O dia de comemorar a história e a importância do  Livro Didático está chegando!

O dia de comemorar a história e a importância do Livro Didático está chegando!

23/02/2022
Parte essencial do processo de aprendizagem, os livros didáticos andam lado a lado com os professores, facilitando o ensino e auxiliando-os na condução das práticas pedagógicas. Por isso, anote na agenda: o Dia Nacional do Livro Didático acontece em 27 de fevereiro! Que tal incluir o assunto em seu planejamento de aulas?
A data foi criada em 1929, pelo Instituto Nacional do Livro (INL). No Brasil, os livros só puderam ser feitos a partir de 1808, quando a família Real portuguesa se mudou e trouxe uma impressora. A produção própria começou apenas em 1822, com a Independência do Brasil e o decreto das primeiras leis educacionais.
Mas mesmo assim, a ideia só ganhou força em 1929, com a criação do Insti­tuto Nacional do Livro, fundado para legitimar o livro didático nacional e auxiliar sua produção. Em 1934, o Instituto começou a elaborar um dicionário nacional, uma enciclopédia e aumentar o número de bibliotecas públicas.
Agora, vamos às dicas para trabalhar o tema! Se você se interessou e quer saber mais sobre esse universo, a plataforma Escolas Conectadas também convida você para conhecer o curso 100% gratuito Escrita criativa: com a palavra, a autoria. A formação tem como objetivo envolver os alunos no fascínio pela escrita, por meio do trabalho com gêneros textuais com foco na autoria e conhecimento das características de histórias em quadrinhos como possibilidade para desenvolvimento da escrita e implementação da produção de HQ com os alunos. O curso é mediado, tem carga horária de 20 horas e é certificado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro mediante aprovação. Para saber mais sobre esta formação veja esta matéria especial sobre o  Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor!
Você também pode se interessar pela matéria sobre livros que ensinam as crianças a respeitar as diferenças, disponível no Portal TRILHAS, plataforma parceira que oferece cursos e conteúdos gratuitos para quem trabalha nos anos iniciais da alfabetização! Confira clicando aqui.

Gostou? Aproveite e conte para gente como você utiliza os livros didáticos em suas atividades escolares!