Pensamento Computacional

Pensamento Computacional

+
11/05/2021
Com o avanço  da cultura digital e a aplicação da tecnologia na educação, uma nova metodologia de apoio ao aprendizado dos alunos tem ganhado destaque: o pensamento comunicacional, que impulsiona o estudante em direção a habilidades criativas, críticas e estratégicas mais amplas no uso da computação.

O pensamento computacional é uma metodologia utilizada para apoiar o aprendizado dos alunos, por meio do uso de tecnologias e atividades práticas "mão na massa", com as quais o estudante pode desenvolver essa inteligência com objetivo de identificar problemas e soluções que podem ser executadas por computadores ou homens. 

Mergulhar no universo da cultura digital com os alunos pode ser mais simples do que parece e trazer diversos ganhos à aprendizagem dos educandos. Para apresentar as noções do pensamento computacional a educadores e alunos, a plataforma Escolas Conectadas oferece o curso "Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia", que tem foco na resolução de problemas a partir de sequências lógicas. 

E não para por aí! A Fundação Telefônica Vivo criou a Coleção de Tecnologias Digitais com seis cadernos que contribuem com o fomento da cultura digital nas escolas e evolução das competências digitais dos estudantes, fornecendo instrumentos que garantem que os jovens aprendizagens possam atuar em uma sociedade em constante transformação

O primeiro desses cadernos é o “Pensamento Computacional: quando vemos lógica computacional na solução dos problemas do dia a dia“ que complementa o curso “Se meu computador pensasse” e amplia ainda mais o conhecimento do professor acerca das competências  para lidar com habilidades do século XXI. 

Ficou interessado(a) em saber mais? 

Não deixe de conhecer o curso e fazer o download da Coleção de Tecnologias Digitais!
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 2


Maria Raimunda Caetano da Silva
11/05/21 12:12
Sim. Muito inspirador e de suma importância, para atualização de conhecimentos voltados à área da educação com tecnologia. 
Laelson Anjos da Costa
24/05/21 15:36
Sim muito bom, pena que nós servidores no cargo de supervisor temos pouco tempo para se dedicar como realmente o curso exige.

Conteúdos recentes