos, peças gráficas, entre outros recursos que instigam o interesse dos estudantes.
Além de entrar em contato com essas tecnologias e poder explorá-las, você vai entender como a cultura digital pode ser integrada a todas as etapas da Educação Básica e aos demais componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular.
A partir de atividades práticas, você poderá analisar o potencial construtivo das tecnologias digitais, com foco na autoria dos estudantes, e promover novos letramentos de maneira ética e responsável.
As unidades formativas do curso têm início com abordagem teórica e são finalizadas com exercícios práticos para aplicação em sala de aula. São, ao todo, 20 horas de formação on-line, gratuita e autoformativa. Isto é, você pode adaptar a aprendizagem à sua rotina. Há também certificação do Centro Universitário Braz Cubas. As inscrições são limitadas.
Comentários - 4
01/03/24 07:41
24/03/24 16:15
19/06/24 09:43
01/03/24 07:36