
Criação, colaboração e resolução de problemas
São inúmeras as possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais ao contexto educacional. Cabe aos professores, entretanto, ponderar que usos são promissores ao desenvolvimento dos estudantes. Podemos nos indagar: ao utilizarmos apresentações multimídia para explanarmos conteúdos, construímos oportunidades para que os alunos levantem hipóteses ou tenham suas ideias confrontadas? Ao delimitarmos fontes on-line de pesquisa, abrimos espaço para que avaliem criticamente e selecionem informações?
Não há, em princípio, usos necessariamente produtivos ou contraproducentes, contanto que tenhamos em vista a abertura à ação por parte dos estudantes e estratégias para verificarmos como sua compreensão e aprendizagem avançam, o que nos permitirá auxiliá-los. Há uma gama de alternativas de aplicação das tecnologias para que estudantes expressem ideias, revelem seu olhar, comuniquem-se e compartilhem. Em algumas de suas facetas, como a programação e a modelagem, as tecnologias digitais oportunizam criações e compreensões que outros suportes não viabilizam, como a colocação de hipóteses à prova por meio de um script que não se mostra funcional, por exemplo. Trata-se de um contexto rico para a mobilização da curiosidade, que Edith Ackermann (2014) vincula ao "permitir-se intrigar quando um resultado não corresponde ao esperado e ao desejo de percorrer o caminho inverso para entender as razões". A cultura digital também inaugura potentes meios para a intervenção do professor, que, ao contar com a sistematização das aprendizagens dos alunos, pode identificar dificuldades e apoiar tomadas de consciência.
É papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. Assim, poderá empreender ações com foco na fluência em novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis. Os cursos do caminho Cultura Digital enfatizam o potencial construtivo das tecnologias digitais, em alinhamento à perspectiva trazida por Seymour Papert (1994), segundo a qual a criança constrói tecnologia para aprender, em vez de ser ensinada por ela. Incentivam e orientam práticas com foco na criação, reflexão e resolução de problemas, fomentando o exercício da autoria que a construção do conhecimento demanda.
Confira algumas das contribuições dos cursos do caminho Cultura Digital a professores e alunos.
Arte e investigação>> A profa. Marilene Tavares de Souza (Urucará/AM) incorporou os celulares ao dia a dia com os alunos. Por meio da fotografia, uma das possibilidades dos dispositivos móveis, os aprendizes revelam suas curiosidades sobre o entorno da escola, realizam diagnósticos e produzem exposições, aliando arte e investigação.
Estudantes e famílias conectados para construir>> Antes da pandemia do novo coronavírus, a profa. Débora Pizapio Moreno (Corumbiara/RO) havia realizado um levantamento com seus alunos sobre acesso às tecnologias digitais e à conectividade. Hoje, os canais estabelecidos no início do ano são o principal meio de comunicação e compartilhamento com estudantes e famílias. O encorajamento para que os alunos se expressem, desenvolvam projetos e troquem ideias é constante.
Referências:
ACKERMANN, Edith. Pedagogical Perspective on Tinkering & Making. The Tinkering Studio. Entrevista. Tradução livre. Disponível em: <https://vimeo.com/104178407>. Acesso em: 13 agosto 2020.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Comentários - 130
01/11/20 01:13
21/11/20 13:31
02/12/20 17:31
06/12/20 08:48
07/12/20 14:22
25/01/21 15:12
25/03/21 20:39
25/03/21 20:39
25/03/21 20:40
25/03/21 20:40
25/03/21 20:40
25/03/21 20:40
25/03/21 20:40
31/03/21 20:57
Na verdade, eu sei o caminho que tenho que trilhar, mas, queria saber do que se tratava o QUIZ, sou muito curiosa.Valeu apenas.Só tenho que parabenizar pela brilhante idealização dessa criação.
17/05/21 22:25
25/05/21 15:44
Eu como professora de educação infantil zona rural vejo que ainda temos muita dificuldade com o uso da tecnologia,pois os pais dos alunos são família muito carente.
