Professor, já pensou em fazer uma avaliação diferente em sala de aula?

21/01/2020
Todo ano, a rotina é muito parecida: trabalha conteúdo, faz atividade, revê conteúdo, aplica prova. E se, neste ano, pudesse ser diferente? E se você pudesse pensar em como fazer diferente?

O curso Avaliação: para que e como avaliar traz esses questionamentos aos participantes. Na primeira unidade, é promovida uma reflexão sobre o propósito dos processos avaliativos: por que, afinal, avaliamos? Como as avaliações podem ajudar no diagnóstico de dificuldades para que a aprendizagem seja apoiada? Como diferentes métodos auxiliam no desenvolvimento dos estudantes? A unidade 1 convida, ainda, a um compartilhamento de ideias e propostas de avaliação.

Na segunda unidade, falamos sobre autoavaliação. São desvendados os "mistérios" que rondam esta oportunidade de conhecer melhor a si mesmo e aos alunos. Também trazemos iniciativas de autoavaliação experimentadas e recomendadas por participantes de edições anteriores da formação, como “a  roda da autoavaliação”, “a conversa franca”, “o espelho e o chapéu”.

Por fim, na terceira unidade, relacionamos os processos avaliativos aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, argumentação, autoconhecimento e autocuidado. Como podemos transformar as realidades de nossos alunos a partir da investigação de como pensam, criam e se expressam é a indagação que norteia a unidade final da formação.

O curso busca, assim, problematizar estratégias e instrumentos de avaliação no sentido de que passem a se destinar não apenas à verificação de desempenho, mas também ao auxílio ao desenvolvimento de competências fundamentais por parte dos estudantes, observando e considerando o conhecimento de que já dispõem – suas hipóteses e concepções prévias – para que avancem na aprendizagem.

São 20 horas de dedicação que você distribui como achar melhor. O curso tem um mês de duração, mas se adapta à sua rotina. A próxima turma abre em 3 de fevereiro, para você iniciar o ano com novas ideias para aplicar às suas práticas!

Inscreva-se no curso Avaliação: para que e como avaliar!