Biodiversidade é o tema do Dia Mundial do Meio ambiente

Biodiversidade é o tema do Dia Mundial do Meio ambiente

+
05/06/2020

Dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo, onde o tema principal foi o Ambiente Humano. Atualmente, a data é lembrada para reforçar o compromisso da nossa sociedade com a preservação ambiental. 
 
Neste ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é a biodiversidade. O tema escolhido tem como objetivo ampliar as discussões acerca da degradação da natureza e da perda de espécies que nos últimos anos estiveram ameaçadas de extinção, muitas delas por interferência humana. 
 
A iniciativa ‘Hora da Natureza’ - subsidiada pela ONU, divulgou um guia prático que explica o conceito de biodiversidade, as relações entre os seres humanos e a natureza, o contexto da pandemia e os três pilares: aprender, compartilhar e agir - que possibilitam que cidadãos e grupos da sociedade civil se tornem agentes de mudança, participando e contribuindo com as causas ambientais. Pois, segundo a iniciativa: “reverter a perda da biodiversidade é a única maneira de recuperar e manter o planeta saudável”. 
 
No mesmo material, também estão listadas algumas ações que podem ser feitas para colaborar nesta causa. De acordo com o guia, escolas e professores podem desempenhar um papel crucial, enfatizando o valor da biodiversidade e ensinando seus alunos sobre a importância do equilíbrio entre a natureza, o ser humano e os demais seres vivos. 

Nas páginas 25 e 26 você pode conferir uma lista de recursos para ensinar as crianças em idade escolar a aprenderem sobre a natureza, assim como ideias para compartilhar a mensagem do Dia Mundial do Meio Ambiente e sugestões sobre como agir a favor da sustentabilidade do planeta. Clique aqui e saiba mais. 

Portanto, o Dia Mundial do Meio Ambiente visa ressaltar a importância das questões ambientais em nossas vidas e nos inspirar a adotar novas formas de construirmos juntos um futuro mais sustentável. 

E se você é educador(a) e tem interesse em ampliar seus conhecimentos sobre o meio ambiente, mudanças climáticas, vida animal e vegetal, inscreva-se no curso Antártica: muito mais do que gelo. O curso é mediado, tem carga horária de 20 horas e é certificado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além deste, temos a formação de 50 horas Água: gotas de conscientização, que também possui certificação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem como objetivo refletir a importância da água na vida dos seres vivos, de forma a garantir o uso consciente desse recurso para o bem das gerações futuras. A próxima turma inicia dia 22 de junho, clique no botão ‘Avise-me’ para ser notificado quando as inscrições estiverem abertas. 

Diante de conteúdos, histórias inspiradoras e sugestões de atividades práticas presentes em ambas as formações, você poderá compreender a importância da consciência ambiental e multiplicá-la aos seus alunos. 

Aproveite e inscreva-se!