25/05/21 15:44
Eu como professora de educação infantil zona rural vejo que ainda temos muita dificuldade com o uso da tecnologia,pois os pais dos alunos são família muito carente.
13/07/21 17:53
Percebo que a minha maior dificuldade é não saber operar com recursos digitais, além de não possuir ferramentas necessárias.
09/08/21 19:02
11/08/21 09:37
11/08/21 11:40
11/08/21 13:52
15/08/21 09:22
16/08/21 15:03
16/08/21 15:18
16/08/21 15:54
17/08/21 10:58
18/08/21 21:31
19/08/21 18:58
20/08/21 11:46
E COM ISSO OS RECURSOS TECNOLOGICOS SÃO UMA BOA FERRAMENTA DE INOVAÇAÕ E MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS E DESENVOLVER UM MELHOR APRENDIZADO ...ESPERAMOS QUE AS ESCOLAS VENHAM A ACOMPANHAR ESSAS MUDANÇAS
21/08/21 20:45
23/08/21 22:17
24/08/21 22:08
26/08/21 13:50
31/08/21 21:36
01/09/21 23:01
06/09/21 16:32
08/09/21 08:22
08/09/21 09:02
08/09/21 16:11
08/09/21 21:56
09/09/21 08:39
09/09/21 09:17
09/09/21 09:46
Por outro lado, é evidente a necessidade de mais formação aos professores no que diz respeito ao manuseio e utilização das TICs.
09/09/21 11:05
09/09/21 20:57
10/09/21 10:44
13/09/21 16:45
13/09/21 22:47
17/09/21 09:02
17/09/21 09:04
17/09/21 13:08
20/09/21 10:40
20/09/21 22:49
Brilhante ideia!
21/09/21 19:43
22/09/21 15:10
23/09/21 16:30
24/09/21 09:56
25/09/21 01:12
25/09/21 18:14
26/09/21 05:24
26/09/21 23:24
27/09/21 11:22
27/09/21 11:24
28/09/21 14:45
28/09/21 16:17
29/09/21 22:01
29/09/21 22:40
29/09/21 23:23
01/10/21 13:21
05/10/21 00:57
06/10/21 21:40
09/10/21 22:33
14/10/21 16:44
18/10/21 02:55
21/10/21 10:15
21/10/21 16:52
22/10/21 17:19
24/10/21 00:40
24/10/21 01:35
25/10/21 14:56
25/10/21 18:36
30/10/21 09:59
04/11/21 20:06
05/11/21 15:35
08/11/21 09:32
08/11/21 14:42
23/12/21 09:21
Quando o professor se recicla e amplia seu conhecimento perante as possibilidades tecnológicas, ele aplica em sala, tornando suas aulas estimulantes, facilitando o conhecimento.
07/02/22 20:18
Esse mundo digital chegou na zona rural sem muito sinal da internet e sem preparação para professores dificultando a utilização dos equipamentos. Esse curso abre portas para a reciclagem dos professores e uma internet de qualidade para os alunos.
23/02/22 11:12
10/03/22 03:48
13/03/22 16:10
19/04/22 22:01
19/04/22 22:01
27/04/22 22:51
28/04/22 03:14
30/04/22 13:18
02/05/22 16:25
09/05/22 19:24
11/05/22 09:31
12/05/22 00:07
18/05/22 22:01
21/05/22 13:53
26/05/22 15:46
26/05/22 21:19
06/06/22 09:16
05/09/22 18:12
09/09/22 11:32
20/09/22 10:35
27/09/22 20:07
28/09/22 08:34
29/09/22 15:02
05/10/22 20:38
06/10/22 22:49
17/10/22 18:52
27/03/23 22:46
16/05/23 08:58
15/07/23 14:44
01/08/23 01:19
08/08/23 09:21
02/10/23 13:08
03/10/23 13:41
09/10/23 11:01
27/10/23 12:38
13/11/23 19:31
17/11/23 08:53
17/11/23 09:35
20/11/23 22:44
29/11/23 18:48
20/10/20 13:30