Além das provas: descubra novas possibilidades de avaliação

Além das provas: descubra novas possibilidades de avaliação

+
30/01/2023

Estratégias de avaliação precisam acompanhar o novo momento da escola. Conheça o exemplo da professora Lidiane da Silva Costa e saiba como aplicar novas práticas

Depois de mais de dois anos de Ensino Remoto e Ensino Híbrido, a educação pública brasileira precisa se adaptar a um novo momento social e tecnológico. No entanto, mesmo com inovações em andamento, algumas práticas pedagógicas continuam sendo as mesmas há anos e acabam por defasar o ensino. 

Esse é o caso das avaliações de aprendizagem, que regularmente seguem um caminho tradicional. A especialista em educação inovadora e fundadora da Redesenho Educacional Julci Rocha afirma, em entrevista concedida à Fundação Telefônica Vivo, que “a avaliação diagnóstica nunca foi tão importante para apoiar no planejamento de ações pedagógicas”, considerando os diferentes momentos de aprendizagem em sala de aula, que se tornaram ainda mais visíveis com a pandemia.

Existe uma série de ferramentas avaliativas que permitem evidenciar o verdadeiro aprendizado dos estudantes e levar em conta as diferentes formas de aprender. “Todas as dimensões da avaliação precisam estar a serviço do ensino e aprendizagem, nos seus diferentes níveis. O mais importante é garantir o envolvimento do estudante na reflexão sobre os processos e resultados”, complementa Julci Rocha.

É com foco nessas soluções que o curso Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas foi desenvolvido e colocado à disposição de educadores de todo o Brasil na plataforma Escolas Conectadas. Nele, são apresentados conceitos e estratégias práticas para avaliar de acordo com as necessidades atuais da escola e dos alunos.

Professora na rede pública do Maranhão e de Piauí desde 2008, Lidiane da Silva Costa foi uma das concluintes da formação e conta que, a partir dela, ampliou a sua percepção sobre as avaliações para além das provas e notas. Ela descobriu e colocou em prática novas habilidades. Quer saber mais sobre como isso foi possível? Confira a seguir. 

Avaliar com coerência

Na rotina de sala de aula, as possibilidades de avaliação podem ir muito além das tradicionais provas. Estratégias como rubricas e autoavaliações são exemplos que permitem um acompanhamento mais próximo e constante e não exigem a finalização de um ciclo.

Apostar nessa diversificação das formas de avaliação é garantir que alunos sejam atendidos em suas especificidades no modo de aprender e demonstrar aprendizado. Além disso, assegura uma uniformidade no desenvolvimento e recuperação de diferentes estudantes em uma só classe. 

“Comecei a entender a importância da avaliação para o aprendizado do aluno e para o professor saber se sua metodologia está atingindo o objetivo proposto da aula”, comenta Lidiane sobre suas primeiras percepções a partir do curso na Escolas Conectadas. Ao longo de sua trajetória, ela atuou da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e percebeu dificuldades nas modalidades de avaliações em todos os níveis de ensino.

Coloque em prática

Para educadores que participam da formação "Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas”, o embasamento teórico é somente um ponto de partida para criar soluções práticas e levá-las à sala de aula.

Com a professora Lidiane não foi diferente: ela descobriu a metodologia da avaliação por rubricas, um instrumento que permite que tanto aluno quanto professor se autoavaliem e identifiquem suas principais dificuldades. 

Lidiane conta que o conteúdo do curso a fez pensar em maneiras de aplicar técnicas como essa. Além de elaborar um projeto com base nos conhecimentos adquiridos. “É sempre bom que o professor se aprofunde em novas metodologias, pois essa função é um grande desafio”, conclui.

A elaboração de novas propostas de avaliações diagnósticas, formativas e somativas é capaz de revelar os verdadeiros saberes dos alunos e nortear o planejamento do seu trabalho pedagógico.

O que você precisa saber sobre o curso

Resultado da parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse, essa formação é 100% on-line e gratuita. Ou seja, é possível concluí-la de onde estiver e de acordo com a sua rotina, já que é autoafirmativa (sem mediação). Ao concluir todos os módulos e a atividade autoavaliativa, você, educador, ainda garante seu certificado. 

Quer focar nas soluções para avaliar, recompor e desenvolver aprendizagens durante este novo ano letivo? Inscreva-se e comece o curso agora mesmo!

Confira também:
 

Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Para que você, educador, tenha mais ferramentas à disposição para identificar a aprendizagem dos seus alunos, a plataforma Escolas Conectadas oferece uma nova formação, com 10h de carga horária, que trata sobre a importância da construção das evidências de aprendizagem para o acompanhamento da trajetória dos estudantes e de seus avanços educacionais. Clique aqui e saiba mais!

 

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 5


Valdenice Batista Alves
11/02/23 09:53
Com certeza esse conteúdo foi bastante inspirador e ao mesmo tem interessante.

Alberto Vitorino Bonomi Oliveira
11/02/23 19:35
Proposta interessante
Marcelo Severo da Silva
12/02/23 08:40
O conteúdo foi de grande avalia e nos mostra a importância de avaliar nosso aluno de maneiras diferentes.
Joziane Costa de Melo
23/02/23 23:26
Nós professores, precisamos entender que à prova em si, muitas vezes não avalia por completo o aluno e que existem várias formas de avaliar.
Elizete Martins de Oliveira
05/06/23 18:52
O conteúdo afirma a necessidade de avaliar nossos alunos individualmente. 
Muito bom!

Conteúdos recentes