5 aplicativos de educação criativos selecionados pelo Google e comunidade de educadores

5 aplicativos de educação criativos selecionados pelo Google e comunidade de educadores

+
20/07/2021
Desde que o ensino remoto se tornou uma realidade, alunos têm dividido a atenção entre cadernos e livros físicos com computadores, tablets e celulares. Consequentemente, o uso de aplicativos nesses dispositivos aumentou, bem como as opções disponíveis no mercado. Mas então, no meio de tantas novas tecnologias, como podemos compreender melhor o papel e a função dos aplicativos, aprendendo a usá-los a favor do aprendizado?

Os aplicativos ou apps, como são conhecidos, têm a mesma função dos programas instalados em computadores, mas foram criados para uso nos celulares e smartphones, reunindo diversas funções dentro de um mesmo lugar, como é o caso do WhatsApp, editores de fotografia e até mesmo aplicativos educativos, que contribuem para o aprendizado e estão mais próximos da maneira como a nova geração aprende.

No entanto, escolher entre as muitas opções do mercado pode ser uma tarefa complicada! Por isso, educadores e especialistas se uniram ao Google para listar os apps de educação disponíveis na loja de aplicativos Play Store, com filtros de idade, usabilidade, adequação de conteúdo e publicidade, ajudando outros professores a encontrar recursos de forma mais simples e a aplicar essas tecnologias de forma assertiva nas aulas.

Muito além do mero entretenimento, as atividades lúdicas no digital ensinam competências e habilidades imprescindíveis para uma educação integral. Pensar para agir, controlar as emoções, gerenciar expectativas, organizar trabalhos em equipe e muitas outras características fundamentais para a transição entre a vida infantil e adulta são aprendidas a partir de atividades que conversam com crianças e também adolescentes. 

Abaixo, listamos alguns aplicativos educativos selecionados pelos especialistas! Para fazer a sua própria busca e acessar diretamente, basta abrir a loja de aplicativos em seu celular e navegar entre as categorias que vão de 5 a 12 anos de idade. 

Até 5 anos: A Vila do Alfabeto da Vila Sésamo transforma vogais de aprendizado e novas palavras do vocabulário em uma experiência divertida de fazer biscoitos. Ao criar cookies de letras e decorá-los em sua cozinha, o Chef Elmo ajuda as crianças a aprender.

Até 8 anos: O aplicativo PLAY-DOH Create ABCs foi desenvolvido para ajudar as crianças a reconhecer letras, escrever cartas usando a ordem correta dos traços e associar letras a sons.

Até 12 anos: A Tabuada Divertida ajuda a prática por meio de uma série de aventura. O algoritmo adaptativo identifica os fatores de multiplicação que cada jovem considera mais complicado e personaliza as tarefas. 

Inspire-se!

Em meio de uma rotina na pandemia, com três filhos e 14 turmas para o componente curricular de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a professora Maristela Muller Donel, de Sapiranga (RS), buscou nas formações do Escolas Conectadas nos jogos de celular uma nova maneira de trabalhar os biomas nas aulas de ciências. Maristela encontrou na formação Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo a solução para envolvê-los. Por meio de uma aventura investigativa, são abordados aspectos gerais, fauna, flora e ameaças à biodiversidade dos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!