Criação, colaboração e resolução de problemas

+
São inúmeras as possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais ao contexto educacional. Cabe aos professores, entretanto, ponderar que usos são promissores ao desenvolvimento dos estudantes. Podemos nos indagar: ao utilizarmos apresentações multimídia para explanarmos conteúdos, construímos oportunidades para que os alunos levantem hipóteses ou tenham suas ideias confrontadas? Ao delimitarmos fontes on-line de pesquisa, abrimos espaço para que avaliem criticamente e selecionem informações?

Não há, em princípio, usos necessariamente produtivos ou contraproducentes, contanto que tenhamos em vista a abertura à ação por parte dos estudantes e estratégias para verificarmos como sua compreensão e aprendizagem avançam, o que nos permitirá auxiliá-los. Há uma gama de alternativas de aplicação das tecnologias para que estudantes expressem ideias, revelem seu olhar, comuniquem-se e compartilhem. Em algumas de suas facetas, como a programação e a modelagem, as tecnologias digitais oportunizam criações e compreensões que outros suportes não viabilizam, como a colocação de hipóteses à prova por meio de um script que não se mostra funcional, por exemplo. Trata-se de um contexto rico para a mobilização da curiosidade, que Edith Ackermann (2014) vincula ao "permitir-se intrigar quando um resultado não corresponde ao esperado e ao desejo de percorrer o caminho inverso para entender as razões". A cultura digital também inaugura potentes meios para a intervenção do professor, que, ao contar com a sistematização das aprendizagens dos alunos, pode identificar dificuldades e apoiar tomadas de consciência.

É papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. Assim, poderá empreender ações com foco na fluência em novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis. Os cursos do caminho Cultura Digital enfatizam o potencial construtivo das tecnologias digitais, em alinhamento à perspectiva trazida por Seymour Papert (1994), segundo a qual a criança constrói tecnologia para aprender, em vez de ser ensinada por ela. Incentivam e orientam práticas com foco na criação, reflexão e resolução de problemas, fomentando o exercício da autoria que a construção do conhecimento demanda.

Confira algumas das contribuições dos cursos do caminho Cultura Digital a professores e alunos.

Arte e investigação>> A profa. Marilene Tavares de Souza (Urucará/AM) incorporou os celulares ao dia a dia com os alunos. Por meio da fotografia, uma das possibilidades dos dispositivos móveis, os aprendizes revelam suas curiosidades sobre o entorno da escola, realizam diagnósticos e produzem exposições, aliando arte e investigação.
Estudantes e famílias conectados para construir>> Antes da pandemia do novo coronavírus, a profa. Débora Pizapio Moreno (Corumbiara/RO) havia realizado um levantamento com seus alunos sobre acesso às tecnologias digitais e à conectividade. Hoje, os canais estabelecidos no início do ano são o principal meio de comunicação e compartilhamento com estudantes e famílias. O encorajamento para que os alunos se expressem, desenvolvam projetos e troquem ideias é constante.

Referências:

ACKERMANN, Edith. Pedagogical Perspective on Tinkering & Making. The Tinkering Studio. Entrevista. Tradução livre. Disponível em: <https://vimeo.com/104178407>. Acesso em: 13 agosto 2020.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 113


Eliton Marrins Gabriel
20/10/20 13:30
Eusou professor de multisseriado. Mim informa como que é agente estudo pra quem está no zona rural, mas tem internet mais não pegar bem o sinal, só isso que é problema de área rural certo.
Andreia de Oliveira Rocha
01/11/20 01:13
Sou Professora de Escola Estadual.O que mais dificulta a  aprendizagem dos alunos é falta de conhecimento dos professores no mundo da Tecnologia.
Karina Michelle Alcantara de Moura Guedes
21/11/20 13:31
Sim.Mas alguns alunos não tem acesso a internet, dificultando nos tempos atuais o aprendizado dos que mais necessitam.Pois de agora em diante, teremos o ensino híbrido, então vamos inovar.
Nubia Barbosa dos Santos
02/12/20 17:31
Sou professora Nubia barbosa dos Santos ,trabalho em uma escola no povoado do interior de sergipe e a dificuldade que temos hoje em dia é a falta de sinal de rede. Precisamos de Atenas de sinal, para podermos trabalhar com inovação. 


