Gamificação e educação: explorando a relação entre tecnologia e aprendizagem na Plataforma Escolas Conectadas
Cada vez mais a tecnologia possibilita novas formas de nos relacionarmos com o mundo ao nosso redor. Em razão disso, uma tendência tem ganhado notoriedade nos processos de desenvolvimento, engajamento e criatividade para proporcionar boas experiências:
a gamificação.
Mas o que essa palavra significa?
De acordo com o dicionário de Oxford, o conceito de gamificação (gamification) pode ser entendido como a ação de aplicar elementos típicos de jogos (por exemplo: pontuação, conquistas e regras) em diferentes áreas do conhecimento para incentivar o envolvimento dos participantes.
Também conhecida como ludificação, a gamificação se propõe a motivar a cooperação entre as pessoas e o cumprimento de pequenos objetivos. Um estudo de 2019 realizado pela TalentLMS “Gamification at Work” apontou que no ambiente de trabalho, 89% dos entrevistados acreditavam que seriam mais produtivos se seus trabalhos fossem mais gamificados, 83% dos que receberam um treinamento com elementos de gamificação, afirmaram que se sentiram motivados e 87% disseram que a gamificação os proporcionou um sentimento de pertencimento.
Quando envolvemos a gamificação na educação a tendência é colhermos bons frutos. Afinal, professores, alunos e todos indivíduos que iniciam uma jornada de estudos irão se deparar com metas e desafios ao longo desse processo, para que ao final possam conquistar o seu prêmio, que nesse caso é o conhecimento e, consequentemente, os emblemas (selos).
Agora, a cada curso ou Caminho para a Inovação concluído no Escolas Conectadas, o(a) cursista terá em seu painel uma nova conquista - fácil de identificar e de compartilhar nas redes sociais, e que deixa registrado um passo importante de sua trajetória na inovação educativa.
Além disso, os(a) educadores(as) que se destacam nas interações e no uso do ambiente de aprendizagem também são contemplados nessas ações. Pois, valorizar a dedicação, o compromisso e a disposição de um professor que multiplica o que aprendeu com todos ao seu redor, fortalece a nossa rede e nos aproxima de uma educação de melhor qualidade.
Gamificação com os alunos: quais são os benefícios?
Em um 2020 inevitavelmente marcado pelo distanciamento social, muitos desafios surgiram para a comunidade escolar, entre eles o de resgatar o ânimo dos alunos em estudar após todas mudanças que ocorreram devido à pandemia da Covid-19. Para tentar amenizar esse problema, a criatividade pode ser uma boa aliada e a gamificação pode ajudar a atender às necessidades dos alunos e prender suas atenções à uma nova forma de absorver conteúdos.
Com elementos associados ao “mundo dos games” as aulas se tornam mais dinâmicas, tornando o aprender mais atraente, memorável e lúdico. Além disso, os alunos ganham autonomia e assumem um papel ativo na tomada de decisões; com as metas, obstáculos e conquistas, também se sentem mais engajados na resolução das atividades propostas.
Outro ponto importante além da assimilação dos conteúdos, é o espaço de protagonismo e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Ficou interessado(a) em saber como trabalhar a gamificação na prática com seus alunos?
Confira os cursos do Escolas Conectadas que combinam “game” e aprendizagem:
Próxima turma: 12 de outubro.
Clique no botão “avise-me” para garantir a sua vaga quando as inscrições estiverem abertas.
Próxima turma: 09 de novembro.
Clique no botão “avise-me” para garantir a sua vaga quando as inscrições estiverem abertas.
Para saber mais sobre as atualizações realizadas no Escolas Conectadas, clique aqui.
Ação de Reconhecimento
Em janeiro de 2021 o Escolas Conectadas irá premiar 15 cursistas (3 de cada uma das 5 regiões do país) pelo seu engajamento na plataforma com uma coleção de livros.
Podem concorrer à premiação: educadores(as) inscritos(as) nos cursos online da plataforma Escolas Conectadas entre o ano de 2020 e os anos anteriores do projeto, que atenderem aos critérios abaixo:
a) Educadores que realizaram, no mínimo, 5 cursos do Escolas Conectadas em 2020;
b) Educadores que realizaram, no mínimo, 26 formações em seu histórico no Escolas Conectadas;
c) Educadores que obtiveram o resultado “Plenamente satisfatório” em todos os cursos.
Para participar, o(a) educador(a) deverá seguir os seguintes passos:
a) Acessar, cadastrar-se e inscrever-se em cursos online disponíveis na plataforma Escolas Conectadas: www.escolasconectadas.org.br;
b) Concluir seus cursos e realizar interações na plataforma;
c) Compartilhar com amigos e manter a continuidade da formação para avançar de nível e acumular mais badges.
Critérios de desempate da premiação:
a) Educadores com o maior número de cursos concluídos;
b) Educadores que completaram algum caminho para a inovação;
c) Educadores que tiveram o maior número de indicações da plataforma (compartilhamento do link, utilizando os botões para compartilhamento da própria plataforma);
d) Educadores com maior número de badges;
e) Educadores que foram voluntários na tutoria júnior (apto a cursistas que realizarem mais de 20 cursos na plataforma Escolas Conectadas).
A apuração da premiação será realizada no dia 08 de janeiro de 2021 d
Os(as) premiados(as) serão notificados por telefone e/ou e-mail. A divulgação do resultado será feita através do e-mail de newsletter e do Blog Escolas Conectadas.
Portanto, fique atento(a). Em breve, você saberá todos os detalhes dessa premiação! Enquanto isso, não perca a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos e as suas conquistas.
Confira cursos com inscrições abertas clicando no botão abaixo:
Comentários - 11
01/10/20 09:26
01/10/20 23:36
02/10/20 19:18
02/10/20 19:50
02/10/20 22:04
03/10/20 05:47
06/10/20 12:35
18/10/20 00:38
20/10/20 15:23
13/02/21 13:27
30/09/20 16:52