Saiba como usar a lógica de programação para a resolução de problemas

02/09/2021
Quando precisamos tomar uma decisão, por mais simples que ela pareça - como comprar uma roupa e escolher o almoço, por exemplo - precisamos pensar em um conjunto de fatos para chegarmos a conclusão final . Mas o que isso tem a ver com a programação?

O ato de programar consiste em solucionar problemas, usando as informações como aliadas. No universo da computação, programar significa criar soluções para resolver problemas diversos.  Para apoiar o professor nessa tarefa, a plataforma Escolas Conectadas desenvolveu o curso 100% gratuito e on-line Olá, mundo! Lógica de programação e autoria.

O objetivo é demonstrar como a lógica de programação pode auxiliar na solução de problemas simples e complexos, bem como a apresentar conceitos relacionados à programação e empregá-los em ações empreendedoras. Nele é possível trabalhar  o desenvolvimento do raciocínio para a resolução de problemas realizando conexões com as profissões e negócios.

O curso é autoformativo e, por não contar com a mediação de um instrutor, o cursista pode avançar nas aulas em seu próprio ritmo. A certificação apresenta carga horária de 30h e é emitida pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Para complementar esse aprendizado, a Fundação Telefônica Vivo criou a Coleção de Tecnologias Digitais com seis cadernos que colaboram com o fomento da cultura digital nas escolas e evolução das competências digitais dos educandos, fornecendo instrumentos que garantem aprendizagens para que os jovens possam atuar em uma sociedade em constante transformação.

O quinto caderno da coleção - "Alô, mundo! Lógica de programação e autoria" - complementa o curso ampliando o conhecimento em Programação Básica, possibilitando a inserção da linguagem e de códigos como ferramenta de desenvolvimento de práticas pedagógicas e projetos.

Que tal levar para os seus alunos a programação como resolução de problemas e desenvolvimento da lógica e pensamento? Conheça o curso clicando aqui ou baixe os cadernos Coleção de Tecnologias Digitais para se aprofundar.