A importância do brincar no processo de aprendizagem

A importância do brincar no processo de aprendizagem

+
22/03/2021
E-book A Importância do Brincar nos Processos de Aprendizagem aborda o potencial educativo das brincadeiras como recursos imprescindíveis para uma educação integral.

A brincadeira é uma linguagem intrínseca à infância. Ao brincar, a criança imagina, cria e pode se desenvolver corporal, cognitiva e emocionalmente. Muito além do mero entretenimento, a brincadeira ensina uma série de competências e habilidades imprescindíveis para uma educação integral. Pensando nessas questões, a Fundação Telefônica Vivo elaborou o e-book “A importância do brincar no processo de aprendizagem''. 

O lúdico é fundamental para a construção do aprendizado nos anos iniciais já que o universo criado pela imaginação das crianças permite a descoberta de si, do outro e do mundo. Além de estimular os raciocínios lógico e motor e a capacidade de inventar, socializar e cooperar, com as brincadeiras a criança tem a oportunidade de crescer pessoal, social e culturalmente. 

O desenvolvimento integral é um direito de todos os estudantes da Educação Básica brasileira, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que tem como objetivo a formação e o desenvolvimento global dos estudantes em suas múltiplas dimensões: física, intelectual, social, afetiva e simbólica. As brincadeiras proporcionam esse desenvolvimento, uma vez que possibilitam novas habilidades e possibilidades de interação.

Acesse o e-book da Fundação Telefônica Vivo e conheça a formação Jogos e brincadeiras: para além da seriação da plataforma Escolas Conectadas,  para entender e se aprofundar na importância do brincar no processo de aprendizagem! 
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 5


Lilian Fernandes Araújo
31/03/21 00:24
Brincar também é uma forma de aprender. Tornar mais leve e muito mais simples aprender através do lúdico.
Tatiana Molero Giordano
24/04/21 09:52
Os links para o e-book estão quebrados!
Escolas Conectadas
03/05/21 15:51
Olá Tatiana, tudo bem?
Os links para os e-books foram restaurados. Obrigada pelo cuidado de nos informar!
Um abraço.
Tatiana Molero Giordano
30/05/21 08:01
Muito obrigada!
Jovem das Chagas Silva
05/08/21 20:53
Brinca é uma forma de aprender o lúdico é fundamental para construção do aprendizado nos anos iniciais 

Conteúdos recentes