Marluce de Santos
06/12/20 08:48
Ganhamos internet na escola, agora faltam os aparelhos para uso dos professores e alunos. 
Elizabete Maria de Souza
07/12/20 14:22
Apesar de tanta evolução, ainda existem muitas criança carentes quem não tem possibilidades de se conectarem com uma boa tecnologia, isso dificulta um pouco.
Veronice Dias Penachioni
25/01/21 15:12
Sim foi muito inspirador, infelismente a escola não tem computador para todos.
Ivani Yêda da C. Finotti
25/03/21 20:39
É que o professor não está sumamente preparado para manusear os equipamentos tecnológicos.
Ivani Yêda da C. Finotti
25/03/21 20:39
É que o professor não está sumamente preparado para manusear os equipamentos tecnológicos.
Ivani Yêda da C. Finotti
25/03/21 20:40
É que o professor não está sumamente preparado para manusear os equipamentos tecnológicos.
Ivani Yêda da C. Finotti
25/03/21 20:40
É que o professor não está sumamente preparado para manusear os equipamentos tecnológicos.
Ivani Yêda da C. Finotti
25/03/21 20:40
É que o professor não está sumamente preparado para manusear os equipamentos tecnológicos.
Ivani Yêda da C. Finotti
25/03/21 20:40
É que o professor não está sumamente preparado para manusear os equipamentos tecnológicos.
Ivani Yêda da C. Finotti
25/03/21 20:40
É que o professor não está sumamente preparado para manusear os equipamentos tecnológicos.
Sonia dos Santos Porto
31/03/21 20:57
Fantástica essa iniciativa da plataforma. a iniciativa da filtragem por afinidades, com toda certeza ajudará muitos professores indecisos a saber o caminho que motivam para sua formação, bem como onde existe mais fragilidade para melhorar seu empenho profissional.
Na verdade, eu sei o caminho que tenho que trilhar, mas, queria saber do que se tratava o QUIZ, sou muito curiosa.Valeu apenas.Só tenho que parabenizar pela brilhante idealização dessa criação.
Danielle de Souza Martins
17/05/21 22:25
A ideia do Quiz foi brilhante e mostra o quão conectados estão os idealizadores do site com o público. Ser facilitador não apenas nas formações mas guiando pelas mãos os que aqui chegam sem o mínimo de conhecimento tecnológico. Inclusivo. Muito bom.
Zilmar Barbosa da Costa
25/05/21 15:44
Apesar de estarmos no século XXl
Eu como professora de educação infantil zona rural vejo que ainda temos muita dificuldade com o uso da tecnologia,pois os pais dos alunos são família muito carente.
Zilmar Barbosa da Costa
25/05/21 15:44
Apesar de estarmos no século XXl
Eu como professora de educação infantil zona rural vejo que ainda temos muita dificuldade com o uso da tecnologia,pois os pais dos alunos são família muito carente.
Daiane Menezes da Silva
13/07/21 17:53
Olá! Ei sou Daiane Menezes da Silva, estou professora lotada numa escola estadual da Bahia.
Percebo que a minha maior dificuldade é não saber operar com recursos digitais, além de não possuir ferramentas necessárias.
Rosangela Duarte Ribeiro
09/08/21 19:02
Precisamos aprender juntos as novas Técnologias.
Carla Eliane da Silva Bittencourt
11/08/21 09:37
As ferramentas digitais são atualizadas constantemente, por isso é necessário estarmos sempre nos atualizando e reconhecendo as novas tecnológicas, irmos nos apropriando rotineiramente.
Ana Vanessa Fraga Paim
11/08/21 11:40
Precisamos inovar, porém equipamentos nas escolas públicas são poucos ou ultrapassados.

