Como as tecnologias digitais podem despertar autoria e criatividade em estudantes e professores

Como as tecnologias digitais podem despertar autoria e criatividade em estudantes e professores

+
15/02/2024

Curso apoia professores no uso das tecnologias digitais como suporte pedagógico para promover o protagonismo dos estudantes

 

Potencializadas pelo uso das tecnologias digitais, a criatividade e a autoria são motores de uma aprendizagem mais conectada com os desafios da atualidade. E os professores são agentes fundamentais para estimular estudantes a desenvolverem essas competências ao longo de todas as etapas da Educação Básica, como previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

O ato de criar oferece ao indivíduo uma série de possibilidades que promovem a reflexão, que, por sua vez, estimula o intelecto. Nesse sentido, soluções inovadoras são colocadas em perspectiva, de modo que professores e estudantes desenvolvem novas formas de criar conhecimento a partir de suas experiências e das referências que trazem em suas bagagens.

Nesse processo, as tecnologias digitais são aliadas das práticas pedagógicas que trazem os estudantes para o centro do processo de ensino-aprendizagem. Como parte da competência nº 5 da BNCC, Cultura Digital, elas são pensadas para estimular o desenvolvimento integral dos estudantes. 


“As tecnologias digitais possibilitam que o aluno continue seu processo de aprendizagem para além das atividades da sala de aula e para a vida. Mais do que apenas ensinar essa disciplina, a cultura digital deve ter foco dentro das escolas e proporcionar aos alunos conhecimentos úteis, não somente para eles, mas para a sociedade como um todo”, explicou Lucia Dellagnelo, especialista em Educação e Tecnologia e integrante do time de especialistas internacionais da GEM Report 2023, da Unesco, ao site da Fundação Telefônica Vivo.

Além disso, com o apoio de ferramentas e recursos tecnológicos, é possível implementar metodologias ativas que convocam os estudantes a refletirem sobre os diversos componentes disciplinares a partir de suas realidades, interesses e vivências. Nesse sentido, é colocando a mão na massa que eles exercitam a criatividade e promovem inovações que vão além do espaço escolar. 
 

Leia mais: Professores da rede pública inspiram estudantes em sala de aula com o uso das tecnologias digitais


Desenvolvimento de competências digitais em educadores 


Pelo lado dos professores, as tecnologias digitais possibilitam planos de aulas mais criativos e adequados às necessidades de cada estudante. Contudo, para que elas realmente apoiem processos pedagógicos inovadores, é fundamental que os educadores também desenvolvam competências digitais

Segundo dados da pesquisa TIC Educação 2022, divulgada no segundo semestre de 2023, 75% dos educadores entrevistados afirmaram que a falta de um curso específico dificulta a adoção de recursos digitais nas atividades educacionais com os alunos. Além disso, também segundo o levantamento, o número de educadores que realizaram formação continuada para uso de tecnologias digitais foi de 65%, em 2021, para 56%. 

A boa notícia é que a plataforma Escolas Conectadas oferece uma variedade de cursos que promovem soluções reais e tecnológicas para transformar a prática pedagógica.  
 

Leia mais: O papel das tecnologias digitais para impulsionar a transformação da educação


Comece agora


Neste mês, a plataforma Escolas Conectadas lança o curso Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar, uma atualização da formação antes intitulada BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender. O objetivo é explorar junto com você, educador(a), ferramentas como construtores de sites, quadrinhos, vídeos, peças gráficas, entre outros recursos que instigam o interesse dos estudantes.

Além de entrar em contato com essas tecnologias e poder explorá-las, você vai entender como a cultura digital pode ser integrada a todas as etapas da Educação Básica e aos demais componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular. 

A partir de atividades práticas, você poderá analisar o potencial construtivo das tecnologias digitais, com foco na autoria dos estudantes, e promover novos letramentos de maneira ética e responsável. 

As unidades formativas do curso têm início com abordagem teórica e são finalizadas com exercícios práticos para aplicação em sala de aula. São, ao todo, 20 horas de formação on-line, gratuita e autoformativa. Isto é, você pode adaptar a aprendizagem à sua rotina. Há também certificação do Centro Universitário Braz Cubas. As inscrições são limitadas.

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 3


Simone da Cruz
01/03/24 07:36
A tecnologia é um  recurso  riquíssimo e inspirador.  Ele nos ajuda a envolver  o aluno e assim a aprendizagem se torna mais interessante. 
Simone da Cruz
01/03/24 07:41
A tecnologia hoje é uma grande  aliada a aprendizagem.  Mas na maioria das escolas  não são utilizadas.  Esse recurso veio pra inovar nossos trabalhos. 
Clarice Marques de Oliveira
24/03/24 16:15
Ainda sou leiga em tecnologias, mas quero muito aprender.

Conteúdos recentes