Tecnologia além do entretenimento: conheça a programação em bloco e games

27/08/2021
Vivemos em um mundo dominado pela tecnologia, onde as crianças convivem com computadores, tablets e smartphones desde pequenos, dominando as ferramentas digitais cada vez mais cedo. Muitas vezes esse conhecimento é utilizado apenas para comunicação e diversão. Mas essa afinidade pode ser utilizada também como forma de aprendizado dentro das salas de aula.

Para apoiar o professor a introduzir os alunos à programação de forma leve, a plataforma Escolas Conectadas desenvolveu o curso 100% gratuito e on-line O pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch, que apresenta a programação em blocos e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem.

O curso é autoformativo e, por não contar com a mediação de um instrutor, o professor pode avançar nas aulas em seu próprio ritmo. A certificação apresenta carga horária de 30h e é emitida pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Para complementar esse aprendizado, a Fundação Telefônica Vivo criou a Coleção de Tecnologias Digitais com seis cadernos que colaboram com o fomento da cultura digital nas escolas e evolução das competências digitais dos educandos, fornecendo instrumentos que garantem aprendizagens para que os jovens possam atuar em uma sociedade em constante transformação.

O quarto caderno da coleção - “Jogos de Ativismo: o que um gato pode ensinar para o computador” - complementa o curso trazendo mais conhecimento e mostrando o jogo na perspectiva de representação cultural com vistas à construção de jogos ativistas e representativos do território e da sua realidade.

Que tal convidar os seus alunos a mergulhar no universo da programação, lançando um novo olhar para a tecnologia  além do entretenimento?
Conheça o curso clicando aqui ou baixe os cadernos Coleção de Tecnologias Digitais para se aprofundar.