Marilândia Nunes Facin
11/08/21 13:52
Os aspectos tecnológicos estão em constante aprimoramento, assim faz-se necessário estarmos sempre em atualização. A inovação é algo fundamental no mundo atual. 
Patricia Leuck Lopes Campos
15/08/21 09:22
Estou aprendendo muito, e vamos em frente para novas aprendizagens.obrigado. Patrícia Campos, Viamão RS
Adoneide Fernandes da Silva
16/08/21 15:03
A tecnologia auxilia de forma prazerosa o processo de aprendizagem dos alunos. O que percebo é que ainda existe uma certa resistência por parte do professor em usar esses recursos. Talvez pelo fato que não se sintam preparados. Então, é preciso investir em oficinas e cursos para os professores adquirirem e aprimorarem seus conhecimentos tecnológicos.


Tania Maria de Aguiar Batista
16/08/21 15:18
Sou a professora Tânia Aguiar, trabalho com turmas multisseriadas na zona rural de Manaus. A escola que trabalho possui o kit tecnológico, porém não tem internet para conectar os tablets. Estou fazendo uma formação para poder conhecer o kit tecnológico e colocá-lo em práticas com conteúdos que possam ser acessados of-line.
Leyre Dhyene de Albuquerque Vieira
16/08/21 15:54
A tecnologia está presente em nosso dia a dia, por tanto é muito interessante esse curso, porém existem fatores em Manaus (conexão com a internet) que deixa muito a desejar.
Hudson Martins Leite
17/08/21 10:58
Há tempos que as graduações pedagógicas apontam para esta realidade tecnológica em que estamos vivenciando na sociedade atual, a pandemia acelerou este processo e mostrou o quanto é importante os alunos e as escolas estarem se preparando e/ou estarem  preparados para esta transformação tecnológica na educação mundial. 
Tatiane da Silva Monteiro
18/08/21 21:31
O curso com certeza vai trazer bastante conhecimento o qual poderemos colocar em prática com nossos alunos, principalmente, visto o quanto eles gostam de tecnologia e de haver a necessidade de estarmos evoluindo constantemente.
Alessandra Luísa Corrêa Corrêa da Silva
19/08/21 18:58
Sempre é bom apreender. Estamos em constante aprendizado. E nesse período a tecnologia faz parte do nosso cotidiano.
Cleia Carvalho Pereira
20/08/21 11:46
SEMPRE FUI ADEPTA A MUDANÇAS 
E COM ISSO OS RECURSOS TECNOLOGICOS SÃO UMA BOA FERRAMENTA DE INOVAÇAÕ E MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS E DESENVOLVER UM MELHOR APRENDIZADO ...ESPERAMOS QUE AS ESCOLAS VENHAM A ACOMPANHAR ESSAS MUDANÇAS 
Kelly Cristina Lira de Castro
21/08/21 20:45
Boa noite! A tecnologia é maravilhosa e usá-la em sala de aula é muito bom, pois os alunos gostam muito e eu também. Muitas crianças e adolescentes não possuem computador em casa, os tablets representam não apenas uma aula diferente, mas inclusão digital para esses alunos.
Marcilea Briglia Alves
23/08/21 22:17
As tecnologias ja fazem parte do nosso dia a dia. As aulas se tornam bem mais atrativas, as crianças aprendem mais.
Raimunda Gomes da Silva
24/08/21 22:08
 A tecnologia na escola é sinônimo de inovação,
Maria da Conceição da Silva
26/08/21 13:50
A tecnologia veio para auxiliar e consolidar o conhecimento. 
Eudes Bruce Fialho
31/08/21 21:36
Eu gosto dessa inovação tecnológica, contudo nossas crianças e adolescentes não estão preparados para usar de forma pedagogicamente essa nova metodologia em sala de aula.
Socorro dos Santos de Melo
01/09/21 23:01
Seria muito bom que todos tivessem acesso as ferramentas digitais, mas infelizmente é uma triste realidade dos alunos campesinos das áreas rurais, que muitas das vezes não possuem nem acesso ao sinal de telefone, são muitos paradigmas a serem quebrados.
Meriane Ribeiro Pinto
06/09/21 16:32
O curso é importante como ferramenta e recurso para avançarmos em busca de conhecimentos e pesquisas. Lamento por não estar aproveitando como queria pois estamos em sala de aula nos dois horários, mesmo sendo online era preciso ter um planejamento e em tempo organizado .
Janaina Cristina de Mendonça Asem
08/09/21 08:22
A tecnologia é a inovação para consolidar o conhecimento e aprendizagem das crianças.
Meire Fernandes Evangelista
08/09/21 09:02
Achei muito importante a parte que fala que o aluno ajuda a construir a educação e não somente "a recebe".
Tatiane Lacerda Darques Silva
08/09/21 16:11
A tecnologia é uma aliada na consolidação do processo de aprendizagem dos educandos, levando a inovação dos saberes.
Maria da Conceição da Silva
08/09/21 21:56
A tecnologia é recurso inovador aos nossos alunos 
Vera Ferreira Silva
09/09/21 08:39
Eu acredito que as inovações tecnológicas já são uma realidade em quase todo o Brasil. Por vezes me senti fora deste contexto. Ainda há muito o que fazer. o primeiro passo seria tirar das mãos dos empresários o controle da internet. Esta deve ser gratuita e para todos.
Cicera Mara Gonçalves do Santos
09/09/21 09:17
eu acredito na tecnologia nas escola ,porem falta apoio , e incentivo para com as criança  por parte da instituiçao ,pois as  criança gostam muito de tecnologia , na verdade falta incentivo ate mesmo nos ...

