Escolas Conectadas oferece curadoria de 16 cursos para educadores do MT

02/07/2024

Parceria entre Fundação Telefônica Vivo e Secretaria de Educação de Mato Grosso fortalece a aprendizagem digital do estado

Atenção, profissionais da educação do Mato Grosso! Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Telefônica Vivo firmou uma parceria com a Secretaria de Educação do estado.

Para comemorar essa renovação, a plataforma Escolas Conectadas disponibiliza uma curadoria de 16 formações gratuitas aos educadores do estado. Todas são online e certificadas por instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

A seguir, conheça mais alguns desses cursos:

Inteligência artificial: usos simples e criativos para transformar a aprendizagem

• Conceitos de IA;
  • Fundamentos teóricos;
  • Aplicações em sala de aula;
  • Benefícios na aprendizagem e mais.

Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet

• Conscientização digital (dentro e fora da escola);
  • Estudos e condutas recomendadas;
  • Benefícios para estudantes e famílias;
  • Impacto positivo na comunidade e mais.

Educação socioemocional: aprendizagens-chave

• Significado da educação socioemocional;
  • Conexão com a BNCC e diretrizes curriculares;
  • Importância para as novas gerações;
  • Aplicação  pedagógica;
  • Estratégias para desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos e mais.

Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação

O que você vai aprender:

• Estudos relevantes, inspirações e referências complementares sobre inteligência emocional para professores;
  • Fortalecimento do autocuidado na docência;
  • Metodologia dialógica: escuta e acolhimento para manutenção de conexões saudáveis e construtivas entre professores e estudantes e mais.

Todos os cursos estão alinhados às Políticas de Formação Continuada dos Professores e de Valorização Profissional, conforme o Plano Educação 10 anos de Mato Grosso.

Aos servidores do Pacto pela Digitalização (PPD), é pedido que sigam a trilha de desenvolvimento das competências digitais, podendo também aproveitar os cursos livres oferecidos aqui, com certificados emitidos separadamente.

Inscrições

O período de inscrições está aberto de 24/06 até 10/10. Já para realizar os cursos, os educadores terão até o dia 28/10. Para se inscrever, é necessário utilizar um e-mail institucional (@edu.mt.gov.br).

Não deixe de aproveitar esta oportunidade única para impulsionar sua carreira e levar mais inovação para suas aulas!