Vantagens da computação na nuvem na educação

15/07/2021
Em tempos de distanciamento social, os professores e educadores estão potencializando a criatividade para solucionar questões. Uma aliada para a preservação dos processos de aprendizagem é a computação na nuvem. Mas o que é isso? Segue o fio!

A computação na nuvem permite o acesso e permite a produção e armazenamento de textos, fotos, vídeos, infográficos e muito mais arquivos na internet, bem como a execução de uma série de tarefas sem a necessidade da instalação e download de aplicativos ou arquivos.

Para auxiliar professores que querem saber como trabalhar por meio da nuvem, a plataforma Escolas Conectadas criou o curso Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line. Depois de concluir a formação, você e seus alunos nunca mais vão precisar se preocupar com a perda materiais importantes!

O curso possui três unidades, contando com a introdução da computação na nuvem e seus benefícios, conhecimento de recursos, possibilidades e experiências de instituições bem sucedidas com o trabalho em nuvem e apresentação prática de como colocar sua escola na nuvem.

Além disso, o curso cita o Google Workspace for Education Fundamentals, plataforma gratuita que apoia o trabalho de professores e alunos. O pacote de ferramentas oferece uma base para a aprendizagem, colaboração e comunicação. Entre os recursos oferecidos, você pode encontrar:

-Ferramentas que facilitam a colaboração como o Google Documentos, Apresentações, Planilhas, Drive, Formulários e Jamboard.

- Aumento da produtividade, com recursos que simplificam tarefas e otimizam o tempo, como o Google Sala de Aula e Atividades.

- Comunicação de forma acessível, desde e-mail até vídeo, como o Gmail, Google Meet e Chat.

- Organização, a partir de ferramentas com listas de tarefas e lembretes, para ajudar a manter as tarefas em dia, como o Google Keep e Agenda.

- Segurança, de forma que você possa se proteger contra ameaças digitais por meio do Google Admin.

Algumas vantagens da computação na nuvem são: maior praticidade, já que a redução do uso de papéis libera espaço, torna os documentos mais acessíveis a qualquer hora em qualquer dispositivo; preservação de materiais que podem ser armazenados por tempo ilimitado, bem como mais segurança com arquivos confidenciais.

O recurso pode impactar consideravelmente na construção do conhecimento e na relação entre educadores e estudantes, de forma que todos possam criar, colaborar e compartilhar conteúdos, arquivos e materiais. Conheça o curso e voe mais alto com o uso de ferramentas atuais e diversificadas da cultura digital!

Gostou da ideia?

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso!

Luiz Pedro dos Santos
16/07/21 08:56
Por tudo depende hoje das tecnologia
Maria Nilce da Silva Ferreira
24/10/21 07:53
Impossível não se entusiasmar com as ofertas dessa plataforma! Além do nível excelente dos conteúdos disponibilizados, os cursos ofertados são de uma qualidade sem igual e, gratuito. Me sinto bastante contemplada e representada por esse projeto.
Nilce Ferreira (profa.)