Lílian Cilza Segadilha Durães
09/09/21 09:46
Sou coordenadora de Centro de tecnologia Educacional e atualmente as TICs estão cada vez mais incorporadas na educação e, quando bem utilizadas geram resultados positivos. Entretanto precisamos tirar os discentes da ideia de que as tecnologias são apenas jogos e midias sociais, ensinando-os a pesquisar, analizar, formar seus argumentos e produzir conhecimento através das douso da tecnologia. O caminho para esse tipo de construção é produzir e desenvolver projetos utilizando as tecnologias que estão a disposição nas escolas, mesmo que essas sejam sucateadas, desatualizadas ou de dificil acesso pois, o importante é o discente aprender que pode se valer das TICs para estudar.
Por outro lado, é evidente a necessidade de mais formação aos professores no que diz respeito ao manuseio e utilização das TICs.
Maria José Farias da Silva
09/09/21 11:05
Hoje as tecnologias estão presentes no dia-a-dia dos alunos, por isso, e educação como um todo não pode ficar de fora desse processo.  Para tanto professores precisam e alunos precisam estar conectados com estes processos.
Thaís Di Crédico Alves
09/09/21 20:57
Tecnologia está presente diariamente na vida das pessoas, então é necessário incluir as inovação tecnológicas na educação,porém é essencial a qualificação e recursos para que isso aconteça.
André Lima da Silva
10/09/21 10:44
O acesso está condicionado a uma estrutura mínima para implantação das ferramentas, conteúdos e possibilidades. Há uma distância considerável entre as escolas, até na mesma rede de ensino, no que diz respeito a conectividade digital. É interessante um espaço apropriado, aberto, acessível, não só para algumas escolas. O professor deve sim buscar o conhecimento digital, isso é pontual, mas sem atropelos e tumultos no dia a dia já atarefado com tantas demandas, documentos e preenchimentos "manuscritos". Se a instituição não tem internet eficaz, estável e ao alcance de todos: continuaremos presos ao discurso "inovador", distante e intocável!
Juliana Braga Adorno
13/09/21 16:45
Estamos no processo para aumentar a velocidade da internet em nossa Escola. Sem uma internet eficiente fica difícil...
Cleusa Moreira da Silva
13/09/21 22:47
É importante conhecer e aprender a utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem, não é fácil mas é  necessário.
Maria José Ferreira de Abreu
17/09/21 09:02
As tecnologias são necessarias nos dias de hoje, pois são ferramentas utilizadas diariamente. O professor prcisa está atualizado para orientacão e utilização correta das ferramentas.
Márcia Joselinda Mendes Cabral
17/09/21 09:04
As tecnologias digitais são de fundamental importância para a inovação educativa.
José Ricardo Guerreiro da Silva
17/09/21 13:08
É muito importante apresentarmos o uso correto das tecnologias aos alunos e a sociedade. Hoje, qualquer criança tem acesso a Internet, seja pelo computador ou um celular. isso pode trazer benefícios ou malefícios. 
Lucirene Correia da Silva
20/09/21 10:40
Sou a professora Lucirene, acredito que as inovações tecnológicas já são uma realidade em quase todo o Brasil. Mas precisamos de formação para que estas ferramentas sejam realmente incluídas em nossas aulas. 
Antonia Marta de Menezes Santos
20/09/21 22:49
    Muito relevante esse caminho,com certeza auxiliará nós professores a melhorar no empenho profissional. 
    Brilhante ideia!
Lucia Eugênia dos Santos
21/09/21 19:43
A tecnologia é uma ferramenta muito importante na sala de aula.
Miria Rodrigues de Magalhaes
22/09/21 15:10
a importancia de aprender a tecnologia um meio hoje que nao podemod ficar sem e desatualizado.
Carina Araujo dos Santos
23/09/21 16:30
Esse caminho é de grande importância para os professores entenderem que a tecnologia veio para nos mostrar o quanto podemos melhorar nossa forma de ensinar.


