Dia do Diretor Escolar: o papel do gestor e sua importância na volta às aulas

16/11/2021

No dia 12 de novembro foi comemorado o Dia do Diretor Escolar, aquele que tem o papel central de organizar e apoiar o bom funcionamento da comunidade escolar. O gestor também tem papel fundamental na hora de incentivar, motivar e inspirar professores e alunos.

Após um período tão complexo, principalmente para os profissionais da educação, o retorno das aulas presenciais trouxe novos desafios para todos, incluindo aqueles à frente das atividades de gestão e planejamento. Selecionamos cursos que podem ajudar nesse momento de volta presencial.

O curso 100% gratuito e on-line oferecido pelo Escolas Conectadas Inova Escola - Gestão Inovadora promove uma reflexão sobre os papéis e as responsabilidades dos diversos participantes da comunidade escolar. A formação apresenta meios de transformar a escola em uma construção coletiva, com estratégias relacionadas à gestão democrática, à equidade, à administração do tempo e à corresponsabilidade, com debates e vivências práticas.

A formação Escola Digital: tecnologias e currículo - Gestores, complementar ao curso Escola Digital: tecnologias e currículo, busca aliar aos conceitos e às análises sobre a escola na cultura digital o uso crítico de recursos da rede e o protagonismo de professores e estudantes na criação de materiais.

Já o curso Escola para todos: promovendo uma educação antirracista pretende refletir sobre formas de construir alternativas e práticas de educação antirracista, de acordo com as diferentes realidades educacionais. Neste caso, o papel do gestor é importantíssimo para fomentar essa discussão e a construção de estratégias de enfrentamento ao racismo, seja orientando os professores de sua rede, seja incentivando a participação em formações como essa.

Para finalizar, o diretor pode, além de participar diretamente, indicar para os professores o novo curso da plataforma, 100% gratuito e on-line, BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender, que coloca em foco as curiosidades e potencialidades geradas pelas tecnologias digitais nas diferentes etapas da educação básica e áreas de atuação, norteadas pelas competências e habilidades previstas pela BNCC. Para encorajar a participação de professores da sua escola, enviaremos logo mais uma comunicação específica sobre a formação. Aguarde! <3

Gostou das nossas indicações? Aproveite e conheça nosso catálogo completo de formações para continuar ampliando o seu conhecimento.