5 eventos importantes em 2024

5 eventos importantes em 2024

+
27/12/2023

Conheça alguns dos principais eventos que acontecem no próximo ano e que podem inspirar os educadores 

 

O ano de 2024 já tem um calendário de eventos que pode interessar os professores e ajudar no processo de aprendizagem dos estudantes. São congressos, feiras ou grandes eventos que poderão apoiar os educadores na busca por novos conhecimentos, bem como inspirar o planejamento pedagógico ao longo do ano letivo.

Confira alguns eventos relevantes para que você se mantenha atualizado sobre as novidades do setor ou mesmo use como tema em sala de aula. 

 

1- Bett Brasil

Um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da América Latina, a Bett Brasil acontece de 23 a 26 de abril e é sediado em São Paulo (SP). O congresso, que reúne centenas de palestras e milhares de visitantes, tem como propósito transformar o cenário da educação conectando diversas frentes do setor, desde instituições de ensino e professores, até governos, edtechs e organizações do terceiro setor. A Bett Brasil faz parte de um conjunto global de eventos relacionados à inovação e educação, realizados ao redor do mundo.

O tema central do próximo ano já foi divulgado: "Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”. A partir dele, será possível propor diferentes discussões, como a equidade e recomposição de aprendizagens, dois pontos fundamentais para tornar a Educação um instrumento de bem-estar social e promover uma transformação positiva. 

As inscrições já estão abertas! A participação como visitante na área de exposição durante os quatro dias do evento é gratuita. Para acompanhar o Congresso Educação Básica ou o Fórum de Gestores é preciso pagar uma taxa. Para mais informações, acesse o site oficial e garanta a sua vaga.

 

2- Educa Week

Em maio, uma nova edição do Educa Week promete trazer novas perspectivas sobre a Educação no Brasil em seus diversos âmbitos, em especial o da inovação. No encontro, grandes representantes do setor e milhares de inscritos se reúnem, novas pesquisas e dados são apresentados e novas propostas são discutidas. É possível acompanhar o evento presencial ou remotamente.

Para os educadores, o evento é uma excelente oportunidade para ficar por dentro das principais agendas da educação brasileira e compartilhar práticas pedagógicas com professores de todo o país. Inclusive, um dia da programação da Educa Week costuma ser dedicado exclusivamente para a troca entre docentes.

A programação da Educa Week 2024 ainda não foi divulgada. Mas no site oficial do evento já é possível demonstrar interesse em participar. Clique aqui e saiba mais.

 

3- GEduc 2024

Reconhecido como o principal congresso de gestão educacional do Brasil, o GEduc reúne os mais relevantes players da área para três dias de imersão. Em 2024, o GEduc será realizado de 3 a 5 de abril, em São Paulo (SP). 

Mais de 60 marcas estarão presentes na feira expondo produtos e serviços que apoiam o fortalecimento das instituições de ensino. Uma oportunidade para que professores e gestores conheçam soluções inovadoras e as tendências do setor. É possível visitar a feira gratuitamente. Clique aqui.

Já o acesso ao Congresso Brasileiro de Gestão, ao Fórum A nova sala de aula, ao Fórum de Habilidades Socioemocionais e às demais plenárias previstas na agenda é necessário inscrição e pagamento de taxa. Acesse o site para conhecer os detalhes.

 

4- Olimpíadas de Paris

Em julho do próximo ano, acontecerá a abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris. A capital francesa irá sediar o evento pela terceira vez. As últimas edições aconteceram no Japão (2021), Brasil (2016) e Londres (2012).

O evento esportivo traz uma série de temas que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar com os alunos na sala de aula. A história e prática dos esportes mais tradicionais até as novas modalidades incluídas em 2024, como o caiaque cross e o breakdance são os destaques para a disciplina de Educação Física, por exemplo. Já em conteúdos de História e Geografia, é possível estudar a história da França, que inclui as grandes navegações e a Revolução Francesa, o papel do país no desenvolvimento da humanidade e a relação com o Brasil. 

 

5- Eleições municipais

Em outubro de 2024, os brasileiros irão às urnas para eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Além desse movimento ser essencial para o futuro das cidades, é também um momento de exercício e compreensão do papel da cidadania, já que essas autoridades são responsáveis pelas mudanças mais próximas às comunidades. 

As eleições podem ser trabalhadas em sala de aula com os estudantes a partir de uma série de perspectivas. Na Língua Portuguesa, tópicos como a oralidade, oratória e análises. Em Geografia, o conhecimento sobre a divisão de territórios e a geopolítica. Em História, o estudo da formação e divisão dos poderes e do desenvolvimento da democracia. 

 

Comece 2024 preparado para os principais eventos e temas em pauta! Não deixe de compartilhar com seus colegas.