Jozinete Vieira de Jesus Barros
24/09/21 09:56
Esse caminho veio para inovar nossa forma de ensinar nos dias atuais. 
Maria José Bernardo Borges
25/09/21 01:12
Sim uma vez que diante de tantas tecnologias, nossos alunos por mais carentes que sejam de uma forma ou outra, tem acesso mesmo que restrito, precisamos sim  incluir as inovação tecnológicas na educação, porém é essencial a qualificação e recursos para que isso aconteça.
Hildelena dos Santos
25/09/21 18:14
Seria muito bom se tivéssemos internet ... computadores e profissionais  à nossa sisposição ( na escola é claro ) mas infelizmente isso se torna ultopia... nada além de um sonho ... 
Edleide Souza de Jesus Santos
26/09/21 05:24
A tecnologia digital é uma necessidade nesses novos tempos. O problemas é que como não desenvolvemos presencialmente as atividades a conta não está fechando do fim do dia. Muitas atividades e informações (online) que exige de nós mais do que o nosso tempo disponível. Esta plataforma e curso está maravilhoso, mas sinceramente não consigo me dedicar como gostaria.  
Vinicius de Jesus Aires
26/09/21 23:24
A tecnologia hoje é essencial e para isso é necessário conhecimento da mesma, nesse sentindo podemos ver o caminho a ser percorrido por nós educadores.
Gicelia Lima de Melo
27/09/21 11:22
  Como seria bom se tivéssemos apoio na escola para usarmos as ferramentas tecnológicas que a escola possui e que quase sempre os professores e alunos não tem acessos ou seja acessos restritos infelizmente. Pois a utilização das TICs dinamiza o ensino e aprendizagem tornando mais praseros    
Gicelia Lima de Melo
27/09/21 11:24
Prazerosos
María Ilza Mendes do Nascimento Santos
28/09/21 14:45
....Esse curso vai ser  muito gratificante para minha vida futura no ensino e aprendizagem
Amanda Leal Fontes Andrade
28/09/21 16:17
as vezes o novo nos assusta, mas se enfrentarmos, com certeza vai nos enriquecer.
Maria Francisca dos Santos
29/09/21 22:01
  Com certeza foi inspirador, trabalhar com tecnologias digitais é prazeroso e significativo, porém os  meus alunos têm muito pouco acesso á internet, o que acaba dificultando nosso trabalho , como também a  minha dificuldade em entender tudo da área tecnológica. Tente aprender o máximo que posso.
Ana Cristina Figueredo Silva
29/09/21 22:40
O uso de tecnologias na educação possibilita um processo educativo mais dinâmico, criativo, eficiente e divertido. 
Edimagno dos Santos Ramos
29/09/21 23:23
Uma escola equipada tecnologicamente e com a ajuda desse curso, sem dúvida é um avanço na melhoria do processo de ensino e do conhecimento atualizado, na vida de todos que fazem parte da educação.
Paula Franssinette Sousa Santos de Jesus
01/10/21 13:21
Excelente,! 
Valdira Almeida Batista
05/10/21 00:57
Amei todo o conteúdo 
Jocielma Alves da Silva Caetano
06/10/21 21:40
É tudo muito interessante, porém, foge a realidade dos nossos alunos.
Cleide Oliveira Santana Souza
09/10/21 22:33
