Como uma atividade de matemática virou uma lição em conservação de água

21/10/2020
Quando a professora Werica Alencar recebe um e-mail do Escolas Conectadas, corre logo para saber quais são as novidades entre os cursos da plataforma. Só que para ela, pouca coisa é novidade: a Werica já concluiu 23 formações, totalizando 640 horas certificadas no currículo só aqui do Escolas Conectadas.

— Quando eu vejo que tem algum curso de tecnologia, vou lá e faço! — relata Werica.

O interesse da profe Werica por formações on-line começou em 2019, quando se inscreveu para fazer cursos aqui na plataforma. Á època, ela atendia alunos com necessidades especiais em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e buscava certificações que pudessem contar em caso de prova de títulos para seleções públicas. Werica se surpreendeu com a devolutiva dos tutores.

— O pessoal se importa mesmo com o que a gente escreve! Nós temos a devolutiva aqui. Nos outros cursos que eu fiz não tem isso, você faz a atividade e depois imprime o diploma, sem retorno — analisa.

Entre as atividades que levou da plataforma para a sala de aula, a professora destaca os cursos Água: gotas de conscientização e Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais. Por atender uma turma tão diversa, individualmente, ela buscou no curso Construção de jogos a inspiração para uma maneira de ensinar matemática básica para cada um dos estudantes: pediu que cada um, com a autorização dos cuidadores, trouxesse a conta de água da casa, para que pudessem enxergar o consumo e o valor gasto. Mês a mês, ela mostrava às crianças que atitudes para economizar o recurso natural poderiam ser tomadas dentro de casa, resultando na diminuição do valor da conta.

— Procurei vídeos no YouTube para mostrar como pegar a água da máquina de lavar e usar para lavar a calçada, mostrei o quanto era importante desligar a torneira enquanto se escova os dentes, tomar banhos mais curtos — conta, sobre o uso da tecnologia na sala de aula.

Três Lagoas é um município que tem duas usinas hidrelétricas e, de acordo com Werica, não enfrenta falta de água. Por isso, a professora se empenhou em buscar on-line vídeos que mostrassem como é a realidade de municípios que enfrentam a escassez do recurso. Essas atividades duraram alguns meses em 2019, inspiradas pelas formações que Werica fez no Escolas Conectadas.

— O resultado foi positivo tanto para os pais como para o planeta. Eles aprenderam a dar valor, porque se somarmos rios, nascentes, tudo, a água será um dos itens mais caros a todos — finaliza.

Maria da Conceicao dos Santos
26/10/20 21:52
Muito produtivo o comentário da professora, pois  serve de estímulo para outros.
Maria das Graças Gomes Soares
28/10/20 09:51
 É MUITO IMPORTANTE MOSTRAR A REALIDADE DA COMUNIDADE, POIS O CONHECIMENTO DOS ACONTECIMENTO LEVA A SE RESPONSABILIZAR PELO SEU LUGAR
Monique Francine Marchetti dos Santos
28/10/20 19:32
Riquissimo
Luiz Antonio Alves
30/10/20 21:31
Algo inovador onde contextualiza o consumo racional da água com a Matemática.
Rosimeire Dias Tadiotto
02/11/20 18:18
Muito importante o comentário da professora, pois  serve de estímulo para outros.
Maria Aparecida Rodrigues dos Santos
05/11/20 11:54
Trabalho que nos leva a vercificar para o conhecimento dos alunos e ao crescimento
Márcio Luís Leitão Barbosa
22/11/20 11:35
Muito importante conhecer as experiências dos colegas. Isso nos estimular a buscar melhorar sempre.