No Mês da Matemática, conheça a formação “Grandezas e medidas: explorar para compreender”

17/05/2022
Há pouco tempo comemoramos o Dia Nacional da Matemática e, aproveitando o momento, trouxemos uma indicação de curso que pode ser um aliado na hora de planejar suas atividades pedagógicas. Que tal trabalhar o universo algébrico fornecendo práticas do estudo da matemática baseadas na resolução de problemas cotidianos e comuns ao contexto dos alunos? Conheça a formação “Grandezas e medidas: explorar para compreender”, que tem o objetivo de ampliar e qualificar ações focadas na exploração dos conceitos de grandezas e medidas, contemplando desde a construção do número até operações com razões e proporcionalidade.

O que é e para que serve uma unidade de medida? Para que e como medir? Que relações e operações podem ser estabelecidas entre medidas? Como o trabalho com sistemas de medidas pode contextualizar a exploração de outros conceitos matemáticos? São algumas das questões abordadas na formação, que é 100% gratuita e com certificado incluso. O curso é mediado e possui carga horária de 50h. Nele, você terá acesso a ideias e práticas que se conectam com as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da educação infantil ao ensino médio, com ênfase nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Ao promover indagações a respeito de grandezas do mundo físico, unidades de medidas básicas (que as quantificam) e suas aplicações, você pode incentivar o aluno a realizar reflexões sobre o tema, tão caro à própria compreensão da realidade. Por meio de investigações nesse contexto, oportunizam-se ao aluno tanto observações, nos aspectos qualitativo e quantitativo, quanto a produção de argumentos acerca de relações métricas. O encorajamento ao aluno para que solucione problemas, num primeiro momento, de ordem cotidiana, alicerça investigações e descobertas posteriores de ordem científica e tecnológica, viabilizando ricas integrações com outras áreas do conhecimento, como propõe a BNCC.

Além disso, na área de Matemática e suas Tecnologias, as aprendizagens do curso conectam-se às competências de utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, fazer uso de diferentes registros de representação matemáticos na busca de solução e comunicação de resultados de problemas e de investigar e estabelecer relações a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias.É esse conjunto de conhecimentos que o curso discute, aplica e compartilha, com a ajuda especial dos educadores participantes: as atividades do curso são também espaços de troca de ideias e experiências para superar desafios pedagógicos nas diferentes etapas da educação básica.

A professora Márcia Martins, que trabalha com alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, elaborou uma atividade interdisciplinar a partir da proposta do curso e contou sua história, assim como detalhou os elementos e cada etapa de sua ideia e planejamento aqui

Clique aqui e saiba mais sobre o curso “Grandezas e medidas: explorar para compreender”, acesse o conteúdo programático e venha fazer parte da próxima turma que começa dia 09 de maio e vai até 06 de junho. Inspire-se nos materiais de apoio e nas vivências proporcionadas para realizar seu planejamento e potencializar sua prática pedagógica. Esperamos você!