A tecnologia é uma grande aliada da educação, ela oferece recursos para um processo de ensino- aprendizagem mas flexível e dinâmico.  
Maria Augusta Ferreira da Silva
14/10/21 16:44
Esse conteudo e bastante inspirador para o aprendizado com a nova tecnologia
Vania Batista de Souza
18/10/21 02:55
A tecnologia tem sido mais do que nunca uma grande aliada do ensino e aprendizagem.
Etna Barbosa dos Anjos
21/10/21 10:15
infelizmente ou felizmente temos que nos conectar
Maria Josivânia do Nascimento
21/10/21 16:52
NO momento atual A tecnologia é uma grande ferramenta
Maria Mercês Costa Monteiro
22/10/21 17:19
A tecnologia veio para ficar e, no âmbito do conhecimento, ainda mais solidificada. Caberá a nós, professores, comprar a ideia do aprendizado sob essa nova ótica e nos capacitarmos para gerar qualidade nas nossas atividades, com objetivo principal no aprendizado dos nossos alunos.
Ana Ericka Ribeiro de Aguiar Souza
24/10/21 00:40
Sou professora  de turma multisseriada. Uma grande dificuldade que encontramos na rede, além do olhar do poder público, que para a ZONA RURAL é  esquecida, a falta de recursos tecnológicos torna-se uma grande barreira. 
Selma Maria da Silva
24/10/21 01:35
A escola é muito carente de ferramentas tecnológicas, é preciso inserir a comunidade escolar nesse novo contexto.
Jucyara Renata de Almeida Frazão da Cruz
25/10/21 14:56
Materiais riquíssimos, ideais renovadoras, estamos em um processo de adaptação, para que todos possam ter acesso mas que infelizmente o processo é lento!!  
Luzia Alves do Nascimento Souza
25/10/21 18:36
É muito importante inserir nossos alunos com meios tecnológicos que travam inovações para sala de aula. 
Joel Ribeiro dos Santos
30/10/21 09:59
O curso e muito importante para todos os educadores. Pois o uso das tecnologias esta na BNCC e presente em todos os componentes curriculares, o professor precisa conhecer para fazer o seu uso em sala de aula.
Josefa Fatima Alves dos Santos Batista
04/11/21 20:06
  O curso é muito importante para os professores que não tem muita habilidade em lidar com esses equipamentos e é de suma importância para nossos alunos
Clecionaria Santos de Santana
05/11/21 15:35
O curso è importante e inovador para os professores que são que estão iniciando a pedagogia e os aqueles que estão há muito tempo em sala de aula.
Adriana Alves da Costa
08/11/21 09:32
O curso é muito importante para nois educares que ainda não estamos abituados com a tecnologia.
Rosangela Soares dos Anjos
08/11/21 14:42
O curso é de grande importância, pois mostra outras habilidades para que o professor possa trabalhar.
Carolina Muniz Riechelmann
23/12/21 09:21
O mundo digital tem um leque de opções e caminhos para tornar a jornada do aprendizado mais dinâmica. Mas, devido a tantas possibilidades acaba dificultando o que utilizar e como aplicar.
Quando o professor se recicla e amplia seu conhecimento perante as possibilidades tecnológicas, ele aplica em sala, tornando suas aulas estimulantes, facilitando o conhecimento.

