Prepare seus alunos para o uso responsável da internet dentro e fora da escola

21/09/2022

A professora Adriana de Queiroz utiliza a cidadania digital para levantar debates na disciplina de intervenções comunitárias. Conheça a sua história!

“Em 2021, foi implementado o programa de tempo integral, o Escola de Autoria e o Novo Ensino Médio na escola em que eu leciono. Assim, novas disciplinas surgiram no currículo, criando a necessidade de aprimorar o conhecimento dos professores e trabalhar novos temas com nossos estudantes, que são da Era da Tecnologia”, afirma a professora Adriana de Queiroz.

Ela dá aulas de biologia e de matemática na Escola Estadual Salomé de Melo Rocha, localizada no município de Guia Lopes da Laguna (MS), para alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, além de turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Com tanta sede de ensinar quanto de aprender, a educadora se inscreveu, por pura curiosidade, no curso Cidadania Digital: educando para o uso consciente da internet, aqui na plataforma Escolas Conectadas. E, hoje, já consegue adaptar para as suas aulas os conteúdos adquiridos na formação.

“Após o curso, consegui trabalhar o tema tanto em disciplinas novas como nas minhas aulas de biologia e ciências. A formação abre o leque de visão e amplia o nosso conhecimento”, comenta.

Cidadania digital e as novas perspectivas

Desde que tomou conhecimento das oportunidades de formação continuada, a educadora já concluiu vários cursos na plataforma. Para ela, entre os destaques do Cidadania Digital estão as novas metodologias e técnicas apresentadas.

“Aprendemos novas metodologias de ensino-aprendizagem, técnicas de didática e formas de lidar com os desafios. Isso faz parte da busca por entregar um ensino de qualidade e garantir o aprendizado dos nossos estudantes”, acredita.

A professora detalha como tem incluído temas atuais e relevantes sobre o uso consciente da internet em seus planos de aula.

“Trabalhei com vídeos e textos sobre cyberbullying nas turmas de 6º e 9º ano. Só fiz algumas adaptações para eles, de acordo com o ano. Abordamos também a lei do Marco Civil da Internet”.

Projetos interdisciplinares em prol da conscientização

Como exemplo de projetos elaborados a partir dos conhecimentos adquiridos na formação on-line da plataforma Escolas Conectadas, a professora cita um que foi desenvolvido na escola em conjunto com outros professores.

O projeto se deu por meio de atividades pedagógicas complementares, enviadas semanalmente para os estudantes realizarem em casa, e em debates presenciais. Entre os temas abordados estiveram segurança, privacidade, comportamentos positivos nas redes e autocuidado on-line.

“Desenvolvemos ações durante todo ano sobre cyberbullying, junto com outras disciplinas. E outros colegas também fizeram o curso da plataforma Escolas Conectadas. As atividades elaboradas tinham como proposta educar sobre como verificar e compartilhar informações on-line de forma responsável, como promover o respeito e a empatia na internet e como prevenir o cyberbullying”, esclarece.

Sobre o curso Cidadania Digital: educando para o uso consciente da internet

Vivemos a Era dos Dados e a tecnologia se faz presente no nosso cotidiano. A internet influencia nossos gostos, opiniões e até mesmo nossas relações. E, justamente por isso, é fundamental aprender a usá-la em nosso benefício desde cedo.

Com isso, o objetivo do curso Cidadania Digital: educando para o uso consciente da internet é capacitar docentes, coordenadores pedagógicos e gestores para preparar e encorajar os estudantes a usarem a internet de forma segura, responsável e consciente.

On-line, gratuito e com carga horária de 48 horas, o curso autoformativo é alinhado às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe um novo olhar sobre o uso das redes. Ao fim da formação, os educadores serão capazes de promover ações educativas e transformadoras, focadas em segurança, ética e cidadania digital, dentro e fora do ambiente escolar.

Ficou interessado em aprender mais sobre o tema para poder realizar novas práticas com seus alunos? Inscreva-se agora mesmo e participe das aulas!