Depois de um ano de isolamento, a professora Edna conquistou mais de 300 horas certificadas em cursos da Plataforma Escolas Conectadas. Conheça a história dela!

23/03/2021
Como a maioria dos professores brasileiros, a professora Edna de Almeida, de São Paulo, se abalou quando se viu longe das salas de aula. A educadora paulistana era regente em uma turma do quarto ano do ensino fundamental quando a educação virou de cabeça para baixo, em março de 2020. Foi a hora de ela mesma seguir os conselhos que sempre deu aos alunos e se jogar nos estudos:

— Falo sempre para as crianças: “toda uma vida podem tirar de vocês, até a sua vida, você não sabe o que pode acontecer. Mas todo o conhecimento que você adquire, ninguém tira de você.” — reconta a professora.

Desde a interrupção das aulas presenciais, em março de 2020, foram 14 cursos concluídos aqui no Escolas Conectadas, totalizando 358 horas de formação continuada certificada. Ou um pouco menos de uma hora todo dia. Ou ainda: 26 emblemas para a coleção da professora. Os emblemas (ou conquistas) são insígnias concedidas para educadores que concluem diferentes cursos e Caminhos para a Inovação ou até de acordo com seu comportamento no ambiente de aprendizagem.

— Se eu não estudar, se não fizer mais alguma coisa... preciso fazer algo para não enlouquecer. Se tem que ficar em casa mesmo, vou estudar! Aí fui fazendo os cursos, um atrás do outro — relembra.

Nos últimos meses, Edna tem se dedicado aos cursos ligados a programação, como O Pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch, Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável e Olá, mundo! Lógica de programação e autoria. Ela espera conseguir aplicar os conceitos com os estudantes neste ano, com uma aprendizagem remota mais estruturada que a do ano anterior.

— Eu estava olhando aqui na plataforma, terminei o "pulo do gato" e vi que já fiz quase todos! Vou ter que esperar pra fazer mais alguns outros, a gente aproveita muito em sala de aula, estou sempre recomendando para as colegas na escola — recomenda.

Além dos certificados, um iPad para chamar de seu

Em meio à agitação de 2020, a professora Edna encontrou um tempinho para responder ao questionário da Red de Recursos de Evaluación y Aprendizaje (RedCrea). A instituição realizou um Estudo de Impacto Social do Projeto Escolas Conectadas por meio de instrumentos como estudos de caso e questionários aos cursistas. Todos que responderam concorreram ao sorteio de dois iPads.

Conheça as educadoras Ivanete, de Vila Velha (ES), e Jeane, de Jussara (BA), que também ganharam um iPad cada uma na ação promovida pela RedCrea.

— É muito bom, estou gostando muito! — avalia a professora.

E depois, como vai ser?
A maioria dos professores da escola optou por continuar com a turma em que lecionava no ano anterior, para manter os vínculos que haviam sido minimamente estabelecidos nas primeiras semanas presenciais em fevereiro de 2020. A equipe da escola também considerou que seria melhor para os estudantes continuar com uma mesma professora, o que lhes daria um senso maior de familiaridade, menos uma adaptação a ser feita.

Por ora, a professora segue com o Google Sala de Aula, acompanhando os mesmos 29 alunos com os quais iniciou o ano em 2020, agora matriculados no quinto ano. O futuro continua parecendo um pouco incerto para a professora, que aguarda as decisões da prefeitura de São Paulo para saber como deverá ser o trabalho dela. Mas Edna sabe que deve retornar à sala de aula em algum momento.

—  Acho que vai ser difícil para todo mundo, é uma nova vida, uma nova realidade. E só vivendo é que a gente vai começar a entender essa nova realidade — finaliza.

Gisele Marcondes da Cunha
31/03/21 20:48
Muito bom ler depoimentos de educadores que realmente faz a diferença nessa sociedade.
Maria Silvana Alberto Gomes da Silva
04/04/21 17:31
Parabéns pelas histórias! Já fiz muitos cursos também e conclui muitas horas e vários certificados, mas ainda não chegou minha vez de ser escolhida.
Carlos Francisco da Silva
10/10/21 19:17
Maravilha , quero dizer que fico emocionado em ver nos educadores tanto empenho, parabéns!