Aprenda a trabalhar as competências socioemocionais em sala de aula em 2023

09/12/2022

Confira as dicas das educadoras para a formação integral de seus alunos

Dentre as diretrizes determinadas na Base Nacional Comum Curricular, o desenvolvimento de competências socioemocionais figura entre uma das principais demandas educacionais da atualidade.

A prioridade pedagógica está entre as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas pelos alunos em idade escolar, pois impacta diretamente em seu desempenho.

Lições como expressão, respeito ao próximo, responsabilidade, integração, ação e efeito são fundamentais para que os estudantes construam sua autonomia, a empatia, a reciprocidade e seu senso de interdependência com o meio.

As competências socioemocionais complementam o processo de aprendizagem, permitindo que o estudante vivencie novas possibilidades de socialização, desenvolvimento e aprendizagem.

Se você ainda não conhece essas competências e nem sabe como aplicá-las em sala de aula, não precisa se preocupar. Descubra a seguir!

Conectando emoções e educação

Com o objetivo de reduzir as desigualdades de oportunidades e possibilitar que os alunos alcancem seus projetos de vida, as competências socioemocionais demandam um esforço coletivo entre educadores e coordenadores pedagógicos para serem desenvolvidas no ambiente escolar.

Dentre as cinco competências a serem trabalhadas em idade escolar estão: a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável.

Maria Ferreira da Silva, professora de Língua Portuguesa para turmas da Educação Infantil e dos anos finais do Ensino Médio, acredita que a educação socioemocional é determinante no processo de aprendizagem e desenvolvimento do estudante.

“Ao trazer a educação socioemocional para a sala de aula, consigo descobrir o que pode estar interferindo no aprendizado dessas crianças e jovens. Afinal, muitas vezes os entraves vêm da relação com a família, com os amigos. Tudo isso impacta o desempenho escolar deles”, afirma.

Habilidades e competências socioemocionais na prática

Para que haja uma formação integral do estudante, é fundamental que o planejamento e o plano de aula sejam baseados nas competências e habilidades determinadas na BNCC.

E o tema pode ser trabalhado em diferentes áreas do conhecimento, como prova a professora Daniela Amorim. A fim de trabalhar o autoconhecimento, ela propôs a criação da árvore genealógica de cada um dos estudantes.

“A partir de uma única atividade passamos por áreas como Ciências da Natureza, Matemática e História. Isso sem contar a oportunidade de trazer memórias familiares que despertam emoções”, explica.

A educadora que trabalha com turmas de 5º ano em duas escolas públicas na cidade de Maceió, comenta ainda que deseja criar um senso de pertencimento entre os estudantes, preparando-os para tomar decisões e assumir responsabilidades dentro da ƒssociedade.

Sobre o curso Currículo, saberes e competências socioemocionais

Até aqui já deve ter ficado clara a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais. E para auxiliar você educador nesse processo, nós indicamos o curso Currículo, saberes e competências socioemocionais.

Disponibilizado gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas, o curso autoformativo com 16 horas de duração propõe o aprofundamento das conexões entre as competências definidas na BNCC e os aspectos sociais e relacionais da educação socioemocional.

Online e certificado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, o curso compõe o itinerário iniciado com a formação Educação socioemocional: aprendizagens-chave e já está aberto a inscrições, podendo ser concluído até o dia 31 de janeiro. Não perca esta oportunidade!