Saiba como trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência na escola

15/09/2022

Em 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data tem como proposta promover a conscientização da população sobre a importância do desenvolvimento na sociedade de meios de inclusão para pessoas com deficiência.

Sabia que esse dia não foi escolhido à toa? Ele está próximo ao início da primavera, a estação que marca o florescer. Nesse sentido, está metaforicamente relacionado à renovação da vida das pessoas com deficiência.

Comemorada desde 1982, a data só foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133. Sua instauração foi uma maneira de garantir a integração dessas pessoas na sociedade de maneira justa e igualitária.

Porém, ainda hoje existem muitos desafios, principalmente no que diz respeito a uma educação inclusiva

Mas como tornar o ambiente escolar mais inclusivo? Como naturalizar as limitações e potencializar as individualidades de cada aluno?

Leia mais: Fotografia, moda e inclusão na busca por representatividade

Integrando e incluindo

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE em 2019, mais de 17 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, o que equivale a 8% da população. Iniciativas e políticas de inclusão são necessárias para que seja garantido um mundo mais acessível.

É fundamental a criação de espaços que não só integrem, mas também incluam pessoas com deficiência. Só assim, é possível que pessoas com diferentes capacidades ocupem todos os espaços e tenham acesso a diferentes oportunidades.

Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva considera alunos com deficiência também como público-alvo a ser atendido pela escola comum. Nesse sentido, a escola inclusiva tornou-se uma nova realidade brasileira.

Por meio do curso Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência, disponível gratuitamente aqui na plataforma Escolas Conectadas, você, professor, terá acesso a conteúdos sobre conceitos básicos sobre o tema, que te farão refletir sobre os desafios e te inspirar a criar estratégias para a inclusão de todos na escola. Clique aqui e inscreva-se!

Nas aulas, você terá acesso a opções de abordagens pedagógicas para promover a inclusão da diversidade humana, contrapondo as práticas tradicionalmente excludentes.

Ao fim do curso, o educador será capaz de abordar a educação inclusiva sob novas perspectivas e preparar os alunos para compreender, respeitar e praticar atitudes e comportamentos empáticos e inclusivos.

Saiba mais sobre a formação:

Curso on-line e gratuito

Carga horária: 50h

Modalidademediado

Alinhado às competências gerais da BNCC

Certificado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Inscreva-se e garanta a sua vaga!

Você já trabalhou esse tema com seus alunos em sala de aula? Conte para nós nos comentários!