Os cursos do portal Trilhas estão de casa nova. Saiba mais!

02/08/2022
Durante muito tempo, o portal Trilhas proporcionou a professores alfabetizadores e estudantes de pedagogia de todo o país uma série de oportunidades para o aprimoramento profissional.  Seja por meio dos conteúdos ou mesmo das formações on-line gratuitas referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), milhares de educadores aperfeiçoaram suas práticas pedagógicas e trocaram experiências com outros profissionais.

Em breve, o portal Trilhas será descontinuado, e toda a oferta para a formação continuada de professores estará disponível aqui na plataforma Escolas Conectadas, com conteúdos programáticos revisados e atualizados. Inclusive, alguns cursos já estão em nossa plataforma e com inscrições abertas!

Saiba mais sobre cada uma dessas formações e programe-se para participar das aulas.

Escrita por meio do professor: universo dos contos
Com a proposta de promover a reflexão sobre o protagonismo do estudante na aprendizagem da linguagem escrita, a formação tem como principal objetivo garantir ao professor a fundamentação teórica necessária para transformar seus alunos em reais autores.
Autoformativo e com carga horária de 20 horas, o curso ainda oferece sugestões de recursos para criação escrita em ferramentas digitais e compartilhamento na web.

Escrita por meio do professor: indicação literária
Na mesma linha do curso anterior, essa formação, além de estimular o protagonismo do estudante e encorajá-los a criar no processo de aprendizagem da linguagem escrita, aborda as características do gênero literário. Esse, por sua vez, abrange também o ensino para crianças ainda não alfabetizadas.
Buscando encorajar novas práticas por meio da utilização de recursos digitais para potencializar o trabalho, o curso autoformativo tem duração de 20 horas.

Escrita Compartilhada
A formação em escrita compartilhada é direcionada ao professor alfabetizador que pretende aprofundar os conhecimentos dos estudantes em pesquisas e verbetes enciclopédicos. Através do incentivo à pesquisa de referências e enciclopédias impressas e digitais, ao fim do curso o professor será capaz de apresentar outras maneiras de construção de conhecimento.
O curso é autoformativo e tem duração de 45 horas. A próxima turma terá início em 15/08.

Saiba mais e inscreva-se!

Leitura em Voz alta pelo professor
Voltada para professores dos ciclos iniciais, essa formação propõe que sejam trabalhados textos narrativos, informativos e poéticos, visando à ampliação do repertório de palavras, o conhecimento da língua e das diferentes formas de discursos pelos alunos.
O curso é dividido em duas fases, nas quais são abordadas as didáticas e promovidas reflexões sobre o ensino da leitura, escrita e oralidade. O professor também será aprofundado na prática da leitura em voz alta e tipos de intervenções sob a ótica do ensino híbrido.
As inscrições para a próxima turma serão abertas em 15/08. E as aulas terão início em 29/08.

Saiba mais detalhes.

Faça parte da comunidade de educadores que ampliam seus conhecimentos através das formações da plataforma Escolas Conectadas!