Lucia Helena Vieira
07/02/22 20:18
 Boa Noite
 Esse mundo digital chegou na zona rural sem muito sinal da internet e sem preparação para professores dificultando a utilização dos equipamentos. Esse curso abre portas para a reciclagem dos professores e uma internet de qualidade para os alunos.
Karla Fernandes do Carmo
23/02/22 11:12
Olá a todos                                                                                                                                                               Sou Prof. do ensino fundamental e da educação infantil, a tecnologia tem sido uma aliada ao trabalho pedagógico, criando possibilidades de aprendizagens mais significativas para os alunos.
Carmen Lane Vieira S. Leal Leal
10/03/22 03:48
Olá, sou prof. Do E.F.II anos Finais e Ensino Médio e acredito ser de extrema necessidade trazer para a educação estratégias tecnológicas assim como inserir no dia a dia educacional do educando atividades correlacionadas com a tecnologia impulsionando o aluno a não só pesquisar como também utilizar novos meios tecnológicos para auxiliar em seu aprendizado aprimorando seu conhecimento e com isso mostrando ao aluno novos caminhos de atuação na sociedade através da tecnologia avançada que hoje faz parte do cotidiano da humanidade. Por isso se torna essencial que a escola, seus educadores insiram essas práticas tecnológicas no ensino para que o estudante já inicie seu contato com a tecnologia de forma consciente e aprenda a fazer uso benéfico dos meios tecnológicos que tem disponível ao seu alcance da forma mais proveitosa e instrutiva na educação possível. 
Solange de Carvalho Guedes
13/03/22 16:10
Sim, foi importante. A tecnologia está em todos os lugares. Os alunos precisam ter a atenção devida, pois nem todos conseguem ter celulares e etc. Os professores se reinventam todos os dias para atender as necessidades do dia a dia.
Margarete da Cruz Coelho
19/04/22 22:01
Concordo que os professores tiveram que se inventar e assim também os alunos.A preocupação a acessibilidade das novas tecnologias que não temos pra todos.
Margarete da Cruz Coelho
19/04/22 22:01
Concordo que os professores tiveram que se inventar e assim também os alunos.A preocupação a acessibilidade das novas tecnologias que não temos pra todos.
Erinalva Pereira da Silva Oliveira
27/04/22 22:51
  É,  um material tecnológico muito bom e inovador, por isto que ele se torna essencial na aprendizagem dando subsidio a novas estratégias aprimorando os conhecimentos dos alunos de forma significativa. Sabemos que é um processo lento, mas gratificante tanto para os professores  quanto aos discentes que tiveram que se reinventar para atender as suas necessidades do cotidiano.  
Rosângela Maria de Oliveira
28/04/22 03:14
Muito importante o material tecnológico que estará disponível construindo um suporte pedagógico essencial considerando  a necessidade de uma estrutura solidária através da tecnologia e Democratização desse acesso. 
Suzana Paula Pereira Soares
30/04/22 13:18
Precisamos continuar trabalhando a cultura digital com nossos alunos, porém se faz necessário um maior apoio das escolas neste sentido. É preciso mais engajamento e uma estrutura escolar que atenta as nossas necessidades das mídias e recursos de uma forma geral.
Elaine Cristina Cavalcante de Sousa
02/05/22 16:25
Os equipamentos tecnológicos que chegaram do projeto na escola irão facilitar muito o uso das tecnologias com os alunos na escola.
