Hackeando futuros: uma introdução à programação desplugada

08/07/2021

O pensamento computacional, a programação e as tecnologias digitais estão diretamente relacionados à preparação dos jovens brasileiros para atuar em uma sociedade em constante mudança. Proporcionar conhecimentos para que eles possam entender os efeitos da revolução digital em nossa sociedade é fundamental para a construção de uma atitude crítica, ética e responsável.

As soluções com base na tecnologia ampliam as possibilidades de criação e expressão dos estudantes, além da geração de renda e atuação cidadã. A ideia da disciplina eletiva Hackeando Futuros é que eles possam se apropriar da lógica algorítmica com o objetivo de desenvolverem habilidade de análise e resolução dos problemas do dia a dia.

Para apoiar o professor que deseja introduzir os alunos à programação de forma desplugada, a plataforma Escolas Conectadas desenvolveu o curso "Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem", que é autoinstrucional, possui carga horária de 30h e é certificado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

E além disso, a Fundação Telefônica Vivo criou a Coleção de Tecnologias Digitais com seis cadernos que colaboram com o fomento da cultura digital nas escolas e evolução das competências digitais dos educandos, fornecendo instrumentos que garantem aprendizagens para que os jovens possam atuar em uma sociedade em constante transformação.

O terceiro desses cadernos é o “Hackeando futuros: desenvolvendo habilidades de programação para resolução de problemas” que complementa o curso "Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem" e amplia ainda mais o conhecimento do professor acerca das competências para lidar com habilidades do século XXI.

Gostou do conteúdo?

Conheça o curso e faça o download da Coleção de Tecnologias Digitais!