Saiba como despertar o interesse dos estudantes em sala de aula com o uso da tecnologia

21/03/2024

Conheça as duas novas formações da plataforma Escolas Conectadas, que apoiam professores no desenvolvimento de habilidades lógicas e criativas dos estudantes, como a programação e o pensamento computacional

A plataforma Escolas Conectadas está sempre antenada às demandas dos professores na sala de aula e ao contexto da educação do século XXI. Nossos conteúdos e formações buscam apoiar você, educador(a), no desenvolvimento de aulas cada vez mais interessantes para os estudantes, de modo que sejam curiosos e participativos no processo de aprendizagem.

Por esse motivo, lançamos este mês duas formações que têm como foco as novas tecnologias e a programação. Afinal, dispositivos e recursos tecnológicos já fazem parte do dia a dia dos estudantes fora da sala de aula, e é importante que, enquanto estiverem na escola, eles desenvolvam habilidades para sua utilização de maneira ética, consciente e responsável em qualquer lugar.

Além disso, a tecnologia certamente fará parte do futuro dos estudantes e da jornada profissional que daqui a alguns anos irão iniciar.  Para se ter uma ideia, a edição mais recente do relatório The Future of Jobs, executado pelo Fórum Econômico Mundial, aponta uma significativa mudança no cenário de profissões por conta da digitalização até 2027. A inteligência artificial, por exemplo, deve ser adotada por 75% das organizações.

Vamos preparar nossos estudantes para esse cenário? Saiba mais sobre as nossas novas formações e prepare-se para investir na sua formação continuada!

Desenvolvimento baseado em tecnologias

A nova formação Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir foi desenvolvida para que você, educador(a), tenha conhecimento para oferecer o suporte necessário para que os estudantes passem do lugar de consumidores para o de criadores de recursos digitais, de modo que possam aprender mais e melhor. Com imaginação e criatividade, você irá explorar todo o potencial das tecnologias digitais como construtoras de conhecimento.

O curso conta com cinco unidades formativas, cada uma com uma missão inspirada no livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, e que podem ser realizadas em conjunto com os estudantes. Ao longo delas, você vai entender desde os princípios do pensamento computacional, programação e robótica até a sua aplicação em propostas pedagógicas, passando por recursos que podem ser utilizados com essa finalidade.

Com isso, você ampliará seu repertório na cultura digital, poderá promover o letramento e a autoria dos estudantes, além de trazer para o seu plano pedagógico atividades que passam pela aprendizagem criativa e princípios maker. E em paralelo, os estudantes poderão desenvolver tanto a curiosidade quanto o pensamento inventivo, além de utilizar a tecnologia com mais consciência e a favor do seu próprio desenvolvimento.

Autoformativo e com 40 horas de carga horária, o curso já está com inscrições abertas. É 100% on-line e gratuito. Conheça

Programação na prática

Jogos e animações também podem ser utilizados como recursos a favor da aprendizagem, inclusive na resolução de problemas por meio do desenvolvimento do pensamento lógico e computacional. Essa é a proposta do curso Programação criativa: produzindo jogos e animações, um relançamento da nossa plataforma, que possibilitará a você, educador(a),  apoiar os estudantes na criação dessas habilidades. Isso pode começar, inclusive, a partir de atividades desplugadas, ou seja, sem conexão com a internet.

Ao longo das unidades formativas, você vai partir das linguagens de programação para a sua prática junto aos estudantes com o uso do Scratch, recurso que utiliza a linguagem programação por blocos com finalidade educacional. Essa ferramenta foi desenvolvida  de maneira a se adaptar ao ensino de diferentes conteúdos e disciplinas.

Ao finalizar todas as etapas, você, educador, conseguirá compreender a lógica algorítmica. Além disso, passará a identificar os elementos das linguagens de programação e utilizar seus recursos em blocos no desenvolvimento lógico e criativo dos estudantes, de maneira que se tornem mais propensos à articulação colaborativa e à resolução de problemas mediadas pela tecnologia.

A formação, on-line e gratuita e está com inscrições abertas. Garanta a sua vaga!