Aline Maria Barbosa
09/05/22 19:24
A tecnologia dentro dos murros das escolas é um grande avanço tecnológico podendo ser desenvolvido bons conteúdos e práticas para os discentes. 
Marcelo Silva de Souza
11/05/22 09:31
Momentos como esses são importantíssimos para troca de experiências exitosas e dificuldades encontradas.  
Leandro Alexandre da Silva
12/05/22 00:07
Uma formação humanizada e contextualizada diante da realidade da escola do campo, encontra-se fortalecida quando é tida visibilidade nas ações didáticas, e assim tendo êxito no âmbito social.
Adeildo Pereira da Silva
18/05/22 22:01
Dentro da tecnologia existe varios caminhos para nos ajudar em uma edução tecnologia para todos, onde podemos envolver alunos que não contato algum com tecnologia .
Marcio Antonio Colucci Teixeira
21/05/22 13:53
Boa tarde! Entendo que a tecnologia digital em todas as suas potencialidades estará contribuindo para uma educação significativa, quando propicia a autoria discente. Usá-la como ferramenta facilitadora para ganho de proficiência curricular é minimizar a sua potencialidade além de continuar a manter o aluno em uma posição passiva em sua caminhada educativa.
Romilda Maria Gomes
26/05/22 15:46
Amei tudo..
Doralice Morais da Silva Correia
26/05/22 21:19
ESSE PROJETO ESTA DE TIRAR O S0SSEGO TRAVA DEMAIS, MUITO BOM TEM UM CONTEÚDO ÓTIMO O APRENDIZADO NÃO É SÓ PARA FIZ TRABALHISTA E SIM PARA VIDA.
José Marco dos Santos
06/06/22 09:16
As tecnologias educacionais  são fundamentais para evolução da aprendizagens dos alunos, pois as mesmas auxiliam  e complementam  a aprendizagem.
Claudia Maria de Melo Freire
05/09/22 18:12
Muito interessante a iniciativa do projeto. A troca de experiências, o direcionamento pedagógico e o embalsamento teórico. 
Leticia Moniele Andrade de Almeida
09/09/22 11:32
Projeto bastante significativo em uma sociedade cada vez mais conectada. A tecnologia na sala de aula se constitui em um recurso potencializador o qual contribui para despertar o interesse dos alunos e estimular a criatividade! Porém, é um desafio, haja vista problemas de conexão com a internet, principalmente na zona rural, bem como a necessidade de formação continuada para lidar com essa nova realidade.
Samanta Oliveira da Silva
20/09/22 10:35
As tecnologias mediadas da forma correta em sala de aula, constituem uma importante estratégia de ensino aprendizagem. Entretanto, encontramos muitos desafios quando se trata de conectividade com a internet, visto que mesmo em zonas urbanas muitas escolas ainda não possuem internet com capacidade para atender a demanda do turno. É importante ressaltar, que deve-ser realizar formações continuadas, de modo que o professor sinta-se seguros em utilizar tais recursos tecnológicos em suas aulas, bem como ajustar a realidade de sua escola.
Maria Adeilza Diniz França
27/09/22 20:07
Nos dias de hoje, é impossível não usar a tecnologia em sala de aula. O que nos falta muitas vezes, é conhecimento para incluí-la no planejamento das aulas.
Aparecida Santos Nascimento
28/09/22 08:34
Excepcional.  As tecnologias se faz necessária no mundo atual, pena que em alguns lugares ainda nos dias de hje o acesso a Internet não é  possível. 
Valdir de Deus
29/09/22 15:02
 As tecnologias são importantes mas tem que orientar os alunos que irão viver esse futuro tecnológico 

Conteúdos recentes